Novo plantado 100x40x45 ( de volta ao hobby )


Recommended Posts

On 14/05/2024 at 22:55, JoseCarlosMarques disse:

O problema do meu é estar a escurecer em alguns sítios. Em outros, cresce muito bem. É esquisito... pode ter haver com a circulação da água, mas sempre ouvi dizer que os musgos não precisam de grande fertilização para crescer. Vou ter que aguardar para ver o que acontece.

Por vezes não se dão muito bem com excesso de luz.

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

51 minutes ago, nortadaVIII said:

Por vezes não se dão muito bem com excesso de luz.

Poderá ser isso... mas a minha calha está ligada 6 horas por dia a 50%... longe de ser demasiado. Acho eu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Depois de uma grande poda, estado atual.

 

 

 

 

 

Editado por nortadaVIII

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já passaram 6 meses!?!?!? Porra... o tempo passa depressa! Algumas coisas a apontar:

- as cianobactérias ali na frente, entre o substrato e o vidro. Isso resolve-se muito facilmente com Seachem Excel (ou um produto semelhante de outra marca) e uma seringa. Provavelmente não vai eliminar a bactéria por completo do aquário, mas sempre lhe dá um ar mais limpo durante algum tempo. Eu faço isso no meu uma vez por mês, mais ou menos. Quando vejo que ela está a ganhar muito protagonismo, lá vai a seringa. Não exageres na quantidade de Excel que colocas em cada sítio (para não queimar as plantas), mas podes ignorar as recomendações do fabricante em relação à quantidade de água que tens no aquário, porque vais introduzi-lo directamente no substrato. Ao fim de 2 dias, a coisa desaparece. Já agora, se está no vidro da frente, também deve estar nos vidros laterais e no traseiro... o que te aconselho é encheres a seringa com Excel e ir despejando, bocadinho a bocadinho, com um espaçamento de uns 3 centímetros, a toda a volta do tanque.

- não sei qual é o teu plano para o musgo, mas em alguns sítios parece-me um pouco descontrolado. Não estará na altura de lhe por a tesoura em cima, para que ele cresça um bocadinho mais compacto?

- ao fim de 6 meses a tua carpete já deveria ter fechado completamente, e até já devia ter começado a cobrir algumas das rochas mais pequenas. Isso já me aconteceu uma vez e tinha haver com falta de CO2. Pode não ser o teu caso, mas convém estudares isso. O mais provável, olhando para a cor do Drop Checker e para a quantidade de CO2 que parece estar a sair do difusor, é que ele não esteja a ser bem espalhado. Poria a hipótese de comprar um difusor in-liner. Também pode ter haver com a tua fertilização... que produto usas?

Tudo o resto parece-me bem. As plantas estão com bom aspecto... as pedras estão relativamente livres de algas... é só acertar algumas coisas, agora, e deixar o aquário seguir o seu caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos teus comentários, é isso e indo acertando alguns pontos que falas. Os parâmetros da água estão Ok, o CO2 o Drop checker está verde clarinho, embora o difusor não seja realmente grande coisa. Uso o os fertilizantes da Seachem, o Flurish para micros e para macros o Nitrogen o Potassium, o Phosforus e o Potassium, também uso o Excel para suplemento de carbono líquido.

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.