MrPedroMiguel Publicado Julho 21 Publicado Julho 21 Olá pessoal, tenho um aquário 85cmx25x25 e o filtro indicado acima. Na mangueira que fica de fora e recolhe oxigénio tenho regulado para o mínimo, no entanto, parece que cria uma corrente muito forte no aquário incomoda os peixes. ha alguma forma de reduzir a intensidade até ficar adequada ao meu aquário?
Alvaro Silva Publicado: Julho 21 Publicado: Julho 21 Boas MrPedroMiguel Bem vindo ao Fórum. Esse filtro já por si é muito fraquinho,se queres reduzir ainda mais,então que filtrage vais fazer,esse filtro nem dá para colocares lá seramicas para alojar as bactérias,por acaso já pensastes comprares um filtro externo é muito melhor que esse, acho que um aquário com 53 litros merece melhor,nem que seija um de mochila olha vê aqui, https://www.solaqua.net/Filtragem/Filtros/Filtros-de-Mochila é sempre melhor que isso. É a minha opinião. Saudações
MrPedroMiguel Publicado: Julho 22 Autor Publicado: Julho 22 Caro Álvaro. obrigado pelo comentário. ja comprei um filtro externo, estou a aguardar a entrega. o tema prende-se com a corrente dentro do aquário e parece que os peixes ficam desconfortáveis . sera que estou a avaliar mal ?
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 22 Publicado: Julho 22 Que filtro externo compraste? Geralmente esses filtro permitem regular o caudal de água, mas como já te explicou o Álvaro, vais perder também capacidade de filtragem. Porque dizes que ele incomoda os peixes? Uma coisa que podes fazer é apontar a saída da água contra uma das paredes do aquário... isso já reduz bastante o caudal. Também existem difusores que reduzem o caudal, e que podem ser adaptados a essa saída.
MrPedroMiguel Publicado: Julho 22 Autor Publicado: Julho 22 Olá Carlos. comprei um que me recomendaram. Sunsun EW-602. no filtro que tenho actualmente não tem nada para direcionar o caudal.
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 22 Publicado: Julho 22 16 minutes ago, MrPedroMiguel said: Olá Carlos. comprei um que me recomendaram. Sunsun EW-602. no filtro que tenho actualmente não tem nada para direcionar o caudal. Pois não tem. Terias que usar um qualquer acessório na ponta para diminuir o caudal. Esse filtro não vinha com aquela barra que faz uma espécie de cortina de água?
Alvaro Silva Publicado: Julho 22 Publicado: Julho 22 Boas Pedro Miguel Sim estas a avaliar mal,e se queres que te diga nunca vai ficar a saber se eles se sente desconfortáveis ou não,porque eu também tenho aquários e muitas das vezes vejo os peixes ir para a corrente da água, porque será!! vão porque talvêz eles goste,digo eu ,não leves a mal. Saudações
MrPedroMiguel Publicado: Julho 23 Autor Publicado: Julho 23 há 20 horas, JoseCarlosMarques disse: Pois não tem. Terias que usar um qualquer acessório na ponta para diminuir o caudal. Esse filtro não vinha com aquela barra que faz uma espécie de cortina de água? Não. Além da "ponteira" da imagem traz mais 2 , mas não explica para que servem e tmabém já procurei e não encontro.
MrPedroMiguel Publicado: Julho 23 Autor Publicado: Julho 23 há 12 horas, Alvaro Silva disse: Boas Pedro Miguel Sim estas a avaliar mal,e se queres que te diga nunca vai ficar a saber se eles se sente desconfortáveis ou não,porque eu também tenho aquários e muitas das vezes vejo os peixes ir para a corrente da água, porque será!! vão porque talvêz eles goste,digo eu ,não leves a mal. Saudações Sem problema. Digo que parecem desconfortáveis, pois quando a bomba está ligada , os peixes deslocam-se para as zonas de menor corrente e ficam no fundo do aquario muito calmos...
