Nova Empreitada

Recommended Posts

Então não há ai uma descrição da coisa só para matar um pouco a curiosidade??

Também tenho novidades, quer dizer, a esposa, mas ela tem vergonha de postar então vou postar amanha 😛 

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário

BQ1rdHj.jpeg

Partilhar nas redes sociais

Não... por enquanto nada. Eheh. Vou ter que inventar muito para conseguir fazer aquilo que quero, mas se entretanto houverem avanços, eu aviso.

Em relação a esse tanque da tua esposa... vê lá se a convences a ser ela a escrever. Precisamos de membros activos no Fórum.

Editado por Tozé Nunes
  • Gosto 1

Venham de lá esses scapes. 

Tens montes de vídeos no youtube em que podes experimentar coisas arrojadas a seco antes de te aventurares num aquário a sério.

força nisso

• 1 mês depois...

Mudança de planos. O que vêem nas imagens em cima vai ter que ficar para uma próxima oportunidade... quero ter um tanque para mostrar no IAPLC de 2025, e como a minha montagem actual foi interrompida sem eu estar a contar, vou optar por montar mais um Iwagumi tradicional. Como continua a ser a minha nova empreitada, vou manter este tópico. Mais novidades entretanto (espero eu!!!).

• Gosto 1

Olá @JoseCarlosMarques, sabes, de todos os estilos, Iwagumi ainda é dos que mais me fascina. Ainda me vou aventurar numa coisa dessas. 

Nada de perder foco. Experimenta coisas...ainda faltam uns meses. Mãos ao trabalho!! Eu não posso ajudar com expertise ou sabedoria, mas vou tentar não desmotivar lool

Já estou a ver a imagem do meu: Iwagumi e no topo de umas das pedras um Macrobrachium a parecer um dragão 😅

Um grande abraço,

Editado por Tozé Nunes

Obrigado pelas palavras, Ricardo. Não vou perder o foco, não. Agora é para levar a coisa a sério. Quero apresentar uma coisa minimamente decente. Vê se avanças com o teu também! Cá estarei para ajudar no que puder.

• Gosto 1

A primeira pedra é sempre a mais difícil! Eheh. Nada que não se tenha já visto por aqui, mas ainda assim (e podendo parecer que não) quase toda "montada" de raiz. Vou tentar inovar sem fugir muito ao que estou habituado. Afinal de contas, e apesar de tudo, as rochas que uso são as mesmas há alguns anos e não há grandes milagres a fazer.

large.1.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1

4 hours ago, Rui Assunção said:

Estou com o @Vasco Ferreira. Se mantiveres a posição, mais para a direita. Para ficar a um terço. Se inverteres, o mesmo terço mas na esquerda.

Compreendo e aceito a vossa sugestão. Mas ainda é só a primeira pedra... tudo vai depender agora da segunda 😉 .

On 28/10/2024 at 22:13, JoseCarlosMarques disse:

Mudança de planos. O que vêem nas imagens em cima vai ter que ficar para uma próxima oportunidade... quero ter um tanque para mostrar no IAPLC de 2025, e como a minha montagem actual foi interrompida sem eu estar a contar, vou optar por montar mais um Iwagumi tradicional. Como continua a ser a minha nova empreitada, vou manter este tópico. Mais novidades entretanto (espero eu!!!).

Eu sei, eu sei, já lá vai um tempo que não posto nada 😛 mas ando sempre atento.

Para quando vai ser a IAPLC?

Dá uma vista de olhos neste artigo, tenho usado para estudar a coisa: 
https://aquascapinglove.com/basics/introduction-iwagumi-layout/

Perguntei pela data da IAPLC porque estou a pensar em ir a concurso com um 60P de estilo brasileiro, já ando de volta do orçamento para o próximo tank 😛, no espaço de meses já vou para o terceiro aqua, a coisa começa a complicar ahahaha.

BQ1rdHj.jpeg

há 3 horas, sTeVe- disse:

Foi o que li que melhor me fez compreender o conceito. E creio que não haja grande informação online sobre isso. Pelo menos, de fácil acesso.

Está bem conseguido o artigo.

• Gosto 1

6 hours ago, sTeVe- said:

Para quando vai ser a IAPLC?

As inscrições para o IAPLC costuma ser até ao final de Maio. Ainda faltam 7 meses.

3 hours ago, Ricardo PCorreia said:

Foi o que li que melhor me fez compreender o conceito. E creio que não haja grande informação online sobre isso. Pelo menos, de fácil acesso.

Está bem conseguido o artigo.

