Dúvidas sobre Ciclo de Azoto


Recommended Posts

há 49 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas FcPf314

Podes sim colocar um filtro de mochila desde que estudes bem onde o vais colocar  depois cortares a tampa um pouco mais larga que o filtro para poderes mexer bem no filtro,para cortares a tampa podes usar uma faca velha aqueces no fogão e cortas como queres, mas têns que estudar bem a coisa,e só cortas depois de teres já o filtro contigo para saberes o que vais cortar na tampa do aquário.

Tudo tem solução,é preciso queres.

 

Saudações

 

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Se trocares essa por aquele material que o Álvaro te mostrou, seria melhor. Deves estar a falar de Argila Expandida, certo? Isso geralmente usa-se por baixo do substrato. Podes usar dentro do filtro, mas não é o material mais eficaz.

Não existem milagres! O ideal seria arranjares uma maneira de colocar um filtro de mochila ou um filtro externo. Há quem corte as tampas... há quem as retire. Também há quem retire a tampa e coloque apenas uma rede, para evitar situações como a que referes com o teu gato. Terás que ser tu a encontrar a melhor solução. Mas olha que eu também tenho um gato e ele nunca mostrou grande interesse no meu aquário (que foi sempre aberto).

O problema da lã filtrante, como te falei, é que fica saturada muito rapidamente. Se a mudas, perdes bactérias... se não mudas, corres o risco de reduzir o caudal do filtro. Com a esponja é mais fácil limpar e voltar a colocar lá dentro.

 

Atenção a todas essas mudanças que tens feito... não adianta nada estar a fazer o ciclo do Azoto e depois mudar constantemente o material que tens dentro do filtro. Estás a retirar as bactérias que estão lá alojadas e a colocar material que não tem bactérias nenhumas.

Já estive a ver e vou então cortar um filtro de cascata e corto a tampa.

Qual o filtro que me aconselham? O aquário tem cerca de 50Lt.

E depois como faço a substituição do filtro sem perder o trabalho que fiz até agora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o filtro de cascata vê aqui para escolheres e saberes o que vais comprar, https://casadosdiscus.pt/categoria-do-produto/filtragem/cascata-mochila/   

Então se tiveres já as matérias filtrantes é só colocares no filtro novo e esta a andar.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Alvaro Silva said:

Então se tiveres já as matérias filtrantes é só colocares no filtro novo e esta a andar.

Não ficará logo, logo a andar, mas vais com um avanço já grande. Dá-lhe mais uma ou duas semanitas, porque vais ficar com mais espaço e nesse espaço podes enfiar esponjas e/ou media que vão começar o processo do início. Em relação à escolha do filtro... as escolhas caem geralmente sobre o Tidal, da Seachem, ou o Liberty, da Eheim.

Pensa bem em tirar ou não a tampa do aquário. Antes de a cortar, no teu lugar, eu arriscava uns dias sem tampa e avaliava o comportamento do gato. 

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Liberty da eheim está a um preço acessível, mas pelo que me pareceu vem só com esponja, não devia vir com filtragem biológica? Ou posso mandar o que tenho lá para dentro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, FcPf314 said:

O Liberty da eheim está a um preço acessível, mas pelo que me pareceu vem só com esponja, não devia vir com filtragem biológica? Ou posso mandar o que tenho lá para dentro?

A ideia é essa... pegares no que tens e colocar lá dentro para continuares o ciclo. Mas avalia bem o tamanho do filtro... vê qual é o recomendado para o teu tamanho de tanque e compra o tamanho acima 😉 . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.