Agua turva com maus cheiros


Recommended Posts

Boa tarde a todos
Adquiri peixinhos de agua quente, betta, guppy, molly e tetra num aquário de certa 30L. Este tem o motor de filtrar a agua (que vinha com o aquário), termostato, termómetro, algumas pedrinhas de decoração e esconderijos.

Sou nova na área e não me informaram sobre os primeiros importantes paços a ter antes de ter os peixinhos, tal como colocar bactérias e deixar a agua pelo menos 1 semana a “ambientar-se”. 

No dia seguinte da compra os peixes morrem quase todos e desloquei me a uma loja para começar a tratar das bactérias e trocar 50% da agua.

A minha pergunta é, é normal continuar com agua turva e maus cheiros sendo que o aquario esta limpo? Alguma coisa que poça fazer?

 

obrigada pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Julie sê bem vinda ao grupo 😁

Primeiramente em relação ao setup do aquário parece tudo certo, tens o que precisas, mas que tipo de filtro tens? Interno ou Hang on? Não necessáriamente terás de trocar se tiveres o pior mas é bom sabermos para aconselhar e para tu saberes que existe melhores e piores, e já agora qual o substrato que tens no aquário? Há bons substratos que nas primeiras semanas libertam nutrientes que são tóxicos para os peixes e há que ter cuidado com isso, pelo que dizes o teu não parece ser desses substratos mas é sempre melhor ter a certeza, qual a temperatura que tens definida no termostato? E qual a temperatura que o termômetro indica? Se souberes dar a informação de quantos watts tem o termostato e quantos litros/hora faz o filtro seria bom também, muitas perguntas eu sei 😅 mas temos tempo.

Em relação aos erros que cometes-te, um deles foi não esperar o ciclo do azoto, não conhecias e é um erro normal quando não te explicam isso na loja, mas basicamente consiste nessa colónia de bactérias que falaste começar a formar-se no aquário e elas mesmas transformarem consumirem amónia um composto quimico bastante tóxico e transformarem em nitritos(bastante tóxico mas menos que a amónia) e nitritos em nitratos(muito menos tóxico que os anteriores), a amónia forma-se no aquário através da decomposição de matéria orgânica, folhas mortas, peixes mortos, restos de comida, fezes etc portanto o aquário precisa de uma boa colónia de bactérias é essencial num aquário, essas bactérias fixam-se em todas as superficies do aquário, mas principalmente nas cerâmicas que deves ter no filtro, já que têm bastante superfície de contacto e passa por lá bastante água(e como tal é mais fácil chegar lá a amónia e nitritos do que em locais de pouca movimentação de água)

Depois em 30L meter 1 Betta, Guppys e Mollys não é boa ideia, é bastante carga orgânica para um aquário que acabou de começar e não está preparado para isso, até para um aquário maturado pode ser bastante, os guppy's e Molly reproduzem que nem coelhos e rapidamente podem destruir o equilibrio do aquário.

O meu conselho é trocar a água toda e recomeçar e se precisares vais pedindo aqui ajuda passo a passo e vamos te ajudando a tomar decisões e explicando-te coisas que ainda não conheces, mas para começar seria bom responderes às perguntas que coloquei para conhecermos melhor o teu aquário e se possivel meteres algumas fotos para te ajudarmos melhor.

Tens aqui um tópico a baixo que ensina a colocar fotos aqui no fórum, seria bom termos fotos do aquário, se instalares o Tapatalk no telemóvel é muito mais simples.

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja muito obrigada pelas respostas ajudaram bastante!

Relativamente as fotos terei que estudar o assunto e tentar novamente 😅

Respondendo as perguntas por tópico:

Filtro: tenho um interno, são os pequenos que normalmente vem no kit de aquário 

Substrato: não sei a marca, ha um saquinho que veio com o aquário e outro acrescentei. Qual seria o mais recomendado?

Termostato: ele tem 50W com a temperatura de 26graus e no termómetro também indica 26graus

Sobre a troca de aguas e peixes, neste momento sendo que alguns morreram só me sobra 1 betta macho,1 guppy macho, 1 molly macho e 1 que limpa os vidros ( não sei o nome😅), quais seriam os peixes mais adequados para colocar?

Para troca de agua troquei 50% como me foi aconselhado e comecei a colocar bactérias dentro de agua e aguardar 1 semana fazendo os respetivos testes para ver se está tudo ok.

Há outra coisa que eu possa fazer? 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Julie. Fico muito contente por ver mais um pessoa aderir ao hobby. Ficaria mais contente se tivesse vindo primeiro aqui ao Fórum tirar algumas dúvidas, antes de iniciar a sua aventura, mas agora processo já está em andamento portanto a única coisa a fazer é minimizar os danos. Para a capacidade do seu aquário, mesmo os peixes que lhe "sobraram" são demasiados. O meu conselho seria, talvez, devolver todos à loja, com excepção do Betta, e fazer um lar onde ele se sentisse bem acolhido. Como? Começando por comprar um filtro um bocadinho melhor (existem filtros de mochila na Loja China a preços aceitáveis, se dinheiro for uma restrição), comprando umas plantas naturais de baixa manutenção - fetos de java, por exemplo, e fazendo limpezas (no mínimo) semanais ao tanque, com pelo menos 50% de mudança de água. Num aquário desse tamanho, e sendo uma montagem simples, não perderá muito tempo. Estableça um dia por semana para o fazer e vai ver que, a longo prazo, a planta vai começar a crescer e o peixe vai começar a dar sinais da sua graça. Ter um peixe não é muito diferente que ter um gato dentro de casa... o gato come e bebe, logo também vai produzir dejetos... todas as semanas vai ter que limpar o caixote do bicho, certo? Com o peixe a coisa é exactamente igual.

Desejo-lhe o melhor sucesso para esta nova aventura, e que as "dores de cabeça" que ela lhe possa provocar não a faça abandonar o hobby. Lembre-se sempre de uma coisa... na Aquariofilia, a primeira regra é ter paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Julie Duarte

Bem vinda ao Fórum.

A água turva e com cheiro pode ser por varios motivos um deles é a morte das bctérias,ou excesso de bactérias,outra causa é o filtro ser muito fraco e não dar conta do recado,

ainda por cima um aquário de 30 litros com uma quantidade de peixes como tu tinhas,se teres feito o ciclo do azoto só poderia dár em mortes.

Deves durante duas semanas fazeres uma TPA dia sim, dia não,e com muita paciência deixares que a natureza faça a parte que lhe toca a ela.

Vai pensando em comprares um filtro melhor para não teres mais problemas como este agora, não te esqueças paciência e mais paciência ajuda muito.

Boa sorte.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
[mention=11684]Vasco Ferreira[/mention] talvez seja mais fácil se marcares a [mention=88745]Julie Duarte[/mention]. Assim, vai ver. Digo eu...
Estando a comentar no post dela não é necessário, deverá receber notificação estando ou não identificada

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk


Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.