Dúvidas sobre Ciclo de Azoto


Recommended Posts

Boa noite a todos, sempre gostei de ver um bonito aquário e decidi aventurar-me e criar o meu próprio aquário. Optei por um kit com aquário de 45Lt, iluminação Led 6w, filtro mini biobox, bomba com capacidade de 230Lt/h e termostato de 50W.

Li muito sobre o ciclo de azoto e no primeiro dia enchi o aquário e coloquei aquasafe para retirar o cloro. Os testes de análise de água e o acelerador biológico foram comprados online e só chegaram uma semana depois. Quando chegaram fiz um teste de amónia que pareceu dar entre 0,2 e 0,5 (digo parece porque tenho que comparar a cor do liquido com uma imagem e não tenho bem a certeza) e nitritos e nitratos deu zero. Como vi que a amónia subiu adicionei o acelerador biológico. Após isso faço testes de 3 em 3 dias e os resultados dos testes são sempre os mesmos, amónia entre 0,2 e 0,5 e nitritos e nitratos sempre 0. Já passaram 3 semanas desde a montagem do aquário e duas após adicionar o acelerador biológico e o início de testes de 3 em 3 dias. Desde o primeiro dia que fui adicionando ração para acelerar o processo e após o 3° dia que tenho a água turva, cada vez mais.

Pelo que leio já devia ter subido o valor de nitritos, mas nos testes dá sempre zero.

Estou a pedir a vossa ajuda porque não sei o que fazer. O que estarei a fazer de errado? Agradeço a quem me conseguir ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Essa água turva, talvez esteja diretamente ligada às bactérias e ao ciclo de azoto. Pergunto: esse filtro tem capacidade para colocar cerâmicas para que as bactérias se alojem? Porque talvez estejam em suspensão na coluna de água!

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela resposta, o filtro é constituído por 4 camadas, 1 de fibra xs (de cor branca), 1 de carvão activo (cor preta), 1 de esponja grossa (cor azul) e 1 de aquaclay (cor castanha) que segundo li é mesmo para manter a colónia de bactérias.

Eu sou ignorante na matéria, mas parece-me que a água turva deve-se à ração que fui adicionando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas FcP314

Bem vindo ao Fórum.

Começo pelo carvão activo,bem o podes retirar,não faz lá falta,o carvão activo só se coloca num filtro depois de se ter feito um tratamento no aquário com alum remédio,

e só se pode ter no filtro no máximo um mês,a partir dai ele já não retira nada do aquário,e antes pelo contrario começa a lagar tudo o que absoveu para a água novamente.

 

Em geral quando há esse problema de a água turva são as bactérias heterotróficas que são aquelas que se alimentam dessa matéria se multilicam em grande quantidade e turva a água, muitas das vezes uma das principais causas da água  turava (leitosa) é o excesso  de matéria organica na água,o que não é o teu caso,ou é como tu dizes que tens colocado comer dos peixes e portanto pode estar acumulado muito comer a apodrecer.

Será que esses testes estarão bons.

Durante duas semanas faz TPA,s duas vezes por semana,ai 20% a 30% de água.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Alvaro Silva disse:

Boas FcP314

Bem vindo ao Fórum.

Começo pelo carvão activo,bem o podes retirar,não faz lá falta,o carvão activo só se coloca num filtro depois de se ter feito um tratamento no aquário com alum remédio,

e só se pode ter no filtro no máximo um mês,a partir dai ele já não retira nada do aquário,e antes pelo contrario começa a lagar tudo o que absoveu para a água novamente.

 

Em geral quando há esse problema de a água turva são as bactérias heterotróficas que são aquelas que se alimentam dessa matéria se multilicam em grande quantidade e turva a água, muitas das vezes uma das principais causas da água  turava (leitosa) é o excesso  de matéria organica na água,o que não é o teu caso,ou é como tu dizes que tens colocado comer dos peixes e portanto pode estar acumulado muito comer a apodrecer.

Será que esses testes estarão bons.

Durante duas semanas faz TPA,s duas vezes por semana,ai 20% a 30% de água.

 

Saudações

Desde já obrigado pela resposta.

