Os meus primeiros passos


Recommended Posts

Olá a todos,

Antes de mais deixem que me apresente;
O meu nome é Cláudio, conhecido pelos amigos como Steve, (dai o meu nick aqui no fórum), tenho 35 anos e sou natural de Abrantes, mas resido atualmente em Ponta Delgada na Ilha de São Miguel (Açores).

Como diz o título deste post, estou a tentar dar os meus primeiros passos neste hobby, contudo acho que tenho lido demasiado ao ponto de me chegar a confundir, por isso decidi procurar ajuda junto de vós.

Material adquirido até à data:

Aquário:
Strideways Sado 60P (60x30x36), vidro extra-claro 6mm

Iluminação: Twinstar 60A

Filtro: Tidal 55, Filtro de cascata Seachem com 1000 L/h e skimmer

Termóstato: Devido ao clima dos açores ainda estou a ponderar em colocar ou não.

 

O meu objectivo?

O meu objectivo é ter uma aquascape plantada sendo o bonsai o foco principal da paisagem, tenho visto muitas ideias no que toca a design e este é sem dúvida o que mais me chama a atenção,

Não pretendo usar CO2 neste meu primeiro aquário, sei que seria uma mais valia para o crescimento das plantas e para a prevenção de algas, contudo é um investimento que não posso fazer de momento. Como Fauna eu e a minha esposa pretendemos ter como foco principal os belos Guppy, como equipa de limpeza, talvez camarões, caracóis e limpa vidros.

 

Contudo é aqui que o meu conhecimento começa a ficar baralhado.

Como iniciar adequadamente um aquário? (ou seja após a montagem da hardscape, quando plantar)
Que plantas low.tech usar?
Que produtos utilizar para iniciar o ciclo do aquário?
Quando introduzir a equipa de limpeza?
Quando introduzir os primeiros peixes?

 

Estas são as minhas grandes dúvidas, e é aqui que preciso da vossa ajuda.
A todos os que tirarem um pouco do seu tempo para ler este Post, permitam-me que agradeça desde já!

A todos um bem haja!

Editado por sTeVe-
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Steve

Bem vindo ao Fórum.

Ora bem,para iniciares montas o aquário com o sbstrato com troncos ou rochas ou as duas coisas,e o filtro já a trabalhar. As planta  tens aqui para veres e fazeres uma ideia do que queres escolhe as plantas de baixa manutenção são as que tem uma folha verde há frente. ,https://tropica.com/en/plants/ .

A partir do dia em que montares o aquário,já com tudo substrato rocha ou troncos e plantas e a água,apontas para te orientares ,e dia sim dia não colocas um pouco de comer dos peixes,muito pouco,e o ciclo do azoto começa com o comer que tu colocas no aquário vai criar (Amônia) que vai criar bactérias depois vem os (nitritos) e outras bctérias irão se alimentar dos nitritos, amônia e nitritos são pirigosoa matam os peixes,a seguir vem os (nitratos) que se tiverem baixos não fazem mal aos peixes ,e ajudam as plantas elas se alimentam portanto uma ajuda,tudo isto sem colocares os peixes,porque o ciclo do azoto demora um mês +ou-,não salte etápas para o bem dos peixes.

Quando o ciclo tiver cabado e o aquário estar pronto para receber os peixes,então introduzis os peixes a pouco e pouco,numa semana dois ou três,passado uma sema outros três ou quatro,para teres a serteza que o cico do azoto já terminou,levas um pouco de água do aquário há loja onde tu comprastes as tuas coisa para o aquário e eles fazem o teste e ficas a sim mais descansado,e ai podes colocar uns peixes poucos de cada vez mais uma vêz.

Acho que esta tudo,tem calma a fazeres as coisas nada de preças,não te esqueças,o tempo da natureza não é o mesmo que o nosso,e muita paciência.

boa sorte.

Saudações

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Steve

Bem vindo ao Fórum.

Ora bem,para iniciares montas o aquário com o sbstrato com troncos ou rochas ou as duas coisas,e o filtro já a trabalhar. As planta  tens aqui para veres e fazeres uma ideia do que queres escolhe as plantas de baixa manutenção são as que tem uma folha verde há frente. ,https://tropica.com/en/plants/ .

