Recommended Posts

Publicado:
há 49 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas FcPf314

Podes sim colocar um filtro de mochila desde que estudes bem onde o vais colocar  depois cortares a tampa um pouco mais larga que o filtro para poderes mexer bem no filtro,para cortares a tampa podes usar uma faca velha aqueces no fogão e cortas como queres, mas têns que estudar bem a coisa,e só cortas depois de teres já o filtro contigo para saberes o que vais cortar na tampa do aquário.

Tudo tem solução,é preciso queres.

Saudações

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Se trocares essa por aquele material que o Álvaro te mostrou, seria melhor. Deves estar a falar de Argila Expandida, certo? Isso geralmente usa-se por baixo do substrato. Podes usar dentro do filtro, mas não é o material mais eficaz.

Não existem milagres! O ideal seria arranjares uma maneira de colocar um filtro de mochila ou um filtro externo. Há quem corte as tampas... há quem as retire. Também há quem retire a tampa e coloque apenas uma rede, para evitar situações como a que referes com o teu gato. Terás que ser tu a encontrar a melhor solução. Mas olha que eu também tenho um gato e ele nunca mostrou grande interesse no meu aquário (que foi sempre aberto).

O problema da lã filtrante, como te falei, é que fica saturada muito rapidamente. Se a mudas, perdes bactérias... se não mudas, corres o risco de reduzir o caudal do filtro. Com a esponja é mais fácil limpar e voltar a colocar lá dentro.

Atenção a todas essas mudanças que tens feito... não adianta nada estar a fazer o ciclo do Azoto e depois mudar constantemente o material que tens dentro do filtro. Estás a retirar as bactérias que estão lá alojadas e a colocar material que não tem bactérias nenhumas.

Já estive a ver e vou então cortar um filtro de cascata e corto a tampa.

Qual o filtro que me aconselham? O aquário tem cerca de 50Lt.

E depois como faço a substituição do filtro sem perder o trabalho que fiz até agora?

Publicado:

Sobre o filtro de cascata vê aqui para escolheres e saberes o que vais comprar, https://casadosdiscus.pt/categoria-do-produto/filtragem/cascata-mochila/   

Então se tiveres já as matérias filtrantes é só colocares no filtro novo e esta a andar.

Saudações

Publicado: (editado)
3 hours ago, Alvaro Silva said:

Então se tiveres já as matérias filtrantes é só colocares no filtro novo e esta a andar.

Não ficará logo, logo a andar, mas vais com um avanço já grande. Dá-lhe mais uma ou duas semanitas, porque vais ficar com mais espaço e nesse espaço podes enfiar esponjas e/ou media que vão começar o processo do início. Em relação à escolha do filtro... as escolhas caem geralmente sobre o Tidal, da Seachem, ou o Liberty, da Eheim.

Pensa bem em tirar ou não a tampa do aquário. Antes de a cortar, no teu lugar, eu arriscava uns dias sem tampa e avaliava o comportamento do gato. 

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:

O Liberty da eheim está a um preço acessível, mas pelo que me pareceu vem só com esponja, não devia vir com filtragem biológica? Ou posso mandar o que tenho lá para dentro?

Publicado:
2 hours ago, FcPf314 said:

O Liberty da eheim está a um preço acessível, mas pelo que me pareceu vem só com esponja, não devia vir com filtragem biológica? Ou posso mandar o que tenho lá para dentro?

A ideia é essa... pegares no que tens e colocar lá dentro para continuares o ciclo. Mas avalia bem o tamanho do filtro... vê qual é o recomendado para o teu tamanho de tanque e compra o tamanho acima 😉 .