Recommended Posts

Publicado

Boas!!

Após uma paixão enorme por Ciclídeos africanos, rendi-me e estou a iniciar-me nos aquários de água salgada. Tenho me informado sobre equipamentos, cuidados,.... mas ainda não percebi o que é uma sump (sei que é um reservatório de água!! :D ) O meu Aquário vai tem 100x30x40cm o que corresponde a um Volume (vazio) de +/- 100L. Preciso de Sump?? Tenho outro aquário de 30L...serve de Sump??

Abraço, MARTINS

Publicado:

Olá Martins,

Benvindo ao mundo dos salgados (e da carteira vazia :D ).

No fundo, a sump é um reservatório (que pode ser o teu aquário de 30L) por onde passa a água do aquário e que contem grande parte do equipamento e filtragem que pretendemos esconder por questões inestéticas, deixando assim o aquário com um aspecto mais natural.

Não é obrigatório teres uma sump mas é útil para esconderes o escumador, o termostato, e ainda poderás, eventualmente, utilizá-la para fazer um refúgio de algas para filtrar a água do aquário.

O aquário de 30L servirá se conseguir conter o equipamento que irás utilizar.

Tens ainda de ter em conta a forma de saída da água do aquário para a sump (coluna seca, overflow externo ou interno, furos nos vidros, etc.), a potência da bomba de retorno...

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Então isso é que é uma SUMP!!!........ Hmmm... Sem dúvida pretendo ter um Aquário o mais natural possivel mas então pelo q percebi vou precisar de mais equipamento ( e mais €€€!! :D )

Vou precisar de projector e lampadas, escumador, bombas de circulação e termóstato para o Aquário "base". Dp preciso d que para montar a Sump?? Não sei o que sao a coluna seca e o termo overflow....

Publicado:

Olá e benvindo,

Podias fazer uma pesquisa dentro do fórum, pois certamente irás encontrar respostas para a maior parte das tuas perguntas - podes começar por um tópico muito bom e exaustivo lançado pelo Hugorsf

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=1088

Repara que este tópico tem mais do que uma página e portanto muita informação importante...

Depois coloca as tuas dúvidas, mas já agora uma coluna seca é uma zona restrita normalmente num canto do aquário que é criada para proteger um furo que se cria no fundo do aquário, fazendo com que a água à superfície caia para dentro desta por forma a abandonar o aqua.

Um sistema de overflow funciona básicamente da mesma forma e serve para levar a água por exemplo para uma sump. O termo overflow design exactamente a realidade, ou seja a água passa por cima e segue para outro local. Estas peças podem ser compradas ou contruídas. Aqui está um exemplo de um overflow fabricado em série:

Aquarium-Overflow-Boxes.jpg

Publicado:

De facto o link esclareceu-me mts dúvidas. Ainda não o "explorei" todo mas penso que não terei mais dúvidas após ler todo... E o esclarecimento sobre coluna seca e overflow foi porreiro!

Obrigado

Publicado:

Peço Desculpa em estar a bater no ceguinho e insistir num assunto já muito batido, mas este assunto da sump está-me a fazer um bocado de confusão...

1º- Qual é o objectivo da sump? O.K. já precebí que é um reservatório de água que serve para ter o escumador e os aquecedores, mas é só isso? Serve apenas por questões estéticas e de aumento da capacidade de água? Então e os compartimentos? para que servem? quantos devem ser?

2º- O refugio (outra confusão...), pelo que eu precebí é apenas um compartimento onde se estimula o crescimento de macroalgas de forma a estas consumirem os nitritos e os nitratos presentes na água certo? Este compartimento deve estar isolado da sump, fasendo a água circular para lá através de um overflow? ou pode ser a própria sump? O refúgio existe à parte de forma a que não hajam algas no aquário principal, certo? Então como é que se impede que estas circulem pela água indo lá parar?

3º- Quarentena (mais uma preocupação), no tópico do Hugorsf alguém fala da utilização da sump ou do refúgio (já não sei) como local de quarentena. Se a água está permanentemente em circulação por estes três locais (aqua principal, sump, refúgio/quarentena) não é provável a contaminação do aqua principal após a introdução de um peixe doente na quarentena?

Por agora acho que já chega, embora ainda tenha outras dúvidas sobre esta assunto...

Mais uma vez obrigado pela vossa atenção e ajuda e desculpem a chatisse mas de facto sou um bocado picuínhas enquanto não entendo bem as coisas...

Um abraço

Tiago Reis

Publicado:

Está à vontade e coloca as questões que quiseres.

Ninguém é obrigado a responder-te. :)

Estou só a brincar. :)

Estamos aqui todos para nos ajudarmos mutuamente.

