Andreia Loureiro Publicado Março 2 Publicado Março 2 Olá, tenho um aquário de 80x30x40 com o filtro externo Jbl 401. Comprei um aquário com 90x45x65, já sei que irei ter que trocar de filtro. Queria me manter na JBL pois estou contente com o que tenho. o fabricante do aquário anuncia 220litros que filtro me aconselham ? o JBL cristalprofi 902 chega ? Obrigada Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 3 Publicado: Março 3 Esse aquário tem capacidade para 263 litros. O 902 tem um fluxo de 900 litros/hora. Na minha opinião será curto para o tanque. O filtro deve fazer 10 vezes por hora a capacidade do tanque... no seu caso, 2600 litros/hora. O mais perto que a JBL oferece é o CristalProfi e1902, que faz 1900 litros/hora. Se quiser manter-se na marca, será a melhor opção. Também não conheço nenhum filtro que faça muito mais que isso... talvez o Aquael Ultramax 2000 (que faz 2000 litros/hora) ou o Aquael HyperMax 4500 (que faz 4500 litros/hora). Tendo em conta o preço do JBL (265€), eu colocaria os outros dois à frente. O 2000 pelo preço (193€), e o 4500 pela capacidade (mas já custa 325€). Citar
Andreia Loureiro Publicado: Março 3 Autor Publicado: Março 3 O fabricante do aquário diz que tem 220 litros 😕 é um Amstra Alux Led https://amtra.net/en/prodotti/acquarium/aquariums-and-cabinets/aquarium-amtra-alux-led/ Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 3 Publicado: Março 3 (editado) Alguma coisa está mal, então. Em qualquer calculador de capacidade de aquário, dá 263. Só se as medidas apresentadas incluirem a caixa com as luzes. Bem, de qualquer forma, acho que o Aquael Ultramax 2000 seria a melhor opção para si. Por 190€ fica com um filtro muito porreiro. Editado Março 3 por JoseCarlosMarques 2 Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 3 Publicado: Março 3 Boas É sim 263 litros ,de facto deve haver qualquer coisa ai errada. Saudações Citar
C Mocho Publicado: Março 3 Publicado: Março 3 há 1 hora, Alvaro Silva disse: ...de facto deve haver qualquer coisa ai errada. Sim e não. Efetivamente o volume bruto do tanque será, tal como dizem o @JoseCarlosMarques e o @Alvaro Silva, 263,25 litros. (9x4,5x6,5=263,25) Os 220 litros que o fabricante indica, referem-se à capacidade líquida do tanque. Para além de excluir a espessura dos vidros, teremos de excluir o volume acima dos travamentos escondidos na tampa... (que serão talvez uns 8 a 10 centímetros). 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Andreia Loureiro Publicado: Março 4 Autor Publicado: Março 4 há 2 horas, C Mocho disse: Sim e não. Efetivamente o volume bruto do tanque será, tal como dizem o @JoseCarlosMarques e o @Alvaro Silva, 263,25 litros. (9x4,5x6,5=263,25) Os 220 litros que o fabricante indica, referem-se à capacidade líquida do tanque. Para além de excluir a espessura dos vidros, teremos de excluir o volume acima dos travamentos escondidos na tampa... (que serão talvez uns 8 a 10 centímetros). entao quer dizer que a quantidade de água que o aquário leva será menos que os 220litros Então um Jbl cristalprofi e1502 é bom ou basta o JBL cristalprofi e 902 ? Citar
C Mocho Publicado: Março 4 Publicado: Março 4 há 46 minutos, Andreia Loureiro disse: entao quer dizer que a quantidade de água que o aquário leva será menos que os 220litros Se um fabricante como a Amtra afirma que são 220 litros, eu confiaria que serão 220! Porque razão é que eles iriam dizer uma inverdade dessa natureza? Quanto ao filtro, mesmo nunca ter tido nenhum JBL, não duvido que o 902 é insuficiente! Já o 1502, pode ser suficiente, dependendo do tipo de fauna e flora que pretendas albergar. Para além do caudal, que não deve ser inferior a 5 vezes o volume do aquário (preferencialmente mais), tens também de considerar a capacidade de acomodação das matérias filtrantes. Neste caso, atendendo a que já decidiste qual a marca que queres, ficarás melhor servida com o 1502. Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Recommended Posts