A partir do dia em que montares o aquário,já com tudo substrato rocha ou troncos e plantas e a água,apontas para te orientares ,e dia sim dia não colocas um pouco de comer dos peixes,muito pouco,e o ciclo do azoto começa com o comer que tu colocas no aquário vai criar (Amônia) que vai criar bactérias depois vem os (nitritos) e outras bctérias irão se alimentar dos nitritos, amônia e nitritos são pirigosoa matam os peixes,a seguir vem os (nitratos) que se tiverem baixos não fazem mal aos peixes ,e ajudam as plantas elas se alimentam portanto uma ajuda,tudo isto sem colocares os peixes,porque o ciclo do azoto demora um mês +ou-,não salte etápas para o bem dos peixes.

Quando o ciclo tiver cabado e o aquário estar pronto para receber os peixes,então introduzis os peixes a pouco e pouco,numa semana dois ou três,passado uma sema outros três ou quatro,para teres a serteza que o cico do azoto já terminou,levas um pouco de água do aquário há loja onde tu comprastes as tuas coisa para o aquário e eles fazem o teste e ficas a sim mais descansado,e ai podes colocar uns peixes poucos de cada vez mais uma vêz.

Acho que esta tudo,tem calma a fazeres as coisas nada de preças,não te esqueças,o tempo da natureza não é o mesmo que o nosso,e muita paciência.

boa sorte.

Saudações

Muito obrigado pela sua disponibilidade e ajuda prestada, irei certamente seguir os seus conselhos.

Com o decorrer da coisa vou postando fotos para os membros acompanharem.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim coloca aqui fotos para a malta te dar algum coselhos se a sim precisares.

Fica aqui como deves colocares fotos, 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • sTeVe- changed the title to Os meus primeiros passos

Olá Steve. Tens aqui um post que é capaz de te ajudar a escolher o material e as plantas: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/264492-tributum-syrah-planura/. Esse tanque foi criado pelo @Vasco Ferreira como tributo ao grande Filipe Oliveira - que trouxe as "árvores" para o hobby. É a recriação do aquário que o ajudou a catapultar a sua carreira e que já muitos tentaram copiar. Não estou a dizer para fazeres o mesmo, mas pode trazer-te muita inspiração. Boa sorte para o teu projecto. Vai mostrando imagens do processo. Um abraço!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Steve, bem vindo ao fórum e ao hobbie!

Antes de mais, os meus parabéns por toda a pesquisa antes de te meteres nesta grande aventura 🙂

As leituras que te deram já servem de guia inicial. Deixo-me tb disponível para as questões que possam surgir a partir daqui!

Abraço

  • Obrigado(a) 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo, dar as boas vindas. Espero que o aquário te traga alegria e paz, nem sempre conseguido quando as coisas não correm bem. Para tal, o melhor é sempre captar o máximo de informação e pedir ajuda quando temos dúvidas.

On 21/08/2024 at 13:20, sTeVe- disse:

Como iniciar adequadamente um aquário? (ou seja após a montagem da hardscape, quando plantar)

Há 3 opções,  todas válidas:

A primeira,  tradicional,  é quando tiveres concluído a montagem do hardscape, plantar tudo e de seguida encher logo com água e colocar os equipamentos todos a funcionar (filtro, calha, co2 se utilizado, termostato,  etc etc

A segunda, batizada como dry-start, tal como o nome indica, é plantar mas não encher com água, apenas tapar o aquário para manter humidade que vai permitir que as plantas desenvolvam ainda na sua fase emersa. É ideal para quem tem grandes declives no solo e vai permitir que as plantas segurem o substrato. Isto pode levar meses e nem sempre é apelativo para quem quer  a fauna dentro do aquário.  

Finalmente,  a mais recente conhecida como black start é após a montagem do hardscape encher com água,  ligar o filtro mas não ligar a calha. Esta versão vai permitir fazer a ciclagem do aquário antes de se colocar as plantas e mais tarde a fauna. 