Também já duvidei dos testes. O teste de amónia é da NTLABS em que retiro 5Ml de água e acrescento 5 gotas de 3 produtos diferentes. O de nitritos e nitratos é uma fita da Terra que mede o pH, dureza total e dureza de carbonatos (DC + DT), nitrito (NO2-), nitrato (NO3-) e cloro (Cl2).

Estou a pensar ir a uma loja fazer a análise da água para confirmar estes valores.

Em relação à TPA duas vezes por semana durante duas semanas? É para limpar a água? Assim sendo devo parar de adicionar comida certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens feito as mudanças de água regulares, durante o ciclo? 1 vez por dia na primeira semana, 1 vez de dois em dois dias na segunda, 1 vez de 3 em 3 dias na terceira semana, e a partir daí 1 vez por semana. Pergunto isto porque não o referes. Falas que introduziste um acelerador biológico ao tanque, mas isso nem seria necessário.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que comida só muito pouco no início. Tipicamente põe -se sempre demasiado.

O filtro ideal deverá ter cerâmicas porosas, e um esponja eventualmente.

Dependendo do espaço: A esponja á entrada para reter a maior parte dos detritos que entram no filtro, as cerâmicas porosas a seguir e á saída lã branca para ajudar a água limpa.

Podes fazer o seguinte:

Quando fores fazer a TPA guarda a água que te tiraste do aqua, corta um garrafão de 6l e faz uma tina ( ou outro recipiente que tenhas),  lava o filtro e materiais filtrantes nessa água. E volta a inserir no aqua + a água nova pré-tratada!!.

Deves sempre ter água pré-tratada e deixar repousar aberta 24h no mínimo, usa garrafões de 6L e 20ml por garrafão de Sera aquatan ou outro.

 

Quando não tenho água do aqua uso água previamente tratada. Mas como estás a querer fazer ciclo só em último caso( para não atrasar).

Sim se tens água turva és capaz de estar a exagerar na comida, tens que dar tempo para se decompor naturalmente antes de adicionar mais...demora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tens feito as mudanças de água regulares, durante o ciclo? 1 vez por dia na primeira semana, 1 vez de dois em dois dias na segunda, 1 vez de 3 em 3 dias na terceira semana, e a partir daí 1 vez por semana. Pergunto isto porque não o referes. Falas que introduziste um acelerador biológico ao tanque, mas isso nem seria necessário.

 

Não fiz nenhuma mudança de água até agora. Mas é suposto fazer troca de água durante o ciclo de azoto?

há 11 horas, alf550 disse:

Atenção que comida só muito pouco no início. Tipicamente põe -se sempre demasiado.

O filtro ideal deverá ter cerâmicas porosas, e um esponja eventualmente.

Dependendo do espaço: A esponja á entrada para reter a maior parte dos detritos que entram no filtro, as cerâmicas porosas a seguir e á saída lã branca para ajudar a água limpa.

Podes fazer o seguinte:

Quando fores fazer a TPA guarda a água que te tiraste do aqua, corta um garrafão de 6l e faz uma tina ( ou outro recipiente que tenhas),  lava o filtro e materiais filtrantes nessa água. E volta a inserir no aqua + a água nova pré-tratada!!.

Deves sempre ter água pré-tratada e deixar repousar aberta 24h no mínimo, usa garrafões de 6L e 20ml por garrafão de Sera aquatan ou outro.

 

Quando não tenho água do aqua uso água previamente tratada. Mas como estás a querer fazer ciclo só em último caso( para não atrasar).

Sim se tens água turva és capaz de estar a exagerar na comida, tens que dar tempo para se decompor naturalmente antes de adicionar mais...demora...

Já cheguei à conclusão que é mesmo comida a mais. Se colocar a mão dentro do água e agitar a água vejo os flocos a surgir na água.

Mas apesar de tudo, e até havendo excesso de comida a amónia não devia ter aumentado? Ou será que já tenho as bactérias desenvolvidas? Mas mesmo com as bactérias não deveria ter nitratos ou nitritos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas FcPf314

Por isso é que eu disse,será que os testes estão bons!!

Sim primeiro devias ter Amônia e depois os Nitritos,e finalmente  o Nitratos e o ciclo pronto quer dizer em teoria,porque sendo ciclo quer dizer que se esta sempre no ciclo,não sei se me fiz entender.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, FcPf314 said:

Não fiz nenhuma mudança de água até agora. Mas é suposto fazer troca de água durante o ciclo de azoto?

