Problemas com termostato e saúde do Betta - Preciso de ajuda! (conteúdo extenso)


Recommended Posts

 

Olá a todos, desculpem entrar assim de rompante, mas sou a Marta tenho 20 anos e estou a enfrentar um problema sério com o meu aquário e preciso de ajuda urgente. Tenho um Betta macho desde janeiro num aquário pequeno de 2L. A água sempre foi trocada regularmente e ele era alimentado duas vezes ao dia com apenas 3/4 flocos. Apesar de comer bastante, sempre esteve saudável.

Na última sexta-feira, decidimos dar-lhe novos companheiros porque sempre tivemos pena de o ver muito sozinho, e optamos por um aquário maior de 16L com filtro e termostato. Instalei pedras e pedrinhas no fundo, uma pedra tipo gruta para eles se esconderem e brincarem, além de uma planta artificial.

Tudo parecia bem. Instalámos o filtro (que veio com o aquário Aquatlantis Funny Fish 35 - Aquário 16L) e o termostato (Marina 25W). 
Montámos o aquario e ajustámos inicialmente o termostato para o valor médio, enquanto os peixes esperavam no aquário antigo. Colocamos o Betta e mais três novos peixinhos no aquário maior quando a água já estava a 27ºC e baixámos o termostato para o mínimo, sempre a monitorar. Passaram-se horas e o valor de Celsius continuava sempre o mesmo. Fomos dormir.
Para nossa surpresa, hoje de manhã, encontrámos dois peixes mortos: um Tetra Fogo e um Tetra Imperador Negro. Apenas o Betta e o Rasbora branco/vermelho sobreviveram.

Fiquei chocada ao ver que a temperatura da água estava a 35 graus! Não entendo o que aconteceu para o termostato ter aquecido tanto, mesmo estando no mínimo.
Agora, transferimos o Betta e o companheiro sobrevivente para um aquário de 2L (sei que é pequeno, mas não queria que eles ficassem mais tempo na água quente). O que me preocupa é que o Betta está a ficar com manchas castanhas, como se estivesse a ficar com “ferrugem”.

Por favor, entendam que não fiz nada disto por mal e não sabia que o termostato poderia aquecer tanto. Tenho muito carinho por este peixe e ele sempre foi bem cuidado. Não quero que ele morra.
Tenho, por isso, algumas perguntas e agradecia imenso se me ajudassem:

O que devo fazer?

Alguém tem dicas ou sugestões?

Pode ter havido outra causa para as mortes dos peixes, tipo doença?

Há realmente necessidade de um termostato? A temperatura ambiente da água está a marcar 24ºC.


É necessário mudar a comida? O Betta comia ração específica para Betta Enhancing Colour, mas agora comprámos uma da JBL para todas as espécies.

Também gostaria de saber como anexar imagens aqui no fórum, pois não consegui fazer isso e gostaria de mostrar o estado atual do Betta.

Muito obrigada! Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 litros é muito pouco para um Betta. Ele não vivia... sobrevivia!!! 16 litros já é um pouquinho mais mas, na minha opinião, continua a ser pouco para o Betta... ainda mais com os outros 3 peixes que acrescentou ao grupo. Os Bettas são peixes muito territoriais. Não teria coragem de colocar essas 4 espécies juntas, ainda por cima num aquário de plástico.

A morte dos peixes foi quase com certeza provocada pelo aquecimento da água. Já as manchas, não sei se podem ser provocadas por isso. Colocou o termostato no mínimo ou no máximo? Regra geral, um termostato deve ser escolhido de forma a que 1 litro de água correspondam a 1 watt. Não me parece que a quantidade de watts esteja completamente desadequada à capacidade do seu aquário, mas o termostato pode estar com um problema. Os Bettas gostam de temperaturas entre os 25 e os 28 graus, mas suportam os 22 e os 30... poderá colocá-lo no aquário, sem termostato, e pensar em comprar um termostato novo ou pedir a substituição desse à loja, para quando as temperaturas começarem a descer.

Só uma pergunta... a Marta fez o ciclo do azoto nesse aquário novo? E usa algum condicionador quando faz as mudanças de água? Usar água da torneira sem acondicionador pode ser um risco... se a água da rede tiver elementos prejudiciais aos peixes e não tiver um filtro ciclado isso pode provocar também a morte dos animais.

Bem... são muitas questões e isto pode causar muita confusão. No seu lugar, e caso queira dar um bom lar ao seu peixe, o que eu faria era procurar informação sobre a ciclagem de um aquário... e a utilização de elementos naturais no mesmo (areia, plantas, etc.). No fundo, perceber bem aquilo que um Betta precisa para viver confortavelmente num tanque. A alternativa é devolvê-lo à loja, porque nas condições em que tem o peixe ele não vai durar muito tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marta N Albuquerque 

Bem vinda ao Fórum

Os peixes deve ter morrido por causa da água quente ,aliáda há falta de ter feito o ciclo do azoto,neste caso não deve ter a haver com a comida.