Todas tem as usas vantagens e desvantagens, vai depender do que pretendes fazer. 

On 21/08/2024 at 13:20, sTeVe- disse:

Que plantas low.tech usar?

Tal como o @Alvaro Silva te disse, há varias opções,  o site da Tropica é um bom principio para distinguir as mias fáceis das outras. Atenção ao tamanho que atingem, às suas necessidades básicas e estuda a sua colocação no hardscape.  

On 21/08/2024 at 13:20, sTeVe- disse:

Que produtos utilizar para iniciar o ciclo do aquário?

Nisto,  sou tradicionalista e prefiro que a natureza por si comece a ciclagem. Há no entanto produtos que contem bacterias que ajudam a arrancar. Mas não gosto de apressar a entrada de vivos,  dar tempo para que a biologia funcione é sempre aconselhado.  

Depois com calma introduzes os invertebrados e mais tarde os peixes. 

Agora, em relação ao hardscape,  tens uma vantagem sobre muitos de nós,  vives literalmente numa ilha paradisíaca, inspiração não falta por aí! 

 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Agradeço a vossa disponibilidade e dicas apresentadas, são sem dúvida uma mais valia para mim.
Como tal vou deixar algumas fotos de como estão a correr as coisas:

large.ImagemWhatsApp2024-08-24s15_00.20_eb934f7d.jpglarge.ImagemWhatsApp2024-08-24s15_00.20_f6d96cc5.jpglarge.ImagemWhatsApp2024-08-24s15_00.20_a89f534e.jpg

Montei ontem a Hardscape, contudo admito que a escolha da rocha não foi a melhor, o que acabou por me causar alguns stresses quando tentei colar o bonsai na rocha.... que acabou por não colar e acabei por ter que meter uma rocha em cima da "raiz" do Bonsai, para permitir que agora nas próximas semanas o mesmo ensope e ganhe algum peso por forma a não flutuar.

large.ImagemWhatsApp2024-08-24s15_00.20_e3f37bba.jpg

 

Coloquei hoje as primeiras plantas, para o Bonsai utilizei 7x Anubias Nana "Bonsai", e ao lado do arco usei 2x Cryptocoryne. Fiz também uma encomenda de Java Moss (para dar algum detalhe à rocha) e Littorella uniflora para cobrir o solo, (uma das particularidades da insularidade dos açores, não se consegue tudo de uma assentada e é preciso paciência). 
Decidi utilizar Littorella devido ao facto de não ter CO2 no aquário e pretender formar uma espécie de tapete.
Já agora... esqueci-me de meter a areia branca nesse caminho que leva ao arco.............. no comments......

large.ImagemWhatsApp2024-08-24s15_00.20_57515584.jpg

 

Com isto tudo, e para já, irei fazer ciclos de 6h de luz a "meio gás", por forma a dar início ao ciclo do aquário.
Caso esteja a meter os toucinhos em alguma coisa agradeço a vossa disponibilidade para que me ajudem a corrigir os mesmos.

Cumprimentos,
Cláudio

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foste tu que fizeste o arco? Não aprecio particularmente essas formas dentro de um aquário, mas admito que está bem concretizado. Para além disso, rouba muito protagonismo ao bonsai. Eu teria usado essas pedras para fazer uma formação rochosa mais "natural.

Em relação ao substrato... acho que exageraste na quantidade. Uma camada mais fina seria suficiente, mas a verdade é que assim poderá durar mais tempo.

O Bonsai ficou espectacular! Gosto mesmo muito.

Boa sorte para a tua montagem... espero que não tenhas muitos dissabores, para não te chateares com o hobby 🙂 . Lembra-te que a primeira regra do aquariofilismo é Ter Paciência!!! Continuação de bom trabalho.

 

Ah... quase me esquecia. A Littorella é uma das plantas que sempre quis ter nas minhas montagens, mas nunca a encontrei à venda e acabo sempre por me esquecer de a comprar 🙂 . Depois mostra-me como fica dentro do tanque!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Foste tu que fizeste o arco? Não aprecio particularmente essas formas dentro de um aquário, mas admito que está bem concretizado. Para além disso, rouba muito protagonismo ao bonsai. Eu teria usado essas pedras para fazer uma formação rochosa mais "natural.