Claro que sim! Da maneira como expliquei anteriormente.

Quanto ao resto, penso que o Álvaro já te respondeu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Alvaro Silva disse:

Boas FcPf314

Por isso é que eu disse,será que os testes estão bons!!

Sim primeiro devias ter Amônia e depois os Nitritos,e finalmente  o Nitratos e o ciclo pronto quer dizer em teoria,porque sendo ciclo quer dizer que se esta sempre no ciclo,não sei se me fiz entender.

Saudações

Certo, provavelmente serão os testes que não estão bons. Pode-me aconselhar uns bons testes para comprar?

há 33 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Claro que sim! Da maneira como expliquei anteriormente.

Quanto ao resto, penso que o Álvaro já te respondeu.

Eu perguntei se é normal trocar a água durante o ciclo de azoto se tudo tiver a correr bem, não no meu caso que tenho a água turva devido a excesso de comida.

Pergunto isso porque li e vi muitos vídeos sobre o ciclo e em nenhum vi que devia mudar a água, antes pelo contrário, que só devia fazer TPA quando o ciclo estiver completo e só depois da TPA é que adicionava os peixes.

Agora com essa informação, fiquei ainda mais baralhado do já estava.

Assim sendo vou fazer o seguinte: durante as próxima duas semanas vou fazer 4 TPA (2 por semana), sendo que na primeira TPA vou limpar o filtro com a água que retirar do aquário. Vou remover o filtro de carvão e não vou voltar a adicionar comida. Ao fim de uma semana vou fazer análise à água e ao fim da segunda semana volto a fazer análise. Consoante o resultado logo verei o que fazer a seguir. É isto que me recomendam certo?

Mais uma vez obrigado pelas vossas sugestões.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, FcPf314 said:

Eu perguntei se é normal trocar a água durante o ciclo de azoto se tudo tiver a correr bem, não no meu caso que tenho a água turva devido a excesso de comida.

Pergunto isso porque li e vi muitos vídeos sobre o ciclo e em nenhum vi que devia mudar a água, antes pelo contrário, que só devia fazer TPA quando o ciclo estiver completo e só depois da TPA é que adicionava os peixes.

Agora com essa informação, fiquei ainda mais baralhado do já estava.

Assim sendo vou fazer o seguinte: durante as próxima duas semanas vou fazer 4 TPA (2 por semana), sendo que na primeira TPA vou limpar o filtro com a água que retirar do aquário. Vou remover o filtro de carvão e não vou voltar a adicionar comida. Ao fim de uma semana vou fazer análise à água e ao fim da segunda semana volto a fazer análise. Consoante o resultado logo verei o que fazer a seguir. É isto que me recomendam certo?

Mais uma vez obrigado pelas vossas sugestões.

Que confusão que para aqui vai. Então é assim... depois de ter o aquário com água, a ideia é que o filtro (e todos os inertes que fazem parte do aquário - areia, decoração, etc.) desenvolvam bactérias benéficas que agirão como filtro biológico para eliminar os resíduos orgânicos gerados pelos peixes. Para que isso aconteça podemos apenas deixar o filtro a funcionar e ir medindo os níveis de Amónia, Nitritos e Nitratos até termos valores aceitáveis. Podemos ainda adicionar elementos que acelerem esse processo, nomeadamente um ou dois flocos de comida por dia ou agentes biológicos que são vendidos em frascos nas lojas da especialidade. O ciclo do azoto transforma Amónia em Nitritos e depois em Nitratos (que, em pouca quantidade, não fazem mal aos peixes, mas em grande quantidade sim - daí a necessidade de fazer as mudanças de água semanais, que é a única maneira de os retirar do aquário). Quando o aquário é montado, é normal que apareçam grandes quantidades de Amónia (sobretudo em aquários plantados com substrato fértil), mas como as tais bactérias benéficas ainda não estão estabelecidas, é necessário retirar todos os elementos em excesso com as trocas de água. Uma por dia durante a primeira semana, uma de dois em dois dias na segunda semana, uma de três em três dias na terceira semana, e a partir daí uma vez por semana deve chegar (por essa altura o ciclo deve estar completo). Não pode (ou deve) montar apenas o aquário, colocar uns flocos de comida lá dentro e deixar as coisas assim, com esperança que dê certo. As trocas de água são, a meu ver, fundamentais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Fazer o ciclo do azoto colocando dia sim,dia não comida de peixes durante duas semanas sem TPAs,ou fazer o ciclo fazendo como disse o José Caros são duas maneira de fazer uma coisa para um mesmo fim.