Tens aqui como colocares fotos aqui.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/07/2024 at 17:57, JoseCarlosMarques disse:

2 litros é muito pouco para um Betta. Ele não vivia... sobrevivia!!! 16 litros já é um pouquinho mais mas, na minha opinião, continua a ser pouco para o Betta... ainda mais com os outros 3 peixes que acrescentou ao grupo. Os Bettas são peixes muito territoriais. Não teria coragem de colocar essas 4 espécies juntas, ainda por cima num aquário de plástico.

A morte dos peixes foi quase com certeza provocada pelo aquecimento da água. Já as manchas, não sei se podem ser provocadas por isso. Colocou o termostato no mínimo ou no máximo? Regra geral, um termostato deve ser escolhido de forma a que 1 litro de água correspondam a 1 watt. Não me parece que a quantidade de watts esteja completamente desadequada à capacidade do seu aquário, mas o termostato pode estar com um problema. Os Bettas gostam de temperaturas entre os 25 e os 28 graus, mas suportam os 22 e os 30... poderá colocá-lo no aquário, sem termostato, e pensar em comprar um termostato novo ou pedir a substituição desse à loja, para quando as temperaturas começarem a descer.

Só uma pergunta... a Marta fez o ciclo do azoto nesse aquário novo? E usa algum condicionador quando faz as mudanças de água? Usar água da torneira sem acondicionador pode ser um risco... se a água da rede tiver elementos prejudiciais aos peixes e não tiver um filtro ciclado isso pode provocar também a morte dos animais.

Bem... são muitas questões e isto pode causar muita confusão. No seu lugar, e caso queira dar um bom lar ao seu peixe, o que eu faria era procurar informação sobre a ciclagem de um aquário... e a utilização de elementos naturais no mesmo (areia, plantas, etc.). No fundo, perceber bem aquilo que um Betta precisa para viver confortavelmente num tanque. A alternativa é devolvê-lo à loja, porque nas condições em que tem o peixe ele não vai durar muito tempo.

On 08/07/2024 at 21:20, Alvaro Silva disse:

Boas Marta N Albuquerque 

Bem vinda ao Fórum

Os peixes deve ter morrido por causa da água quente ,aliáda há falta de ter feito o ciclo do azoto,neste caso não deve ter a haver com a comida.

Tens aqui como colocares fotos aqui.

 

Saudações

Olá, José e Alvaro.

Muito obrigada pelas vossas respostas detalhadas e pelas informações.

Eu realmente não sabia que 2 litros era tão insuficiente para o Betta, e fico triste em saber que ele estava apenas a sobreviver. Vou me esforçar agora para lhe proporcionar um ambiente melhor.

Termostato: O termostato estava ajustado para o mínimo, mas ele ainda aqueceu a água até 32 graus. Vou considerar a possibilidade de um defeito e verificar a troca ou substituição na loja. Enquanto isso, vou monitorar a temperatura ambiente que está em torno de 27 graus.

Ciclo do Azoto: Eu não fiz o ciclo do azoto neste aquário novo. Conseguiriam explicar-me melhor em que consiste? Ou fornecer um video/site que o faça? As informações na internet acerca do tema pareceram-me extremamente confusas. Admito que esta é uma área onde preciso de mais conhecimento.

Condicionador de Água: Eu uso água da torneira e, na maioria das vezes, adiciono condicionador de água. Foi-me logo mandado comprar aquando aquisição do Betta.

Elementos Naturais: Vou pesquisar sobre a ciclagem de um aquário e a utilização de elementos naturais como areia e plantas para criar um ambiente mais saudável para o Betta.

Em relação às manchas no Betta, aqui está uma fotografia: https://imgur.com/a/NQTXVH7

Mais uma vez, muito obrigada pelas dicas e conselhos. Quero realmente dar um bom lar aos meus peixes e vou me esforçar para tal. Se tiverem mais alguma recomendação ou sugestão, estou aberta a ouvir. Obrigada!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O Betta é um peixe extremamente territorialista; os machos não gostam da presença de nenhum outro peixe. Durante a reprodução, a fêmea é colocada por um curto período de tempo e logo é retirada. O Betta não é resistente ao estresse; se ele se estressar muito, pode morrer.

Creio que para um Betta, um aquário de pelo menos 10 litros seja suficiente.

Com relação à temperatura, podem ter ocorrido duas possibilidades: ou seu termômetro quebrou, ou de fato a água estava muito quente.

Uma opção para refrigerar a água com um produto de baixo custo é seguir a dica do vídeo abaixo:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, AquaAventureiro said:

Uma opção para refrigerar a água com um produto de baixo custo é seguir a dica do vídeo abaixo:

Eu não quero ser o portador de más notícias, mas comprei uma dessas para colocar no meu aquário e não deu em nada. A temperatura não baixou nem um grau! Por acaso estou a pensar numa solução para estes dias quentes. A minha água está nos 26º... quando devia estar abaixo dos 24º. Ainda não é grave, e dizem que as temperaturas aqui na minha zona vão descer, mas já notei algumas alterações na presença das algas... ando a fazer mudanças de água de dois em dois dias para contrariar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.