Em relação ao substrato... acho que exageraste na quantidade. Uma camada mais fina seria suficiente, mas a verdade é que assim poderá durar mais tempo.

O Bonsai ficou espectacular! Gosto mesmo muito.

Boa sorte para a tua montagem... espero que não tenhas muitos dissabores, para não te chateares com o hobby 🙂 . Lembra-te que a primeira regra do aquariofilismo é Ter Paciência!!! Continuação de bom trabalho.

 

Ah... quase me esquecia. A Littorella é uma das plantas que sempre quis ter nas minhas montagens, mas nunca a encontrei à venda e acabo sempre por me esquecer de a comprar 🙂 . Depois mostra-me como fica dentro do tanque!

Sim, o arco foi feito por mim e pela minha esposa, os meus dedos ainda mostram sinais das colagens 🤣, e sim percebo o que dizes quanto a uma paisagem mais natural.

Só reparei que devia ter posto menos  substrato depois de ter começado a encher o aquario, quando dizes que assim dura mais, vou precisar de trocar o substrato?

As novas plantas vão levar 1 mês mais ou menos a chegar, por isso até lá não vou por praticamente nada de peixes, assim ciclo o aquário devidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, sTeVe- said:

As novas plantas vão levar 1 mês mais ou menos a chegar, por isso até lá não vou por praticamente nada de peixes, assim ciclo o aquário devidamente.

Belíssima ideia! Pode parecer muito tempo para alguns, mas passa num instante e vais cultivando a beleza do hobby. Mas um mês para chegar plantas? Encomendaste-as na Austrália e veem de veleiro 😆 ?

 

7 hours ago, sTeVe- said:

os meus dedos ainda mostram sinais das colagens 🤣

Vai-te habituando! A aquariofilia marca-nos fisicamente!!! E quando entras no hobby mais a sério, é uma coisa quase permanente. Para te dar outro exemplo, e voltando ao que escrevi em cima... o meu aquário actual começou a ser feito em Setembro do ano passado e só em Maio (se não me falha a memória) é que o enchi com água. Durante esse tempo escolhi pedras, parti-as como queria, colei-as, experimentei diferentes montagens, troquei de casa... mas é cada uma dessas fases que traz prazer. Aliás... eu sempre disse que prefiro todo o processo de construção do que manter o aquário com a água e os peixes. Depois são 3 ou 4 meses a ter as plantas como quero, fotografia final e começa tudo de novo. Isto leva-nos à questão seguinte:

7 hours ago, sTeVe- said:

Só reparei que devia ter posto menos  substrato depois de ter começado a encher o aquario, quando dizes que assim dura mais, vou precisar de trocar o substrato?

Sim... o substrato "esgota". Quando compras o substrato ele vem carregadinho de nutrientes, mas as plantas vão alimentando-se deles... outros são desperdiçados na coluna de água (ou aproveitados pelas algas - coisa que espero que não te aconteça) e  a determinada altura tens que substituir o substrato ou podes comprar capsulas de nutrientes para prolongar a sua vida. Quanto mais altura tiveres de substrato, mais nutrientes tens. Esteticamente não é mais apelativo, mas em termos práticos pode resultar melhor. Muita atenção, no entanto, às mudanças de água... se tens muito substrato a libertar nutrientes e não cumpres com os "resets" necessários, esses nutrientes vão ser aproveitados pelas algas.

Mas, e lamento provavelmente ser o primeiro a dizer-te isto, algas vais ter sempre! Um aquário é uma representação da realidade, e é impossível montares um tanque sem que tenhas as algas presentes. Não as queres lá? Muito bem... compra uma escova de dentes metálica (são as que eu prefiro) e uma elétrica (daquelas da Colgate, que funcionam muito bem debaixo de água), e prepara-te para escovares muito bem as rochas e os vidros. É ao que me tenho dedicado ultimamente no meu... a escovar pedras de dois em dois dias (com mudanças de água associadas) para ver se chego ao ponto em que tenho todas as pedras limpas. Ainda é capaz de vir a demorar um bocado...

