Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos
Adquiri peixinhos de agua quente, betta, guppy, molly e tetra num aquário de certa 30L. Este tem o motor de filtrar a agua (que vinha com o aquário), termostato, termómetro, algumas pedrinhas de decoração e esconderijos.

Sou nova na área e não me informaram sobre os primeiros importantes paços a ter antes de ter os peixinhos, tal como colocar bactérias e deixar a agua pelo menos 1 semana a “ambientar-se”. 

No dia seguinte da compra os peixes morrem quase todos e desloquei me a uma loja para começar a tratar das bactérias e trocar 50% da agua.

A minha pergunta é, é normal continuar com agua turva e maus cheiros sendo que o aquario esta limpo? Alguma coisa que poça fazer?

obrigada pela ajuda

Publicado:

Boa tarde Julie sê bem vinda ao grupo 😁

Primeiramente em relação ao setup do aquário parece tudo certo, tens o que precisas, mas que tipo de filtro tens? Interno ou Hang on? Não necessáriamente terás de trocar se tiveres o pior mas é bom sabermos para aconselhar e para tu saberes que existe melhores e piores, e já agora qual o substrato que tens no aquário? Há bons substratos que nas primeiras semanas libertam nutrientes que são tóxicos para os peixes e há que ter cuidado com isso, pelo que dizes o teu não parece ser desses substratos mas é sempre melhor ter a certeza, qual a temperatura que tens definida no termostato? E qual a temperatura que o termômetro indica? Se souberes dar a informação de quantos watts tem o termostato e quantos litros/hora faz o filtro seria bom também, muitas perguntas eu sei 😅 mas temos tempo.

Em relação aos erros que cometes-te, um deles foi não esperar o ciclo do azoto, não conhecias e é um erro normal quando não te explicam isso na loja, mas basicamente consiste nessa colónia de bactérias que falaste começar a formar-se no aquário e elas mesmas transformarem consumirem amónia um composto quimico bastante tóxico e transformarem em nitritos(bastante tóxico mas menos que a amónia) e nitritos em nitratos(muito menos tóxico que os anteriores), a amónia forma-se no aquário através da decomposição de matéria orgânica, folhas mortas, peixes mortos, restos de comida, fezes etc portanto o aquário precisa de uma boa colónia de bactérias é essencial num aquário, essas bactérias fixam-se em todas as superficies do aquário, mas principalmente nas cerâmicas que deves ter no filtro, já que têm bastante superfície de contacto e passa por lá bastante água(e como tal é mais fácil chegar lá a amónia e nitritos do que em locais de pouca movimentação de água)

Depois em 30L meter 1 Betta, Guppys e Mollys não é boa ideia, é bastante carga orgânica para um aquário que acabou de começar e não está preparado para isso, até para um aquário maturado pode ser bastante, os guppy's e Molly reproduzem que nem coelhos e rapidamente podem destruir o equilibrio do aquário.

O meu conselho é trocar a água toda e recomeçar e se precisares vais pedindo aqui ajuda passo a passo e vamos te ajudando a tomar decisões e explicando-te coisas que ainda não conheces, mas para começar seria bom responderes às perguntas que coloquei para conhecermos melhor o teu aquário e se possivel meteres algumas fotos para te ajudarmos melhor.

Tens aqui um tópico a baixo que ensina a colocar fotos aqui no fórum, seria bom termos fotos do aquário, se instalares o Tapatalk no telemóvel é muito mais simples.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Publicado:

Desde ja muito obrigada pelas respostas ajudaram bastante!

Relativamente as fotos terei que estudar o assunto e tentar novamente 😅

Respondendo as perguntas por tópico:

Filtro: tenho um interno, são os pequenos que normalmente vem no kit de aquário 

Substrato: não sei a marca, ha um saquinho que veio com o aquário e outro acrescentei. Qual seria o mais recomendado?

Termostato: ele tem 50W com a temperatura de 26graus e no termómetro também indica 26graus

Sobre a troca de aguas e peixes, neste momento sendo que alguns morreram só me sobra 1 betta macho,1 guppy macho, 1 molly macho e 1 que limpa os vidros ( não sei o nome😅), quais seriam os peixes mais adequados para colocar?

Para troca de agua troquei 50% como me foi aconselhado e comecei a colocar bactérias dentro de agua e aguardar 1 semana fazendo os respetivos testes para ver se está tudo ok.

Há outra coisa que eu possa fazer? 

Obrigada

Publicado:

Olá Julie. Fico muito contente por ver mais um pessoa aderir ao hobby. Ficaria mais contente se tivesse vindo primeiro aqui ao Fórum tirar algumas dúvidas, antes de iniciar a sua aventura, mas agora processo já está em andamento portanto a única coisa a fazer é minimizar os danos. Para a capacidade do seu aquário, mesmo os peixes que lhe "sobraram" são demasiados. O meu conselho seria, talvez, devolver todos à loja, com excepção do Betta, e fazer um lar onde ele se sentisse bem acolhido. Como? Começando por comprar um filtro um bocadinho melhor (existem filtros de mochila na Loja China a preços aceitáveis, se dinheiro for uma restrição), comprando umas plantas naturais de baixa manutenção - fetos de java, por exemplo, e fazendo limpezas (no mínimo) semanais ao tanque, com pelo menos 50% de mudança de água. Num aquário desse tamanho, e sendo uma montagem simples, não perderá muito tempo. Estableça um dia por semana para o fazer e vai ver que, a longo prazo, a planta vai começar a crescer e o peixe vai começar a dar sinais da sua graça. Ter um peixe não é muito diferente que ter um gato dentro de casa... o gato come e bebe, logo também vai produzir dejetos... todas as semanas vai ter que limpar o caixote do bicho, certo? Com o peixe a coisa é exactamente igual.

Desejo-lhe o melhor sucesso para esta nova aventura, e que as "dores de cabeça" que ela lhe possa provocar não a faça abandonar o hobby. Lembre-se sempre de uma coisa... na Aquariofilia, a primeira regra é ter paciência!

Publicado:

Boas Julie Duarte

Bem vinda ao Fórum.

A água turva e com cheiro pode ser por varios motivos um deles é a morte das bctérias,ou excesso de bactérias,outra causa é o filtro ser muito fraco e não dar conta do recado,

ainda por cima um aquário de 30 litros com uma quantidade de peixes como tu tinhas,se teres feito o ciclo do azoto só poderia dár em mortes.

Deves durante duas semanas fazeres uma TPA dia sim, dia não,e com muita paciência deixares que a natureza faça a parte que lhe toca a ela.

Vai pensando em comprares um filtro melhor para não teres mais problemas como este agora, não te esqueças paciência e mais paciência ajuda muito.

Boa sorte.

Saudações

• 2 semanas depois...
Publicado:
[mention=11684]Vasco Ferreira[/mention] talvez seja mais fácil se marcares a [mention=88745]Julie Duarte[/mention]. Assim, vai ver. Digo eu...
Estando a comentar no post dela não é necessário, deverá receber notificação estando ou não identificada

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank