Ciclagem, valores nulos com 1 mês


Ricardo Trinca

Recommended Posts

Boa tarde. 

Montei o meu aquário plantado de 240l há 1 mês. 

Entretanto fui colocando comida, a fim de servir de combustível para a ciclagem e avaliando os parâmetros: pH, kH, amónia e nitritos.

O aquário passou or uma fase turva há 3/4 dias. 

A minha questão está relacionada com os parâmetros. Amónia e nitritos mantêm -se nulos (testes sera).

É normal?

Obrigado.

Ricardo Trinca 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo Trica

Bem vindo ao Fórum.

Se estas a fazer o ciclo do azoto e já fez um mês,e os parâmetros estão a zero,então o ciclo esta copleto,se a Amónia e os Nitritos,mesmo que os Nitratos  a 5ppm,25ppm não faz mal pois as plantas vão-se servir para alimentação,chegaste ao fim do ciclo do azoto.

Portanto podes começar a por peixes mas poucos,uns 5 ou 6, depois dexas passar mais uma semana e colocas mais uns uns 5ou6.

Que filtro é que tens nesse aquário?  se o filtro for fraco quero dizer filtro interno então tens que ter mais cautela com a quantidade de peixes que vais colocar.

 

Saudações

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Álvaro.

Obrigado pela resposta.

Achei estranho nunca ter detectado nitritos nos testes que fiz. No caso da amónia, detectou 1 vez, a meio do mês e no teste seguinte não detectou.

Não avaliei nitratos. Pois pensei: se detectar pico amónia/nitritos e depois zerar, o ciclo está feito. 

Vou fazer teste aos nitratos e se tiver esses valores, vou aos peixes. 

O filtro é um externo. fluval 307.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos.

Ricardo Trinca 

Editado por Ricardo Trinca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse filtro é igual ao meu. Boa escolha!

Em relação à tua questão... Amónia e Nitritos a 0... o ciclo está a funcionar correctamente. É um bocadinho estranho que nunca tenhas medido Nitratos, mas pode ser sinal de que eles estão a ser consumidos pelas plantas. A ideia é que eles sejam expulsos do aquário pelas mudanças de água (o que também pode estar a acontecer... tens feito TPA's?), mas quando introduzires os vivos logo vês se ele valor se mantém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Carlos Marques 

Não avaliei mesmo os nitratos com o teste pois não achei importante. Pensei que se detectasse pico amónia/nitritos e posterior descida dos valores até zero, o ciclo estaria feito. 

Já coloquei 5 peixes e vou avaliar os valores todos os dias. 

Faço a primeira TPA daqui a 5 dias, se os valores dos testes estiverem normais.

Espero mesmo ter a ciclagem pronta, não queria que os peixes morressem...

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo Trica

É natural que talves te dei um pouco  de Nitratos,porque já tens peixes ,agora passado uns dias se fizeres um teste e   se Amônia e os Nitritos estiverem a zero,tudo bem,está claro que já fizestes o ciclo todo.

Os nitratos se os tiveres que deves ter, serve para as plantas,e não faz mal aos peixes,desde que não seijam muito altos.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por tranquilidade relativamente aos peixes que colocastes, vai fazendo pequenas TPAS periódicas  durante o próximo mês.  Duas por semana de 20% chega. Assim eliminas a possibilidade de algo te ter escapado no que respeita aos teste da água. 

E uma foto, n há?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.