Filtro nano aqua Betta


Recommended Posts

Boas, tenho um aquário com as seguintes medidas: 50 x 20 x 35cm

Capacidade: 35L

Filtro interior da TetraTec 300

Aquecedor da Elite 25W

Iluminação: calha LED Hygger HG07 de 14W, 915 lúmens no máximo (regulado para 50% - aprox. 500 lúmens)

Flora : Feto de Java e uma Anubias bateria nana.

Fauna Betta Splendens

O filtro mesmo regulado para o mínimo parece ter um corrente um pouco forte. Há algum que seja mais "fraquinho"?  

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É este o filtro de que estás a falar? https://www.aquaristikshop.com/aquaristic/TetraTec-IN-300-plus-internal-filter/118319/

Se assim for, parece-me um bom filtro. Trocá-lo por um mais pequeno não me parece fazer muito sentido porque vais perder capacidade de filtragem da água. Não consegues direcionar a saída para uma das paredes do aquário? Já agora... notas algum comportamento no peixe que te faça querer reduzir esse caudal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é esse filtro mas não é plus. É um modelo mais antigo.

Não noto nada de diferente no Betta. Só acho que é um peixe que não gosta de água muito movimentada. Tenho regulado no mínimo.

Mas tem razão: se não for suficientemente capaz de fazer pelo menos 150L/h também não será eficaz...

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu lugar, se o peixe não revelasse algum indicativo que sugerisse estar desconfortável, mantinha o filtro. E até subia a velocidade de circulação. Tem em atenção uma coisa... aquilo que lemos na Internet nem sempre se adequa aos peixes que temos em casa. Os Betta, por norma, são peixes que gostam de águas calmas, mas esses Bettas não são os que compramos nas lojas, e que passaram por gerações de adaptação aos aquários que temos hoje. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mas esses Bettas não são os que compramos nas lojas...

Queria dizer que são os que compramos nas lojas 😀

Ok, obrigado pela informação 

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Linus said:

...mas esses Bettas não são os que compramos nas lojas...

Queria dizer que são os que compramos nas lojas 😀

Não. Exactamente o contrário, como escrevi... aquilo que se lê sobre os Bettas, na Internet, não se adequa aos peixes que compramos nas lojas, e que estão habituados a aquários muito diferentes daquilo que é o seu habitat natural. Já vi aqui no fórum, por exemplo, uma pessoa que tem um Betta há anos e que o vai trocando de aquário para aquário à medida que vai fazendo novas montagens. São aquários geralmente grandes (de 60cm para cima) com bons filtros e boa circulação. E o peixe está sempre bem. Se leres na Internet informação sobre Bettas, dir-te-iam que não deves colocá-los em aquários muito altos, porque eles precisam de vir à tona da água respirar oxigénio, e como tem barbatanas maiores, isso cansa-os. Neste exemplo, o peixe parece perfeitamente adaptado. Se a tua preocupação se prende apenas com o facto de serem peixes mais habituados a águas paradas, não tens com que te preocupar. O bicho adapta-se!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, nem tudo é linear. Realmente são peixes que não vêm diretamente da natureza e vão-se adaptando aos nossos aquários.

Obrigado pelas dicas

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais