rbarcia Publicado Abril 17 Publicado Abril 17 Estou pensando em adquirir um aquário da Aquatlantis SPLENDID 80. Tem cerca de 146L ao todo. O filtro estava a pensar no Oase biomaster thermo 250. Será este um bom filtro para este aquário? E este filtro vem com filtro UV imbutido? E o aquário será uma boa compra? Sugestões? Obrigado 🙂
JoseCarlosMarques Publicado: Abril 18 Publicado: Abril 18 (editado) Parece-me curto, esse modelo. Faz 900 litros/hora. Para um aquário com a capacidade do teu, e tendo em conta que o ideal será ter um filtro que faça 10 vezes a capacidade do tanque por hora (1460 litros, portanto), não existem muitos filtros no mercado, mas tudo depende do que estás a pensar montar... a quantidade de plantas... de peixes, etc. Tens que nos dar mais informação sobre o que pretendes fazer. A OASE é (se não a melhor) uma das melhores marcas de filtros actual. Tem a contrapartida de ser um bocadinho cara. Por metade do preço dos filtros OASE tens modelos de outras marcas como a Fluval ou a Aquael que cumprem da mesma maneira. Se o preço não é problema, avança para o OASE, mas um modelo com mais capacidade. O 600 seria mesmo o ideal. Editado Abril 20 por Tozé Nunes 1
rbarcia Publicado: Abril 19 Autor Publicado: Abril 19 (editado) Obrigado pelas dicas. Já reparei que este filtro não tem esterilizador UV embutido. Opções para contornar este problema? Eu tenho o SPLENDID 60 e assim que coloquei um Aquael à parte UV nunca mais tive problemas com o aspeto da água, agora está sempre limpa. Neste aquário tenho a Biobox 2 que um dia mais tarde pretendo trocar por um externo. Mas o esterilizador da Aquael apesar de fazer um excelente trabalho fica feio no aquário. É um mono que ali fica... Pesquisei e vi que o ICA Turbojet Plus tem UV embutido mas não tem aquecedor ... Será este um bom filtro ou o da Oase mesmo muito mais caro compensa? Thanks 🙂 Editado Abril 20 por Tozé Nunes
JoseCarlosMarques Publicado: Abril 19 Publicado: Abril 19 Eu nunca usei filtros UV e, tanto quanto sei, nenhum filtro externo desta gama que te falei prevê essa função. Poderá haver um filtro no mercado que o tenha, mas nunca sequer pensei nessa questão porque acho que esses filtros UV são coisa do passado e já não fazem muito sentido. Se o objectivo é ter a água mais límpida, um saco de purigen dentro do filtro resolve o assunto. De qualquer forma, e como são questões mais técnicas, dou-te um conselho... manda uma mensagem ao pessoal da Soluções Aquáticas, ou liga para lá, explica o que pretendes e tenho a certeza que te vão responder com a máxima sinceridade. De todas as lojas onde compro equipamento, é aquela que nunca me falhou (e já perderam de me vender algumas coisas que eu pensava querer e não iam nada ao encontro dos objectivos que tinha).
Brunomcc2000 Publicado: Maio 2 Publicado: Maio 2 Bom saber, gosto desse tipo de lojas.Que peixes tens ou vais ter no aquário? 10x a litragem do aquário não é um mau conselho principalmente para aquários longos plantados, mas se tiveres 1 Betta por exemplo pode não ser a melhor opção, se o aquário fôr pouco plantado e tiver poucas barreiras pode ser caudal a mais para muitos peixes era bom que explicasses melhor a tua situação para receber uma ajuda melhorEnviado do meu 22011119UY através do Tapatalk Aquários Ativos: Tanganyika Tank
JoseCarlosMarques Publicado: Maio 2 Publicado: Maio 2 8 hours ago, Brunomcc2000 said: Bom saber, gosto desse tipo de lojas. Que peixes tens ou vais ter no aquário? 10x a litragem do aquário não é um mau conselho principalmente para aquários longos plantados, mas se tiveres 1 Betta por exemplo pode não ser a melhor opção, se o aquário fôr pouco plantado e tiver poucas barreiras pode ser caudal a mais para muitos peixes era bom que explicasses melhor a tua situação para receber uma ajuda melhor Atenção... eu falei nas 10x porque é o "valor recomendado" para aquários com mais tecnologia, já com muitos peixes e plantas, com introdução de CO2, substratos férteis, fertilização, mudanças de água semanais (no mínimo)... aquários que, na gíria, são mantidos a asteróides 🙂 . Estou a preparar um aquário para Bettas e vou usar um filtro de mochila muito modesto da Loja China... só para cumprir. E isto porque quero manter o mínimo de equipamento fora do aquário... caso contrário até poderia ir para um de esponja. De qualquer forma, tendo em conta a questão, achei por bem dar a opinião que dei.
