Colónia de camarões


Recommended Posts

Boa tarde pessoal, tenho este aquário de 60L há já alguns meses (a colónia em si já está comigo há cerca 5 anos) neste momento tenho cerca de 100/150 camarões, mas sinto que chegando a estes valores a colónia pára de crescer embora ainda veja fêmeas ovadas etc, parece que chegando a uma determinada quantidade a colónia estagna, alguém sabe o porquê disso acontecer?653d6535985e091118e5b448f30f652e.jpg

 

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

 

 

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço uma pessoa que julgava ter 50 camarões dentro do tanque e quando o desmontou tinha mais de 200. Não andarão por aí escondidos?
A questão não é eu achar que tenho poucos, é que parece que chegando a um X a colónia pára de crescer, pode crescer 10 ou 20 mas anda sempre nos +10 -10 +20 -20 e o total anda sempre perto do mesmo se a colónia crescesse à velocidade normal, neste momento já teria 1000 camarões facilmente é isso que não percebo, o porquê da colónia parar de crescer em número, não que eu queira chegar aos 1000 num aquário de 60L mas chegar aos 200/300/400 não seria descabido.

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Brunomcc2000 said:

A questão não é eu achar que tenho poucos, é que parece que chegando a um X a colónia pára de crescer, pode crescer 10 ou 20 mas anda sempre nos +10 -10 +20 -20 e o total anda sempre perto do mesmo se a colónia crescesse à velocidade normal, neste momento já teria 1000 camarões facilmente é isso que não percebo, o porquê da colónia parar de crescer em número, não que eu queira chegar aos 1000 num aquário de 60L mas chegar aos 200/300/400 não seria descabido.

O que eu disse tem haver com isso... tens a certeza que tens apenas os 100/150? Podem haver muitos mais por aí escondidos. Só haveria uma maneira de descobrir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando digo 100/150 já conto por excesso, quando os alimento vejo um ajuntamento de cerca de 60 camarões, mas acredito que haja sempre cerca do dobro escondido pelo aquário, mas este aquário esteve montado cerca de 3 anos depois foi desmontado e mantive os camarões numa caixa de água na rua e agora que voltei a mete-los no aquário meti cerca de 20/30 e nota-se nos primeiros 2/3 meses a colónia a crescer muito, mas parece-me que chegando aos 100/150 a colónia simplesmente estagna, dá-me essa sensação, não sei se poderá ser algum fator da água, falta de tpa's por exemplo, falta de alimento ou se simplesmente é normal que haja um limite caso contrário a minha questão é essa o que faz com que eu não tenha neste momento mais de 1000 camarões no aquário? Eu neste momento "falho" nas TPA's e tenho noção disso, quanto menos TPA's faço menos camarões me morrem então tenho tentado fazer menos trocas e quando o fizer fazer trocas pequenas, tento manter a qualidade da água através das plantas e pequenas trocas de água, mas a qualidade da água não é problema, não ao ponto de matar os camarões o problema é que não sei se não será um problema na reprodução dos camarões até porque eu vejo fêmeas ovadas mas não sei se chegam a nascer ou quantos chegam a nascer, antes das luzes desligarem hoje vi um pequeno mas lá está com tantas fêmeas e tantos ovos 1 camarão é pouco

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Talvêz precise de sangue novo,é arranjares duas ou três fémias e dois ou três macho de outra colonia e colocolares ai junto na tua colonia ,é fazeres uma troca de camarões teus com outra pessoa,pode ser isso,é uma opinião.

 

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno
Talvêz precise de sangue novo,é arranjares duas ou três fémias e dois ou três macho de outra colonia e colocolares ai junto na tua colonia ,é fazeres uma troca de camarões teus com outra pessoa,pode ser isso,é uma opinião.
 
Saudações
Sim de facto pensei nisso hoje e já estou a tratar de comprar 12 camarões novos, já que também não devo acrescentar camarões à cerca de 1/2 anos, não sei se será daí mas certamente esse será o meu primeiro passo

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para que queres mais camarões? Eu acho que uma colónia de 100/150, num aquário desse tamanho já é mais que suficiente 🙂 . De qualquer maneira, faz isso que sugeriu o Álvaro, e diz-nos o que acontece. Poderá ter haver com falta de comida? Estou a especular, apenas... não percebo muito de camarões. Mas falta de comida pode leva-los a comer os recém-nascidos. Ou até fazerem isso por falta de espaço. Outra coisa que mencionaste...se as trocas de água fazem com que alguns camarões morram, então tens algum problema na água que introduzes no aquário... tenta analisá-la. Mas se com trocas de água pequena eles aguentam-se, também não é caso para preocupações... faz aquilo que melhor serve o teu propósito.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Mas para que queres mais camarões? Eu acho que uma colónia de 100/150, num aquário desse tamanho já é mais que suficiente  . De qualquer maneira, faz isso que sugeriu o Álvaro, e diz-nos o que acontece. Poderá ter haver com falta de comida? Estou a especular, apenas... não percebo muito de camarões. Mas falta de comida pode leva-los a comer os recém-nascidos. Ou até fazerem isso por falta de espaço. Outra coisa que mencionaste...se as trocas de água fazem com que alguns camarões morram, então tens algum problema na água que introduzes no aquário... tenta analisá-la. Mas se com trocas de água pequena eles aguentam-se, também não é caso para preocupações... faz aquilo que melhor serve o teu propósito.


Porque parecem muitos mas não são e se os conseguir manter sem pôr em causa a qualidade da água então gostaria de ter mais, a sugestão que o Álvaro deu eu espero resolver ainda esta semana, em relação à comida eu tento ter calma com a alimentação muito por conta de não deixar sobras e o aquário tem sempre algas nos vidros, algumas folhas a morrer, madeira, há sempre algo extra para comer mas pode de facto não ser suficiente tenho de prestar atenção a isso, as trocas de água acredito que o problema não esteja na água mas sim nas ecdises antecipadas por conta de "grandes" trocas de água (20% por exemplo já é muito) no entanto talvez devesse fazer mais trocas diárias ou bi-diarias de 1,5L ou 3L

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Eu tenho camarões red cherrys e muito raro fazer uma tpa,só coloco água que evapora e eles estão muito bem,e fazem bem as ecdises.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 08/04/2024 at 13:36, Brunomcc2000 disse:

 

Boa tarde pessoal, tenho este aquário de 60L há já alguns meses (a colónia em si já está comigo há cerca 5 anos) neste momento tenho cerca de 100/150 camarões, mas sinto que chegando a estes valores a colónia pára de crescer embora ainda veja fêmeas ovadas etc, parece que chegando a uma determinada quantidade a colónia estagna, alguém sabe o porquê disso acontecer?653d6535985e091118e5b448f30f652e.jpg

 

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

 

 

 

Olá,

 

Todos os sistemas na natureza tendem para o equilibrio, o que falta nesse equilibrio para popular mais , descobre o que eles gostam e adiciona pequenos estimulos de cada vez, para ver o impacto.

Tenho camarões e o que eles adoram  é:

Musgo de java ou outras plantas que tenham superficies minusculas (Cladophora etc) adoram vasculhar nesses sítios.

Multipicam-se sempre quando introduzo mais comida (SEM POLUIR a ÁGUA !!) gostam particularmente da comida para camarões da SERA, e até os caracóis helena e otocinclus infelizmente (assim fazem menos o seu trabalho :) )

Tenta também pinhas de amieiro para tornar a agua um pouco mais escura e aditivar.

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.