Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal,

tenho um aquário 85cmx25x25 e o filtro indicado acima.

Na mangueira que fica de fora e recolhe oxigénio tenho regulado para o mínimo, no entanto, parece que cria uma corrente muito forte no aquário incomoda os peixes.

ha alguma forma de reduzir a intensidade até ficar adequada ao meu aquário?

Publicado:

Boas MrPedroMiguel

Bem vindo ao Fórum.

Esse filtro já por si é muito fraquinho,se queres reduzir ainda mais,então que filtrage vais fazer,esse filtro nem dá para colocares lá seramicas para alojar as bactérias,por acaso já pensastes comprares um filtro externo é muito melhor que esse, acho que um aquário  com 53 litros merece melhor,nem que seija um de mochila olha vê aqui, https://www.solaqua.net/Filtragem/Filtros/Filtros-de-Mochila é sempre melhor que isso.

É a minha opinião.

Saudações

Publicado:

Caro Álvaro.

obrigado pelo comentário.

ja comprei um filtro externo, estou a aguardar a entrega.

o tema prende-se com a corrente dentro do aquário e parece que os peixes ficam desconfortáveis .

sera que estou a avaliar mal ? 

Publicado:

Que filtro externo compraste? Geralmente esses filtro permitem regular o caudal de água, mas como já te explicou o Álvaro, vais perder também capacidade de filtragem. Porque dizes que ele incomoda os peixes? Uma coisa que podes fazer é apontar a saída da água contra uma das paredes do aquário... isso já reduz bastante o caudal. Também existem difusores que reduzem o caudal, e que podem ser adaptados a essa saída.

Publicado:

Olá Carlos.

comprei um que me recomendaram. Sunsun EW-602.

no filtro que tenho actualmente não tem nada para direcionar o caudal.

Publicado:
16 minutes ago, MrPedroMiguel said:

Olá Carlos.

comprei um que me recomendaram. Sunsun EW-602.

no filtro que tenho actualmente não tem nada para direcionar o caudal.

Pois não tem. Terias que usar um qualquer acessório na ponta para diminuir o caudal. Esse filtro não vinha com aquela barra que faz uma espécie de cortina de água?

Publicado:

Boas Pedro Miguel     :my_wink:

Sim estas a avaliar mal,e se queres que te diga nunca vai ficar a saber se eles se sente desconfortáveis ou não,porque eu também tenho aquários e muitas das vezes vejo os peixes ir para a corrente da água, porque será!! vão porque talvêz eles goste,digo eu ,não leves a mal.

Saudações  

Publicado:
há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

Pois não tem. Terias que usar um qualquer acessório na ponta para diminuir o caudal. Esse filtro não vinha com aquela barra que faz uma espécie de cortina de água?

Não. Além da "ponteira" da imagem traz mais 2 , mas não explica para que servem e tmabém já procurei e não encontro.

Publicado:
há 12 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Pedro Miguel     :my_wink:

Sim estas a avaliar mal,e se queres que te diga nunca vai ficar a saber se eles se sente desconfortáveis ou não,porque eu também tenho aquários e muitas das vezes vejo os peixes ir para a corrente da água, porque será!! vão porque talvêz eles goste,digo eu ,não leves a mal.

Saudações  

Sem problema. Digo que parecem desconfortáveis, pois quando a bomba está ligada , os peixes deslocam-se para as zonas de menor corrente e ficam no fundo do aquario muito calmos...

Publicado:
31 minutes ago, MrPedroMiguel said:

Não. Além da "ponteira" da imagem traz mais 2 , mas não explica para que servem e tmabém já procurei e não encontro.

Qual imagem? Alguma dessas ponteiras permite direcionar a saída para uma das paredes do aquário, rodando o acessório?

31 minutes ago, MrPedroMiguel said:

Sem problema. Digo que parecem desconfortáveis, pois quando a bomba está ligada , os peixes deslocam-se para as zonas de menor corrente e ficam no fundo do aquario muito calmos...

Depende muito das espécies... algumas gostam mais de correntes, outras menos. Mesmo dentro da mesma espécie podes verificar comportamentos diferentes.

Publicado:
há 18 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Qual imagem? Alguma dessas ponteiras permite direcionar a saída para uma das paredes do aquário, rodando o acessório?

Depende muito das espécies... algumas gostam mais de correntes, outras menos. Mesmo dentro da mesma espécie podes verificar comportamentos diferentes.

Por exemplo, neste link, numa das fotos vê-se 2 acessorios redondos, mas nao sei se são para colocar e reduzir a intensidade do fluxo.

https://boyu.com.mx/producto/filtro-compacto-con-venturi-sp-602-f-boyu/

Publicado:

Se é o que estou a pensar, devem ser apenas substitutos do bocal que vem com o filtro. Não devem fazer grande diferença. O ideal era arranjares um "cotovelo" que encaixa-se nessa saída e permitisse rodar o fluxo de saída contra o vidro. Mas tu não vais ter um filtro novo? Não te preocupes muito com esse. Por enquanto, deixa estar como está.

Publicado:
há 17 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Se é o que estou a pensar, devem ser apenas substitutos do bocal que vem com o filtro. Não devem fazer grande diferença. O ideal era arranjares um "cotovelo" que encaixa-se nessa saída e permitisse rodar o fluxo de saída contra o vidro. Mas tu não vais ter um filtro novo? Não te preocupes muito com esse. Por enquanto, deixa estar como está.

Sim vou. Mas só daqui a alguns dias ( cerca de 2 semanas ) e portanto queria garantir que não ha nenhum mal maior até lá.
Agradeço , desde já, a ajuda.

Publicado:
3 hours ago, MrPedroMiguel said:

Sim vou. Mas só daqui a alguns dias ( cerca de 2 semanas ) e portanto queria garantir que não ha nenhum mal maior até lá.
Agradeço , desde já, a ajuda.

Em principio não deve acontecer nada de mal. Podes ter os peixes mais tímidos durante uns dias, apenas, mas com um filtro externo o mais provável é que tenhas mais circulação de água ainda... tens que te certificar que arranjas uma maneira de direcionar a saída da água. No teu lugar preocupava-me mais com isso do que com a velocidade de circulação neste momento.

Publicado:

Boas Pedro Miguel

Quando vier o filtro novo não tires esse que tens agora, e colocas o novo a trabalhar junto durante pelo menos duas semanas os dois filtros,que é para as serâmicas do filtro novo criarem as bacterias,só depois é que tiras o filtro interno.

Saudações

Publicado:

Obrigado pela dica.

julgo que nao vem com cerâmicas , do que vi só tem 3 camadas de filtragem.

Publicado:

Pois mas vais colocar as serâmicas no novo.

Saudações

Publicado:

Boas Pedro Miguel

Se estas a referir ás serâmicas,podes comprar numa loja de peixes ,e material de aquáriofilia.

Saudações

Publicado:

Deixa vir o filtro primeiro, para ver a quantidade que podes colocar de cerâmica. Esse filtro não me parece muito grande, e ainda tens que colocar pelo menos duas camadas de esponja (uma mais fina e outra mais grossa).