Eheh. Vocês são uns "meninos" nisto de estudar o Iwagumi. Artigos como esse já eu li às centenas nos últimos 5 anos, e mesmo assim acho que ainda percebo pouco 😛 . Verdade seja dita... apesar de tudo o que se possa ouvir, ler ou ver, montar um Iwagumi tem muito de "tentativa/erro". O segredo está em ter muitas pedras à disposição e ir experimentando, sem medo de falhar, até chegar a um momento em que se sinta que é impossível melhorar. Se mesmo assim não estiver perfeito, recomeçar!

Perceber que muito dificilmente existem pedras "perfeitas" para o que queremos (muitas vezes, como é o meu caso neste momento temos que ser nós a "montá-las"), e insistir na "busca pela perfeição" desde o início - daí eu dizer quase sempre que a primeira e a segunda pedra são as mais importantes (por essa ordem). Outra coisa a ter em mente é que ter matéria prima de qualidade em quantidade é mesmo muito importante, porque a pedra mais esquisita de todas, pela qual não daríamos nada, pode ser a pedra perfeita para compor o quadro. E não ter medo de as partir, quando a pedra é grande demais, ou tem um pedaço muito interessante mas o resto não serve.

Claro que eu estou a falar do meu método. Como disse no início, vi muitos vídeos... li muitos artigos... por vezes apanhei um ou outro comentário aqui ou ali que me ajudou a abrir novos horizontes... outras vezes vi uma ou outra coisa dentro de um aquário, ou mesmo na natureza, que me fez pesquisar mais. O Iwagumi tem uma receita, mas para fazer um bom Iwagumi é preciso saber a receita de cor para a podermos alterar ao nosso gosto.

Só para completar... deixo-vos dois vídeos muito importantes para mim. O primeiro é muito recente e explica de forma muito simples o conceito. Já o segundo é uma abordagem mais "filosófica" à Aquariofilia, com muitas verdades pelo meio (este é mais denso... tenham paciência).

https://www.youtube.com/watch?v=qzvSl8EksmI

https://www.youtube.com/watch?v=30VCC4SEVKU

Perguntei pela data da IAPLC porque estou a pensar em ir a concurso com um 60P de estilo brasileiro, já ando de volta do orçamento para o próximo tank 😛, no espaço de meses já vou para o terceiro aqua, a coisa começa a complicar ahahaha.

Vai mostrando isso! Mas tem cuidado!!! Não percas o teu foco. Eu prefiro ter apenas um tanque e concentrar todas as minhas energias no mesmo... há quem prefira dividir os ovos por vários cestos.

• Gosto 1

26 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Eu não consigo ver os videos.    :my_huh:

Abraços

Se carregar nos links eles não o levam para o Youtube?

Eu acho que deve ser do Youtube,porque eu nestes momento não dá para ver no youtube,e não faço a minima ideia do que se passa.

Abraços

há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

Conheço ambos os vídeos, aliás a Green Aqua é um daqueles canais que sigo "religiosamente", principalmente os workshop que fazem no estúdio deles, através do qual fiquei a conhecer o estilo Brasileiro aquando a visita do Luca Galarraga.

há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

Vai mostrando isso! Mas tem cuidado!!! Não percas o teu foco. Eu prefiro ter apenas um tanque e concentrar todas as minhas energias no mesmo... há quem prefira dividir os ovos por vários cestos.

Para já ainda está em fase de orçamento, pois sou capaz de me ter esticado um bocado valente nos equipamentos 😛 , mas até ao final do ano é garantido que o material chegue. Depois com calma e tempo vou começando a pensar bem no Hardscape e na flora. Tenho uma ideia base mas nada em concreto ainda. O que me levou a ir para o estilo brasileiro é a mistura de duas coisas que acho lindíssimas, por um lado o Iwagumi, que na minha opinião é o estilo de scape mais bonito que existe, pela simplicidade à vista, e depois por outro lado as plantas, desenvolvi um carinho e gosto especial pelas plantas aquáticas, coisa que em tempos para mim estava quase fora de questão, mas depois de ter montado 2 aquários fiquei com a sensação que podia e devia ter feito muito mais, é verdade que o conhecimento que tenho agora não é o mesmo que tinha quando comecei com este hobby, entretanto li e vi muito, sentindo que agora começo a ficar mais preparado para montar uma coisa mais seria e complexa, pois finalmente decidi deixar as montagens Low tech de lado o que certamente me vai dar mais margem de manobra no projecto que se avizinha.
É verdade que continuo a cometer alguns erros, mas quem não os comete não é?
Ainda esta semana tive uma infelicidade no meu primeiro aqua (estou a falar do comunitário), em que abusei na dose de eSHa 2000 (uma vez que falava em dobrar a dose no caso de ter um peixe doente), pois tinha uma guppy com fungos na boca, o que levou à perda de vários Red Cherry, 4 planorbis, a Guppy doente e uma outra que aparentemente estava saudável, fiz uma troca de agua de "emergência" ontem à noite para tentar conter os danos e ver se não acontece mais nada aos peixes, agora só o tempo o dirá, (erro crasso, não ter um aqua hospital).

