Dúvidas sobre Killifish Gardneri e Manutenção do Aquário


Recommended Posts

 

Olá a todos,

Primeiramente, gostaria de agradecer pelo meu registro neste fórum de aquarismo, que por sinal é excelente! Infelizmente, não consegui colocar este tópico no subfórum de Killifish, então peço desculpas por isso.

Sou iniciante no aquarismo e atualmente tenho um aquário de 60 litros com algumas coridoras, alface d’água na superfície e elódeas. Recentemente, adquiri um casal de Killifish Gardneri e tenho algumas dúvidas sobre a manutenção deles.

  1. Alimentação:

    • É necessário fornecer alimentos vivos para os Killifish Gardneri?
    • Ovos de artêmia sem casca podem ser usados como substituto para alimentos vivos?
  2. Tampa do Aquário:

    • Devido às plantas de superfície, não gostaria de usar uma tampa de vidro. Pensei em usar uma tela, como a da imagem abaixo, para cobrir o aquário. Isso seria eficaz?

                  429702-2.jpg?w=1000&h=1000&v=no-change&q

 

 

    • Com a evaporação frequente da água devido ao calor, qual seria a melhor maneira de repor a água sem afetar os peixes?
  1. Prevenção de Saltos:

    • Qual é a altura máxima que um Killifish Gardneri pode saltar?
    • Pensei em adicionar grades como na imagem abaixo, cada um com cerca de 10 cm de altura. Da superfície da água até o topo, teria cerca de 12 cm. Isso seria suficiente para evitar que os peixes saltem para fora do aquário?

large_display_IMG20220521155208_2.jpg

grade anti pulo

 

https://www.thingiverse.com/thing:5391151

Exemplo disponível no modelo acima.

Agradeço desde já pela ajuda e pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos peixes não te posso ajudar muito... nunca mantive nem estudei essa espécie. Já em relação à rede... se optares pela primeira que apresentas, e ela ficar bem presa, os peixes já não conseguem escapar do aquário. A questão da evaporação pode ser resolvida com a adição de água à medida que ela for evaporando - eu faço isso no meu aquário de 3 em 3 dias, mais ou menos. A quantidade é tão pouca que não deverá afetar os parâmetros da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei umas placas de PVC Transparente no leroy e fiz umas tampas amovíveis. Assim consigo controlar de certa forma a evaporação, e elas acabam por me dar uma bancada de apoio para quando preciso de mexer no aquário, para manuteção.
De qualquer forma, dado que tenho lily pipes, e mais material a sair do aqua, não consigo tapar tudo, e já tive um peixe a suicidar-se. A ideia da rede é interessante, mas teria de dar para colocar e tirar facilmente.

Eu com as tampas, não tenho feito reposição de água, todos os fins de semana quando faço a TPA coloco a água evaporada de volta já tratada. Mas se por acaso durante a semana for preciso, coloco normalmente. Será tão pouca que não irá afectar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Decidi fazer como video abaixo, materiais muito barato. Saiu por menos de R$ 20,00 ou €3,27

"O killifish gardneri, também conhecido como Fundulopanchax gardneri, é conhecido por sua habilidade de saltar. Estes peixes podem saltar distâncias relativamente curtas em seu habitat natural, geralmente entre 10 a 15 centímetros, para escapar de predadores ou explorar novos ambientes. Em cativeiro, é importante cobrir o aquário para evitar que saltem para fora, pois são saltadores ágeis e podem saltar distâncias comparáveis."  por chatgpt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, AquaAventureiro disse:

Decidi fazer como video abaixo, materiais muito barato. Saiu por menos de R$ 20,00 ou €3,27

Sistema interessante. Não resolve na questão da evaporação, mas daí não salta! Depois manda fotos do teu.
Para mim algo assim não daria, pois tenho muito fio e material a entrar e sair do aquario, teria de ajustar e de comprometer o sistema. Mas muito interessante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Hugo Sousa Photography said:

Sistema interessante. Não resolve na questão da evaporação, mas daí não salta! Depois manda fotos do teu.
Para mim algo assim não daria, pois tenho muito fio e material a entrar e sair do aquario, teria de ajustar e de comprometer o sistema. Mas muito interessante!

Acabarias por conseguir fazer a coisa, com uns "L's" e alguma paciência. De qualquer forma, se a ideia é ter um aquário aberto, é sempre uma solução um bocadinho estranha, porque em vez de uma tampa ficas com uma rede. Só vejo uma vantagem... melhor oxigenação.

Dependendo das espécies, pela experiência que tenho, se o peixe se habituar ao aquário na primeira semana, já não salta. Tive esse problema com os camarões... na primeira semana devo ter perdido uns 5 ou 6 Amanos mas a partir daí é raro encontrar algum no chão. Acontece (principalmente a seguir a uma TPA, por exemplo), mas é muitíssimo raro. Para "ajudar" a esta habituação, um pedaço de película de cozinha por cima do tanque, resolve.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

se a ideia é ter um aquário aberto, é sempre uma solução um bocadinho estranha, porque em vez de uma tampa ficas com uma rede.

Exacto. Percebo para quem tem peixes, como o @AquaAventureiro que são saltadores por natureza, pelo que percebi. No meu caso, não me parece que seja o caso, apesar de ter tido um Cardinal suicida que saltou de facto para cima da minha "tampa"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Hugo Sousa Photography said:

Exacto. Percebo para quem tem peixes, como o @AquaAventureiro que são saltadores por natureza, pelo que percebi. No meu caso, não me parece que seja o caso, apesar de ter tido um Cardinal suicida que saltou de facto para cima da minha "tampa"

No caso dele faz sentido ter uma tampa. Acho eu. Esteticamente ficava mais agradável. No teu caso, como no meu, eu gosto de ver os aquários abertos. Há mais evaporação, sim, mas nada do outro mundo... eu reponho (nesta altura do ano) 2 litros de água de 3 em 3 dias, mais ou menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.