Peixe betta com doença parecida com alga marrom, duvida


Daniel Copa

Recommended Posts

Olá gente sou novo no aquarismo , já criei Betta em betteiras , mas agora acabei comprando um aquário de 17,5 litros e estou com um betta a 1 mês e meio. Tenho 1 betta , 1 Anubia Lanceolata e 1 Cabomba Caroliniana no aquário, somente. De 2 semanas para cá o Betta está meio paradão, meio estranho no fundo do aquário. Do dia 3 de setembro até hoje (dia 07 de setembro) o peixe deu uma piorada. Ele tem uma camada de alguma parecida com algas marrom / esverdeada na sua escama, que vai da cabeça para as partes laterais do corpo. Eu estou na dúvida para diagnosticar essa doença. Eu já pesquisei mas ainda estou na dúvida...  Vou deixar algumas fotos para vocês analisarem melhor o que é, por favor...

https://drive.google.com/file/d/16jPe1DV2WiBmReZ19IogCD7-ZVM6iTIo/view?usp=drive_link

https://drive.google.com/file/d/1hL3TZ1_dYU-HsJfFtCgDmC_odAIGSR3m/view?usp=drive_link

https://drive.google.com/file/d/1kZCTri-k7qKLFx8SzAUqTh--qCxbdLj2/view?usp=drive_link

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é muito esquisito, realmente. Não sei identificar, mas algum tratamento terás que colocar em prática o quanto antes, porque isso não é nada normal. Talvez o eSHa 2000 seja uma boa opção, para começar. Não sei se poderá adiantar alguma, mas esse medicamento é eficaz contra muitos fungos... e isso parece-me uma espécie de fungo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade, eu acredito que seja Oodinium pillularis. Eu comecei o tratamento dia 6 com o fungicida Labcon Aqualife (Acriflavina 0,45g) . Eu ainda não possuo teste de KH e ainda não tenho Seachem Alkaline Buffer para iniciar o tratamento com Labcon Ictio  que necessita segundo a bula de KH maior que 50 ppm (3,0ºdH). Me parece que o correto seria usar Labcon Parasiticida + Fungicida. Ou eu precisaria encontrar um Parasiticida anti Oodinium pillularis que possa ser usado em aguas com qualquer KH. 
Hoje, ainda agora, com uma lupa consegui analisar melhor o peixe e me parece que tem pequenos pontinhos dourados, ao olhar de perto.. É bem esquisito, pode ter vindo na planta cabomba que comprei e não esterilizei por ter confiado na loja que me vendeu. O vendedor também não me explicou que teria que esterilizar a planta. Agora pretendo usar Labcon Clean antes de colocar qualquer coisa num aquário. O ruim é que eu também não sou veterinário para ter 100% de certeza de que é Oodinium pillularis.. Mas com a lupa, parece que consegui ver esses pontinhos dourados estranhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente parece isso, pelas imagens que aparecem na Internet. Não conheço esse produto que está a utilizar, mas quando usei o eSHa 2000 não tive que me preocupar com valores de KH, nem nada desse género. E como o peixe estava sozinho no aquário, fiz o tratamento no tanque. Pesquise um bocadinho sobre esse produto. É um dos melhores que conheço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites Daniel Copa

Eu nunca tive Bettas,mas já li,ou ouvi dizer que por vezes os Betta mudam de cor,como disse não se será verdade ou mito.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.