Eu particularmente gosto de fazer o ciclo do azoto como frisei aqui em cima sem fazer TPAs.

Agora cada um faz como lhe fizer mais jeito desde que faça o ciclo todo sem saltar etápas.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Alvaro Silva said:

Eu particularmente gosto de fazer o ciclo do azoto como frisei aqui em cima sem fazer TPAs.

É a primeira vez que estou a ouvir isso, Álvaro. Pode fazer algum sentido, mas o que acontece a toda a Amónia que é libertada quando o aquário é montado? Vai ficando por lá até as bactérias tomem conta dela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Pois é precisamente essa Amônia que vai espoletar as bacterias heterotróficas (Nitrificantes) que vai dár prosseguimento ao ciclo do azoto,o resto já sabes.

É uma questão de habito,eu sempre fis o ciclo sem fazer TPAs,e até te digo uma outra coisa,eu durante alguns anos eu nem TPAs fazia,só colocava a água que evaporava,e posso te dizer que morria-me menos peixes na altura do que agora,por isso é que eu não sou apologista de fazer grandes TPAs porque em jeral sempre que se faz uma TPA grande ai de 50% a meio da semana morre um ou mais peixes,pelo menos é essa a minha experiência,mesmo com todas as cautelas de choques térmicos.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Pois é precisamente essa Amônia que vai espoletar as bacterias heterotróficas (Nitrificantes) que vai dár prosseguimento ao ciclo do azoto,o resto já sabes.

É uma questão de habito,eu sempre fis o ciclo sem fazer TPAs,e até te digo uma outra coisa,eu durante alguns anos eu nem TPAs fazia,só colocava a água que evaporava,e posso te dizer que morria-me menos peixes na altura do que agora,por isso é que eu não sou apologista de fazer grandes TPAs porque em jeral sempre que se faz uma TPA grande ai de 50% a meio da semana morre um ou mais peixes,pelo menos é essa a minha experiência,mesmo com todas as cautelas de choques térmicos.

Abraços

Compreendo o conceito, mas julgo que pode ter haver com o aquário que estamos a manter. No meu caso, por exemplo, tenho um tanque quase em esteróides... fertilização todos os dias, luzes, CO2 a debitar 3 bolhas por segundo... as TPA's servem para zerar os níveis, e começar mais nova semana. Em alturas em que estou a tentar limpar o aquário de algas, esfregando-as das pedras, até chego a fazer TPA's todos os dias para remover todas as algas que ficam na coluna de água. Não deixa de fazer sentido não fazer mudanças de água em aquários que se pretendem mais duradouros. Tudo depende do que se quer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Pois o que eu disse é sim para aquários para durar muito tempo,não é só uns mêses ou um ano como os teus e de outros aquáriofilistas e que concorrem a concursos,eu hoje faço nos dois aquários que tenho no grande faço TPA no pequeno onde tenho camarões só coloco água quando ela evapora e eles criam que nem coelhos. :my_wink:

  

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Pois o que eu disse é sim para aquários para durar muito tempo,não é só uns mêses ou um ano como os teus e de outros aquáriofilistas e que concorrem a concursos,eu hoje faço nos dois aquários que tenho no grande faço TPA no pequeno onde tenho camarões só coloco água quando ela evapora e eles criam que nem coelhos. :my_wink:

  

Abraços

Eu quero ver se este que tenho dura um bocadinho mais. Não concordo muito com a montagem e desmontagem de aquários de 4 em 4 meses. Percebo as razões, mas vão um pouco contra a natureza do hobby. Talvez dois anos seja o tempo ideal para manter um aquário. Pelo menos é o que sinto neste momento, para ir evoluindo mas também desfrutar ao mesmo tempo.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.