Recommended Posts

Publicado (editado)

large.IMG_0059.jpegApós uma longa pausa e de ter dado todo o meu material de aquariofilia… resolvi recomeçar pois a cabeça precisava de uma pausa.

Comecei ontem, tudo novinho em folha.

1 - Pause

2 - 15/07/2024

3 - 80x40x60
3.1 - 192l

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro externo EHEIN Professionel 4+350
4.2 - Termostato EHEIN 150W
4.3 - Iluminação chirios calha B80cm, para já com 6h/dia
4.4 - Sistema de CO2 não tem

5 - Substratos & decorações
- Tropica soil plants 18l
- raiz na natural tanganiyka

7 - Fauna
- Ainda não sei, mas vai ter camarões de certeza

8 - Plantas
- Echinodorus quadricostatus tenellus
Editado por Marisa Belchior
Acrescentei o setup e imagem
Publicado:

Aceitam-se sugestões pois já vi que muita coisa mudou desde que eu achava que percebia alguma coisa de aquários 

Publicado:

Olá Marisa. Eu colocava mais plantas para preencher mais o aquário e para aproveitar os nutrientes que o solo da Tropica têm. Assim como está podes vir a ter um boom de algas!

Até lá,  é ir trocando muitas vezes uma parte da água para evitar problemas. 

• Obrigado(a) 1
Publicado:

O Tozé já disse quase tudo, mas vou deixar mais umas dicas... que tal umas pedras, para acompanhar a madeira (podem ser pedras roladas, recolhidas na margem de algum rio ou riacho - tratadas, claro, mas com alguma dimensão), algumas anubias no tronco, para tornar a coisa mais "bonita" e umas plantas de crescimento mais rápido no fundo? Tens um bom setup... é uma questão de trabalhar um bocadinho mais. Faz uma pesquisa de imagens e, dentro do que já tens, escolhe o que gostavas de ter. Eu acho que funcionaria muito bem um "River Bed"... Vallisnerias, Hygrophilas... por aí.

Já agora... bem vinda de volta ao hobby! Quem gosta, gosta sempre 🙂 .

• Obrigado(a) 1
  • 4 semanas depois...
Publicado:

Obrigada pelas dicas.

acrescentei uns calhaus que tinha cá por casa.

ja tem Flora e fauna. Agora é esperar e ver o que vai sair daquilarge.IMG_3776.jpeg

• Gosto 1
Publicado:

Melhorou bastante! 

Porque não colocas o inflow do filtro na vertical? 

Podes e deves encher com mais água,  tem apenas atenção para que o nível da água não toque nos apoios da calha para evitar fugas.

O termómetro coloca o mais afastado possível do local onde tens o termóstato. 

Publicado:
Melhorou bastante! 
Porque não colocas o inflow do filtro na vertical? 
Podes e deves encher com mais água,  tem apenas atenção para que o nível da água não toque nos apoios da calha para evitar fugas.
O termómetro coloca o mais afastado possível do local onde tens o termóstato. 

Obrigada pelas dicas.
Acho que coloco assim por hábito… antigamente era como colocava pois tinha imensas plantas a esconder.
Vou colocar o termómetro mais longe e encher com mais água.
Entretanto arranjei um inflow e outflow de inox. Estou maravilhada com as cenas que hoje se encontram facilmente. Antigamente era difícil aqui no Porto encontrar o que quer que fosse.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Publicado:

large.image.jpg

tinha cá por casa esta botija de CO2z já não me lembro como punha isto a funcionar. Acho que tinha um conta bolhas ligado ao difusor. Agora quero

colocar o CO2 a sair diretamente no outflow.

o que preciso mais de arranjar?

obrigada desde já

Publicado:
1 hour ago, Marisa Belchior said:

o que preciso mais de arranjar?

Há quanto tempo está parada? Não percebo muito de garrafas pressurizadas, mas se levares isso a alguma empresa especializada no assunto, talvez consigas fazer um teste para ver se tudo está OK. Para por isso a funcionar com o CO2 a sair do outflow, precisas comprar um difusor in-liner com o diâmetro das tuas mangueiras. Cortas a mangueira de saída do filtro, onde fica instalado esse difusor, e ligas a saída da botija de CO2 ao mesmo dispositivo. Se o teu solenóide ainda estiver a funcionar sem fugas, podes controlar a quantidade de CO2 com um drop checker (solução mais barata). Se quiseres ter um conta-bolhas terás que comprar um solenóide com conta-bolhas, que ficará mais caro. Uma opção ainda mais dispendiosa que as duas que te falei é comprar um atomizador.

Publicado:

Devo estar parada há 6 anos talvez. Na altura tinha um difusor da ADA e um conta bolhas da ADA.
Acho que comprei um atomizador. Mas como consigo medir o CO2 com o mesmo?
Se calhar é melhor ir à loja com a botija mesmo

Publicado:
5 minutes ago, Marisa Belchior said:

Devo estar parada há 6 anos talvez. Na altura tinha um difusor da ADA e um conta bolhas da ADA.
Acho que comprei um atomizador. Mas como consigo medir o CO2 com o mesmo?
Se calhar é melhor ir à loja com a botija mesmo

Com o atomizador não consegues contar as bolhas. Mas também não acho que precises. Desde que o drop-checker indique que o CO2 dentro do aquário, enquanto as luzes estão ligadas, está na quantidade correcta, está OK. Claro que, por vezes, saber o número de bolhas por segundo é um bom indicador... mas não absolutamente necessário. Vou dar-te o meu exemplo... eu uso o drop-checker sempre no verde (a fugir para o amarelo). Com isso, não preciso saber o número de bolhas por segundo que sai da garrafa.

• Gosto 1
Publicado:

Muito obrigada pela ajuda.
Amanhã dou novidades.
Aconselhas ligar simultaneamente que as luzes ou algum tempo antes? E desligar, quando?

Publicado: (editado)
2 hours ago, Marisa Belchior said:

Aconselhas ligar simultaneamente que as luzes ou algum tempo antes? E desligar, quando?

O ideal é ligar uma hora antes das luzes acenderem e apagar uma hora antes também. Mas depende muito do tanque. No meu, eu gosto de ligar duas horas antes.

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:

Após várias tentativas lá conseguimos por o CO2 a bombar. Estava complicado pois o manómetro da botija estava a perder água, até que o meu marido se lembrou que tinha guardado uma válvula que deveria ser dália. E não é que era mesmo?

para já peixes bem, CO2 a verde e plantas bem.

vamos ver o restolarge.IMG_3789.jpeg

• Gosto 1
Publicado:

Boa! Um truque que podes usar para evitar fugas é colocar fita de eletricista em todas as roscas. Eu faço isso em todo o meu equipamento. É uma fita barata, e resulta muito bem. Para ter certeza que não existem fugas, podes misturar um bocadito de liquido da louça com água num borrifador, e borrifar as juntas. Se fizer bolinhas, está a perder gás.

• Gosto 1