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Belíssima ideia! Pode parecer muito tempo para alguns, mas passa num instante e vais cultivando a beleza do hobby. Mas um mês para chegar plantas? Encomendaste-as na Austrália e veem de veleiro 😆 ?

Infelizmente é como disse, a insularidade nota-se em alguns aspetos, sendo este um deles, também por não querer arriscar mandar vir diretamente de uma loja aí no continente (por vezes os transportes ultrapassam os 15 dias), e estar a mandar vir pela loja na qual tenho comprado as coisas e que me têm feito preços muito em conta.

há 48 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Sim... o substrato "esgota". Quando compras o substrato ele vem carregadinho de nutrientes, mas as plantas vão alimentando-se deles... outros são desperdiçados na coluna de água (ou aproveitados pelas algas - coisa que espero que não te aconteça) e  a determinada altura tens que substituir o substrato ou podes comprar capsulas de nutrientes para prolongar a sua vida. Quanto mais altura tiveres de substrato, mais nutrientes tens. Esteticamente não é mais apelativo, mas em termos práticos pode resultar melhor. Muita atenção, no entanto, às mudanças de água... se tens muito substrato a libertar nutrientes e não cumpres com os "resets" necessários, esses nutrientes vão ser aproveitados pelas algas.

Não estava a fazer conta com esta... nem tinha lido nada a respeito, coloquei 9L de substrato, quanto tempo posso esperar que isto me aguente, com plantas low-tech. Mais tarde os fertilizantes líquidos podem safar a coisa? ou basicamente terei que desmontar o aquário e começar tudo de novo?

há 46 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Mas, e lamento provavelmente ser o primeiro a dizer-te isto, algas vais ter sempre! Um aquário é uma representação da realidade, e é impossível montares um tanque sem que tenhas as algas presentes. Não as queres lá? Muito bem... compra uma escova de dentes metálica (são as que eu prefiro) e uma elétrica (daquelas da Colgate, que funcionam muito bem debaixo de água), e prepara-te para escovares muito bem as rochas e os vidros. É ao que me tenho dedicado ultimamente no meu... a escovar pedras de dois em dois dias (com mudanças de água associadas) para ver se chego ao ponto em que tenho todas as pedras limpas. Ainda é capaz de vir a demorar um bocado...

Quanto as algas, sei que inevitavelmente elas vão aparecer.

O que vou fazer nesta altura será, TPA diárias a cerca de 25/30%, luz 6h em potencia media (a minha luz no máximo são 1390lm, acredito que ajustando para metade a potência ajude)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, sTeVe- said:

Infelizmente é como disse, a insularidade nota-se em alguns aspetos, sendo este um deles, também por não querer arriscar mandar vir diretamente de uma loja aí no continente (por vezes os transportes ultrapassam os 15 dias), e estar a mandar vir pela loja na qual tenho comprado as coisas e que me têm feito preços muito em conta.

Há lojas porreiras aqui no continente que despachavam isso muito mais rapidamente. Mas estou a falar de cor... não sei até que ponto o envio para os Açores pode ser mais complicado ou não.

10 hours ago, sTeVe- said:

Não estava a fazer conta com esta... nem tinha lido nada a respeito, coloquei 9L de substrato, quanto tempo posso esperar que isto me aguente, com plantas low-tech. Mais tarde os fertilizantes líquidos podem safar a coisa? ou basicamente terei que desmontar o aquário e começar tudo de novo?

Tem calma! Esses substratos demoram tempo a esgotar-se. Antes disso vais ser tu a fartar-te do aquário 🙂 .

 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

Tem calma! Esses substratos demoram tempo a esgotar-se. Antes disso vais ser tu a fartar-te do aquário 🙂 .

Achas!! A mulher mata-me se lhe falar sequer em fazer alguma coisa ao aquário 🤣.
Até estou a pensar em arranjar um Nano Cube só para as minhas "brincadeiras".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 hours ago, sTeVe- said:

Achas!! A mulher mata-me se lhe falar sequer em fazer alguma coisa ao aquário 🤣.
Até estou a pensar em arranjar um Nano Cube só para as minhas "brincadeiras".