BQ1rdHj.jpeg

7 hours ago, sTeVe- said:

Conheço ambos os vídeos, aliás a Green Aqua é um daqueles canais que sigo "religiosamente", principalmente os workshop que fazem no estúdio deles, através do qual fiquei a conhecer o estilo Brasileiro aquando a visita do Luca Galarraga.

Já somos dois. São os meus "mestres" desde que me iniciei no hobby. Acompanho outros canais, mas este tem uma produção muito superior à média. Já aprendi mesmo muito com eles e com os convidados que apresentam.

O Luca foi o vencedor do IAPLC deste ano. Num estilo completamente diferente daquele que ajudou a criar (curioso!!!).

Para já ainda está em fase de orçamento, pois sou capaz de me ter esticado um bocado valente nos equipamentos 😛 , mas até ao final do ano é garantido que o material chegue. Depois com calma e tempo vou começando a pensar bem no Hardscape e na flora. Tenho uma ideia base mas nada em concreto ainda. O que me levou a ir para o estilo brasileiro é a mistura de duas coisas que acho lindíssimas, por um lado o Iwagumi, que na minha opinião é o estilo de scape mais bonito que existe, pela simplicidade à vista, e depois por outro lado as plantas, desenvolvi um carinho e gosto especial pelas plantas aquáticas, coisa que em tempos para mim estava quase fora de questão, mas depois de ter montado 2 aquários fiquei com a sensação que podia e devia ter feito muito mais, é verdade que o conhecimento que tenho agora não é o mesmo que tinha quando comecei com este hobby, entretanto li e vi muito, sentindo que agora começo a ficar mais preparado para montar uma coisa mais seria e complexa, pois finalmente decidi deixar as montagens Low tech de lado o que certamente me vai dar mais margem de manobra no projecto que se avizinha.

Cá ficarei à espera para ser um dos primeiros a ver!

É verdade que continuo a cometer alguns erros, mas quem não os comete não é?
Ainda esta semana tive uma infelicidade no meu primeiro aqua (estou a falar do comunitário), em que abusei na dose de eSHa 2000 (uma vez que falava em dobrar a dose no caso de ter um peixe doente), pois tinha uma guppy com fungos na boca, o que levou à perda de vários Red Cherry, 4 planorbis, a Guppy doente e uma outra que aparentemente estava saudável, fiz uma troca de agua de "emergência" ontem à noite para tentar conter os danos e ver se não acontece mais nada aos peixes, agora só o tempo o dirá, (erro crasso, não ter um aqua hospital).

Com os erros é que vamos aprendendo. Mas tanta perca ao mesmo tempo deve doer um bocado 😕 . Espero que recuperes rápido. E vê lá se actualizas mais regularmente os teus tópicos... às tantas tens tanta coisa para contar que te vais esquecer de metade.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Haha 1

Fica aqui uma imagem daquela que talvez seja a segunda pedra da montagem. Ainda vou tentar fazer outras experiências, mas gostei bastante de como esta resultou. Dentro do estilo, não será bem a segunda pedra mas mais uma pedra de suporte da primeira, o que me coloca um desafio maior... onde raio vou arranjar espaço para colocar a segunda pedra (a que chamam "Fukuishi").

large.1.jpg

há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

Fica aqui uma imagem daquela que talvez seja a segunda pedra da montagem. Ainda vou tentar fazer outras experiências, mas gostei bastante de como esta resultou. Dentro do estilo, não será bem a segunda pedra mas mais uma pedra de suporte da primeira, o que me coloca um desafio maior... onde raio vou arranjar espaço para colocar a segunda pedra (a que chamam "Fukuishi").

large.1.jpg

Segue a minha visão da coisa, e vale o que vale. Das duas uma, ou chegas essa montagem completamente à direita por forma a respeitar o Golden Ratio, ou à esquerda, em que a pedra maior fica a apontar ao centro, fazendo algo similar no lado oposto mas com uma pedra de menores dimensões. Não tenho o photoshop aqui à mão, mas quando chegar a casa posso dar um exemplo mais prático caso n me tenha explicado bem.

Abraço

BQ1rdHj.jpeg