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 23 Publicado: Julho 23 31 minutes ago, MrPedroMiguel said: Não. Além da "ponteira" da imagem traz mais 2 , mas não explica para que servem e tmabém já procurei e não encontro. Qual imagem? Alguma dessas ponteiras permite direcionar a saída para uma das paredes do aquário, rodando o acessório? 31 minutes ago, MrPedroMiguel said: Sem problema. Digo que parecem desconfortáveis, pois quando a bomba está ligada , os peixes deslocam-se para as zonas de menor corrente e ficam no fundo do aquario muito calmos... Depende muito das espécies... algumas gostam mais de correntes, outras menos. Mesmo dentro da mesma espécie podes verificar comportamentos diferentes.
MrPedroMiguel Publicado: Julho 23 Autor Publicado: Julho 23 há 18 minutos, JoseCarlosMarques disse: Qual imagem? Alguma dessas ponteiras permite direcionar a saída para uma das paredes do aquário, rodando o acessório? Depende muito das espécies... algumas gostam mais de correntes, outras menos. Mesmo dentro da mesma espécie podes verificar comportamentos diferentes. Por exemplo, neste link, numa das fotos vê-se 2 acessorios redondos, mas nao sei se são para colocar e reduzir a intensidade do fluxo. https://boyu.com.mx/producto/filtro-compacto-con-venturi-sp-602-f-boyu/
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 23 Publicado: Julho 23 Se é o que estou a pensar, devem ser apenas substitutos do bocal que vem com o filtro. Não devem fazer grande diferença. O ideal era arranjares um "cotovelo" que encaixa-se nessa saída e permitisse rodar o fluxo de saída contra o vidro. Mas tu não vais ter um filtro novo? Não te preocupes muito com esse. Por enquanto, deixa estar como está.
MrPedroMiguel Publicado: Julho 23 Autor Publicado: Julho 23 há 17 minutos, JoseCarlosMarques disse: Se é o que estou a pensar, devem ser apenas substitutos do bocal que vem com o filtro. Não devem fazer grande diferença. O ideal era arranjares um "cotovelo" que encaixa-se nessa saída e permitisse rodar o fluxo de saída contra o vidro. Mas tu não vais ter um filtro novo? Não te preocupes muito com esse. Por enquanto, deixa estar como está. Sim vou. Mas só daqui a alguns dias ( cerca de 2 semanas ) e portanto queria garantir que não ha nenhum mal maior até lá. Agradeço , desde já, a ajuda.
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 23 Publicado: Julho 23 3 hours ago, MrPedroMiguel said: Sim vou. Mas só daqui a alguns dias ( cerca de 2 semanas ) e portanto queria garantir que não ha nenhum mal maior até lá. Agradeço , desde já, a ajuda. Em principio não deve acontecer nada de mal. Podes ter os peixes mais tímidos durante uns dias, apenas, mas com um filtro externo o mais provável é que tenhas mais circulação de água ainda... tens que te certificar que arranjas uma maneira de direcionar a saída da água. No teu lugar preocupava-me mais com isso do que com a velocidade de circulação neste momento.
Alvaro Silva Publicado: Julho 23 Publicado: Julho 23 Boas Pedro Miguel Quando vier o filtro novo não tires esse que tens agora, e colocas o novo a trabalhar junto durante pelo menos duas semanas os dois filtros,que é para as serâmicas do filtro novo criarem as bacterias,só depois é que tiras o filtro interno. Saudações
MrPedroMiguel Publicado: Julho 23 Autor Publicado: Julho 23 Obrigado pela dica. julgo que nao vem com cerâmicas , do que vi só tem 3 camadas de filtragem.
Alvaro Silva Publicado: Julho 23 Publicado: Julho 23 Pois mas vais colocar as serâmicas no novo. Saudações
Alvaro Silva Publicado: Julho 23 Publicado: Julho 23 Boas Pedro Miguel Se estas a referir ás serâmicas,podes comprar numa loja de peixes ,e material de aquáriofilia. Saudações
JoseCarlosMarques Publicado: Julho 24 Publicado: Julho 24 Deixa vir o filtro primeiro, para ver a quantidade que podes colocar de cerâmica. Esse filtro não me parece muito grande, e ainda tens que colocar pelo menos duas camadas de esponja (uma mais fina e outra mais grossa).
Recommended Posts