Acho que fazes bem. Até porque convém sempre ter um segundo aquário para o caso de alguma coisa acontecer no maior. Algum peixe que fique doente... alguma alteração maior que tenhas que fazer e tenhas que mudar os peixes por uns tempos... essas coisas.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 09/09/2024 at 14:19, Vasco Ferreira disse:

então e novidades Steve?

Como está a correr?

Boas Vasco, 

Para já acho que está a correr bem, apesar da única fauna que tenho no aquário serem, Detritus Worms e Ostracod, que pelo que li são benéficos para o aquario.
Estou a deixar ciclar mais um tempo, pois no sábado passado o NO2 (10mg/L) estava demasiado alto e ainda n tinha presença de NO3, o que me leva a concluir que o ciclo n está completo, a Amónia estava entre 0.0 e 0.2, por isso estava top, tenho notado o meu PH entre os 6 e 6.5, será problematico para Goppies e Mollys?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, sTeVe- said:

Boas Vasco, 

Para já acho que está a correr bem, apesar da única fauna que tenho no aquário serem, Detritus Worms e Ostracod, que pelo que li são benéficos para o aquario.
Estou a deixar ciclar mais um tempo, pois no sábado passado o NO2 (10mg/L) estava demasiado alto e ainda n tinha presença de NO3, o que me leva a concluir que o ciclo n está completo, a Amónia estava entre 0.0 e 0.2, por isso estava top, tenho notado o meu PH entre os 6 e 6.5, será problematico para Goppies e Mollys?

Estava a ver que tinha colocado peixes dentro do tanque sem o ciclo estar feito. Eheh. Tive que ir ver o que são esses bichos 😛 .

Em relação ao PH... em princípio não deverá haver problema porque os Guppys e os Mollys são animais resistentes que suportam um intervalo grande de PH. De qualquer forma será importante saber qual é o PH da loja onde os vais comprar, e caso haja uma diferença muito grande deves fazer uma aclimatização mais cuidada para eles não sofrerem com a mudança. Outra coisa que pode acontecer é eles não procriarem por não terem as condições "ideais". Mas o PH baixo é uma coisa fácil de contornar... há muitos produtos no mercado que tratam do assunto muito facilmente. Eu que o diga, que ando a tentar tratar esse "problema" no meu. Não tanto por causa do PH, mas do GH e do KH baixos. Já agora... como estão esses valores no teu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Steve

Ter o ph a 6,5 não é problema digo eu,para mim não, até porque os peixes agora são criados em quintas e eles estão habituados a variações de ph,se fossem peixes selvagem ai sim tinhas que respeitar o ph da origem dos peixes,sendo que haverá mesmo a sim peixes não sendo selvagens tem muita pouca margem de diferencia de ph,e não toleram outro ph que não seija o que eles estão habituados.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas Steve

Ter o ph a 6,5 não é problema digo eu,para mim não, até porque os peixes agora são criados em quintas e eles estão habituados a variações de ph,se fossem peixes selvagem ai sim tinhas que respeitar o ph da origem dos peixes,sendo que haverá mesmo a sim peixes não sendo selvagens tem muita pouca margem de diferencia de ph,e não toleram outro ph que não seija o que eles estão habituados.

 

Saudações

Já agora deixe-me perguntar, Álvaro... e KH e GH baixos? Pode afetar a saúde das plantas? Os meus estão no limite do aceitável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

vamos ver um valor de PH equilibrado evita o stress e as doenças nos peixes, equanto um valor adequado de KH ajuda a estabilizar o valor de PH e evita flutuações súbitas que podem ser prejudiciais, o GHforneceminerais essenciais que são necessários para o crescimento saudável das plantas.

Por outro lado ,um valor de PH incorreto pode afetar a obsorção de nutrientes das plantas , prejudicando assim o seu crescimento e saúde das plantas.

Com um pouco de paciência ler este saite.  

https://h2omania.com/pt/text-0-2-10-25-a-qualidade-da-agua-ph-kh-gh-tds-e-salinidade     

 

Abraços

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

Já agora deixe-me perguntar, Álvaro... e KH e GH baixos? Pode afetar a saúde das plantas? Os meus estão no limite do aceitável.

Sinceramente não fiz esses testes ainda, pois não achei necessidade por não ir colocar vivos ainda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, sTeVe- said:

Sinceramente não fiz esses testes ainda, pois não achei necessidade por não ir colocar vivos ainda.

Afectam também as plantas! Tu fazes testes de pipeta ou de tira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

vamos ver um valor de PH equilibrado evita o stress e as doenças nos peixes, equanto um valor adequado de KH ajuda a estabilizar o valor de PH e evita flutuações súbitas que podem ser prejudiciais, o GHforneceminerais essenciais que são necessários para o crescimento saudável das plantas.

Por outro lado ,um valor de PH incorreto pode afetar a obsorção de nutrientes das plantas , prejudicando assim o seu crescimento e saúde das plantas.

Com um pouco de paciência ler este saite.  

https://h2omania.com/pt/text-0-2-10-25-a-qualidade-da-agua-ph-kh-gh-tds-e-salinidade     

 

Abraços

Já li muito sobre o assunto, Álvaro, e também já vi vários vídeos. Acho que, no geral, compreendo o que é o PH, o GH e o KH. Não compreendo é porque os tenho tão em baixo, até porque uso Rochas Seiryu, que deviam aumentar o GH. Ontem medi a minha água da torneira, e percebi que é tão mole como a que está no aquário, portanto o problema deve vir daí. Como já referi... eles não estão abaixo do nível indicado, mas sim no limite. Vamos ver como evolui a situação com a utilização do Seachem Equilibrium que vou começar a utilizar.

Outra coisa muito estranha que está a acontecer é ter altos níveis de Cloro no aquário (que são iguais aos que tenho na água da torneira) e altos níveis de Nitritos. As duas coisas podem estar relacionadas, porque o Cloro pode estar a matar algumas bactérias do filtro, mas a última mudança de água que fiz foi há 5 ou 6 dias atrás, e na altura usei o condicionador da Masterline nas medidas recomendadas. O Cloro já devia ter evaporado, não? Isso está a preocupar-me. 

 

--- Editado ---

OK. Estive a ler algumas coisas e já percebi um erro que tenho cometido... tenho andado a fazer as TPA's com água que sai diretamente da torneira, e só depois adiciono o condicionador (no aquário). O recomendado é ter algum recipiente com a quantidade de água que preciso para fazer a TPA já pronto (recolher a água da torneira 2 ou 3 dias antes e deixa-la a repousar) e/ou usar o condicionador nesse recipiente, antes de colocar a água no aquário. Vai dar mais trabalho, mas tenho que experimentar esse método. 

 

--- Editado outra vez 😕 ---

Vai uma confusão aqui em casa! Continuei a ler sobre a presença de Cloro na água do aquário e descobri que o acondicionador que tenho estado a utilizar saiu de prazo em Fevereiro deste ano. Talvez por isso o Cloro não desaparece e está a perturbar o ciclo do meu filtro. Já adicionei acondicionador 2 vezes (ontem à noite e hoje de manhã) e nenhuma alteração. Mudança de planos, portanto... vou comprar um bom acondicionador (se o encontrar aqui perto de casa) e fazer novos testes. Caso o problema se mantenha, vou ter mesmo que começar a juntar a água em garrafões antes das TPA's. Alguma sugestão melhor 🙂 ? Estou a ficar maluco com uso isto!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Eu faço isso há anos tenho garrafões de água durante uma semana,quando vou fazer a TPA coloco o condicionador nos garrafões .

José Carlos não faças muitas mudanças porque ás paginas das tantas  ficas com as ideias todas trocadas,equaciona primeiro o que vais fazer,uma coisa de cada vez e esperar por resultados,e depois partires para outra coisa que tenhas em mente, sempre com muita calma,nada de stress.

Abraços

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.