rbarcia Publicado: Maio 8 Autor Publicado: Maio 8 On 02/05/2024 at 22:52, JoseCarlosMarques disse: Atenção... eu falei nas 10x porque é o "valor recomendado" para aquários com mais tecnologia, já com muitos peixes e plantas, com introdução de CO2, substratos férteis, fertilização, mudanças de água semanais (no mínimo)... aquários que, na gíria, são mantidos a asteróides 🙂 . Estou a preparar um aquário para Bettas e vou usar um filtro de mochila muito modesto da Loja China... só para cumprir. E isto porque quero manter o mínimo de equipamento fora do aquário... caso contrário até poderia ir para um de esponja. De qualquer forma, tendo em conta a questão, achei por bem dar a opinião que dei. Bons conselhos 🙂 Purigen já ouvi falar disso. Serve para eliminar as algas? Estou a pensar num aquário de 140L com uns 12 neons, uns 30 Guppys, 3/4 limpa fundos, 3/4 limpa vidros e uns 15 camarões. Quanto as plantas pretendo colocar 5/6 tipos diferentes e colocar uns 3 troncos 1 grande e 2 pequenos e claro algo para os camarões. Obrigado 🙂
rbarcia Publicado: Maio 8 Autor Publicado: Maio 8 On 18/04/2024 at 23:33, JoseCarlosMarques disse: Parece-me curto, esse modelo. Faz 900 litros/hora. Para um aquário com a capacidade do teu, e tendo em conta que o ideal será ter um filtro que faça 10 vezes a capacidade do tanque por hora (1460 litros, portanto), não existem muitos filtros no mercado, mas tudo depende do que estás a pensar montar... a quantidade de plantas... de peixes, etc. Tens que nos dar mais informação sobre o que pretendes fazer. A OASE é (se não a melhor) uma das melhores marcas de filtros actual. Tem a contrapartida de ser um bocadinho cara. Por metade do preço dos filtros OASE tens modelos de outras marcas como a Fluval ou a Aquael que cumprem da mesma maneira. Se o preço não é problema, avança para o OASE, mas um modelo com mais capacidade. O 600 seria mesmo o ideal. Sim já pensei nisso e estou a pensar no Oase 600. €€€ é sempre um problema mas o barato sai caro, prefiro gastar um pouco mais mas ter algo que não venha a trazer problemas no futuro. Estou a pensar colocar um filtro UV entre o Oase 600 e o Aquário. Ou seja algo externo. Tive muitos problemas com algas no outro aquário que tenho de 110L e depois de colocar um filtro UV(Interno) foi da noite para o dia. Agora fico na dúvida se o Purigen apenas ajuda a limpar Amonia e afins ou se vai também as algas. Nunca experimentei tal coisa mas ouço falar disso frequentemente. Obrigado
JoseCarlosMarques Publicado: Maio 8 Publicado: Maio 8 46 minutes ago, rbarcia said: Bons conselhos 🙂 Purigen já ouvi falar disso. Serve para eliminar as algas? Estou a pensar num aquário de 140L com uns 12 neons, uns 30 Guppys, 3/4 limpa fundos, 3/4 limpa vidros e uns 15 camarões. Quanto as plantas pretendo colocar 5/6 tipos diferentes e colocar uns 3 troncos 1 grande e 2 pequenos e claro algo para os camarões. Obrigado 🙂 O Purigen, sem te explicar cientificamente, retém basicamente aquelas partículas minúsculas que passam por todos os outros materiais do filtro e mesmo assim voltam à coluna de água. Antigamente usava-se o carvão activado, mas esse, depois de saturado, começa a libertar essas partículas de novo para a água, e tens que o substituir. O Purigen, quando saturado, retém aquilo que "apanhou" da água. Deixa de conseguir reter mais, mas também não liberta. Depois pode ser limpo com lixívia, passado por água, e volta ao filtro para fazer novamente o seu trabalho. Eu não gosto muito de Guppys porque estão sempre a reproduzir-se. Às tantas podes ter uma colónia de 100 peixes num aquário do tamanho que idealizaste para 30. Se não tiveres cuidados (usar maternidades e coisas do género), as crias acabam por não sobreviver, mas há sempre alguns que vão chegar ao tamanho adulto de cada vez que uma fêmea ovular, portanto, a longo prazo, acaba por acontecer o que falei. De qualquer forma, é uma óptima maneira, se tiveres filhos, de lhes explicar como funciona o ciclo da vida 🙂 . Plantas... quantas mais, melhor. 42 minutes ago, rbarcia said: Sim já pensei nisso e estou a pensar no Oase 600. €€€ é sempre um problema mas o barato sai caro, prefiro gastar um pouco mais mas ter algo que não venha a trazer problemas no futuro. Estou a pensar colocar um filtro UV entre o Oase 600 e o Aquário. Ou seja algo externo. Tive muitos problemas com algas no outro aquário que tenho de 110L e depois de colocar um filtro UV(Interno) foi da noite para o dia. Agora fico na dúvida se o Purigen apenas ajuda a limpar Amonia e afins ou se vai também as algas. Nunca experimentei tal coisa mas ouço falar disso frequentemente. Obrigado É o melhor filtro que podes comprar. No teu caso, optava até pelo Thermo, porque tem o termostato incluido e é mais uma coisa que tens que colocar dentro do tanque. Mas há alternativas de outras marcas, mais baratas, que também cumprem! Um Ferrari é um Ferrari, mas um Wolkswagen topo de gama também cumpre! Se achas que o UV ajuda, tudo bem. Mas a melhor maneira de controlar as algas (controlar, porque algas vais ter sempre em maior ou menor quantidade) é acertar os parâmetros do teu aquário. E uma quantidade grande de plantas ajuda. Pensa assim... as algas alimentam-se se nutrientes que a água tem e que não são consumidos pelas plantas... se as plantas os consumirem, as algas não tem como se alimentar. Resta saber limitar a quantidade de nutrientes que colocas na água... nomeadamente racionando a comida dos peixes, etc., etc. etc. A Aquariofilia é um hobby muito engraçado para quem quer levar a coisa mais a sério, e compreender a fundo aquilo que acontece dentro daqueles 4 vidros. Recriar a natureza não é fácil. Só para te dar um exemplo... eu fui há pouco tempo a uma fábrica de aquacultura e a maneira que eles usam para controlar as algas é não haver luz na área dos tanques.
Recommended Posts