Pause


Recommended Posts

large.IMG_0059.jpegApós uma longa pausa e de ter dado todo o meu material de aquariofilia… resolvi recomeçar pois a cabeça precisava de uma pausa.

Comecei ontem, tudo novinho em folha.

 

1 - Pause

2 - 15/07/2024

3 - 80x40x60
3.1 - 192l

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro externo EHEIN Professionel 4+350
4.2 - Termostato EHEIN 150W
4.3 - Iluminação chirios calha B80cm, para já com 6h/dia
4.4 - Sistema de CO2 não tem


5 - Substratos & decorações
- Tropica soil plants 18l
- raiz na natural tanganiyka

7 - Fauna
- Ainda não sei, mas vai ter camarões de certeza

8 - Plantas
- Echinodorus quadricostatus tenellus
Editado por Marisa Belchior
Acrescentei o setup e imagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marisa. Eu colocava mais plantas para preencher mais o aquário e para aproveitar os nutrientes que o solo da Tropica têm. Assim como está podes vir a ter um boom de algas!

Até lá,  é ir trocando muitas vezes uma parte da água para evitar problemas. 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Tozé já disse quase tudo, mas vou deixar mais umas dicas... que tal umas pedras, para acompanhar a madeira (podem ser pedras roladas, recolhidas na margem de algum rio ou riacho - tratadas, claro, mas com alguma dimensão), algumas anubias no tronco, para tornar a coisa mais "bonita" e umas plantas de crescimento mais rápido no fundo? Tens um bom setup... é uma questão de trabalhar um bocadinho mais. Faz uma pesquisa de imagens e, dentro do que já tens, escolhe o que gostavas de ter. Eu acho que funcionaria muito bem um "River Bed"... Vallisnerias, Hygrophilas... por aí.

Já agora... bem vinda de volta ao hobby! Quem gosta, gosta sempre 🙂 .

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Melhorou bastante! 

Porque não colocas o inflow do filtro na vertical? 

Podes e deves encher com mais água,  tem apenas atenção para que o nível da água não toque nos apoios da calha para evitar fugas.

O termómetro coloca o mais afastado possível do local onde tens o termóstato. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhorou bastante! 
Porque não colocas o inflow do filtro na vertical? 
Podes e deves encher com mais água,  tem apenas atenção para que o nível da água não toque nos apoios da calha para evitar fugas.
O termómetro coloca o mais afastado possível do local onde tens o termóstato. 
 

Obrigada pelas dicas.
Acho que coloco assim por hábito… antigamente era como colocava pois tinha imensas plantas a esconder.
Vou colocar o termómetro mais longe e encher com mais água.
Entretanto arranjei um inflow e outflow de inox. Estou maravilhada com as cenas que hoje se encontram facilmente. Antigamente era difícil aqui no Porto encontrar o que quer que fosse.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.image.jpg

tinha cá por casa esta botija de CO2z já não me lembro como punha isto a funcionar. Acho que tinha um conta bolhas ligado ao difusor. Agora quero

colocar o CO2 a sair diretamente no outflow.

o que preciso mais de arranjar?

obrigada desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Marisa Belchior said:

o que preciso mais de arranjar?

Há quanto tempo está parada? Não percebo muito de garrafas pressurizadas, mas se levares isso a alguma empresa especializada no assunto, talvez consigas fazer um teste para ver se tudo está OK. Para por isso a funcionar com o CO2 a sair do outflow, precisas comprar um difusor in-liner com o diâmetro das tuas mangueiras. Cortas a mangueira de saída do filtro, onde fica instalado esse difusor, e ligas a saída da botija de CO2 ao mesmo dispositivo. Se o teu solenóide ainda estiver a funcionar sem fugas, podes controlar a quantidade de CO2 com um drop checker (solução mais barata). Se quiseres ter um conta-bolhas terás que comprar um solenóide com conta-bolhas, que ficará mais caro. Uma opção ainda mais dispendiosa que as duas que te falei é comprar um atomizador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo estar parada há 6 anos talvez. Na altura tinha um difusor da ADA e um conta bolhas da ADA.
Acho que comprei um atomizador. Mas como consigo medir o CO2 com o mesmo?
Se calhar é melhor ir à loja com a botija mesmo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Marisa Belchior said:

Devo estar parada há 6 anos talvez. Na altura tinha um difusor da ADA e um conta bolhas da ADA.
Acho que comprei um atomizador. Mas como consigo medir o CO2 com o mesmo?
Se calhar é melhor ir à loja com a botija mesmo

Com o atomizador não consegues contar as bolhas. Mas também não acho que precises. Desde que o drop-checker indique que o CO2 dentro do aquário, enquanto as luzes estão ligadas, está na quantidade correcta, está OK. Claro que, por vezes, saber o número de bolhas por segundo é um bom indicador... mas não absolutamente necessário. Vou dar-te o meu exemplo... eu uso o drop-checker sempre no verde (a fugir para o amarelo). Com isso, não preciso saber o número de bolhas por segundo que sai da garrafa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Marisa Belchior said:

Aconselhas ligar simultaneamente que as luzes ou algum tempo antes? E desligar, quando?

O ideal é ligar uma hora antes das luzes acenderem e apagar uma hora antes também. Mas depende muito do tanque. No meu, eu gosto de ligar duas horas antes.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após várias tentativas lá conseguimos por o CO2 a bombar. Estava complicado pois o manómetro da botija estava a perder água, até que o meu marido se lembrou que tinha guardado uma válvula que deveria ser dália. E não é que era mesmo?

para já peixes bem, CO2 a verde e plantas bem.

vamos ver o restolarge.IMG_3789.jpeg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa! Um truque que podes usar para evitar fugas é colocar fita de eletricista em todas as roscas. Eu faço isso em todo o meu equipamento. É uma fita barata, e resulta muito bem. Para ter certeza que não existem fugas, podes misturar um bocadito de liquido da louça com água num borrifador, e borrifar as juntas. Se fizer bolinhas, está a perder gás.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.