Serve apenas por questões estéticas e de aumento da capacidade de água? Então e os compartimentos? para que servem? quantos devem ser?
Cada um tem a sua visão de sump. Para mim tem os seguintes compartimentos:

1- Input de água que vem do aquário e bomba de alimentação do escumador e do reactor de cálcio (mesma bomba);

2- Retorno do escumador (torre de dissipação para libertação do ozono para a atmosfera);

3- Refúgio (DSB com caulerpa e mangais) e local de despejo do reactor de cálcio - é a parte maior da sump

4- Bombas de retorno ao aquário e local de despejo do reactor de kalkwasser que está ligado ao osmoregulador

refugio (outra confusão...), pelo que eu precebí é apenas um compartimento onde se estimula o crescimento de macroalgas de forma a estas consumirem os nitritos e os nitratos presentes na água certo? Este compartimento deve estar isolado da sump, fasendo a água circular para lá através de um overflow

Não é só os nitritos e nitratos.

Pode ser na própria sump. Eu prefiro na própria sump porque evita mais tubagens e bombas que podem fragilizar ainda mais todo o sistema. Prefiro evitar estas situações e reduzir a probabilidade de falhas e inundações. :?:

O refúgio existe à parte de forma a que não hajam algas no aquário principal, certo?
Algas e bicharada, de modo a que sobrevivam e também por causa do período de iluminação.

Então como é que se impede que estas circulem pela água indo lá parar?

Geralmente é necessário prendê-las à areia e/ou rochas.

Quarentena (mais uma preocupação), no tópico do Hugorsf alguém fala da utilização da sump ou do refúgio (já não sei) como local de quarentena. Se a água está permanentemente em circulação por estes três locais (aqua principal, sump, refúgio/quarentena) não é provável a contaminação do aqua principal após a introdução de um peixe doente na quarentena?

Tens toda a razão. Esta espécie de quarentena não evita a disseminação de doenças nem permite o seu tratamento. A única vantagem é deixar o peixe recuperar do stress do transporte enquanto se adapta à nova água e sem ser incomodado pelos habitantes residentes no aquário.

Coloca todas as dúvidas que tiveres.

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:
1º- Qual é o objectivo da sump? O.K. já precebí que é um reservatório de água que serve para ter o escumador e os aquecedores, mas é só isso? Serve apenas por questões estéticas e de aumento da capacidade de água? Então e os compartimentos? para que servem? quantos devem ser?
A Sump serve efectivamente para aumentar o volume de água do sistema e também como um elemento que permite manter o aquário como menos equipamentos (sempre inestéticos)

A minha Sump tem também 3 divisões: a primeira onde se dá o input da água que vem do aqua e onde tenho a bomba que alimenta o chiller.

Na segunda divisão tenho o refúgio com Miracle Mud como substrato, macroalgas e também o escumador (é apenas uma peça e por isso está apenas neste compartimento) - esta é também a maior divisão da minha sump.

Pic_43_21.jpg

Neste momento não tenho já a espuma entre a primeira e a segunda divisão e o refúgio tem já bastantes macroalgas (aqui tinha acabado de ser montado)

2º- O refugio (outra confusão...), pelo que eu precebí é apenas um compartimento onde se estimula o crescimento de macroalgas de forma a estas consumirem os nitritos e os nitratos presentes na água certo? Este compartimento deve estar isolado da sump, fasendo a água circular para lá através de um overflow? ou pode ser a própria sump? O refúgio existe à parte de forma a que não hajam algas no aquário principal, certo? Então como é que se impede que estas circulem pela água indo lá parar?

Ás macroalgas são colocadas por forma a agarrarem-se ao substrato e no meu caso a água circula apenas pela parte superior não existindo assim grande movimentação ao nível das macroalgas.

3º- Quarentena (mais uma preocupação), no tópico do Hugorsf alguém fala da utilização da sump ou do refúgio (já não sei) como local de quarentena. Se a água está permanentemente em circulação por estes três locais (aqua principal, sump, refúgio/quarentena) não é provável a contaminação do aqua principal após a introdução de um peixe doente na quarentena?

Em relação à quarentena - concordo com o Reefman mas pessoalmente não utilizo :?:

Publicado:
Para um aquário de 120 L existem dimensões mínimas de sump? e máximas (Suponho que não).
Não existem máximos e mínimos - quanto maior melhor (conheço casos em que a sump é maior do que o aquário)

Para fazer uma sump basta adaptar um aquário e dividi-lo em três sectores, esses sectores são estanques entre sí (ou não ?), como se faz a passagem de água? (descupa Diogo ? Lopes mas tenho que ver melhor a foto).

Convém dividir com dois vidros cada uma das secções (de uma forma estanque) pois isso vai fazer com que as bolhas não se propaguem de uma divisão para a outra. Se repares na foto dá para ver como é feito - um vidro em cima e outro em baixo, por forma a obrigar a água a percorrer este trajecto.

o periudo de iluminação da Sump deve ser diferente do do aquário?
O periodo de iluminação do refúgio normalmente é feito com um fotoperiodo invertido, ou seja, quando as luzes do aquário estão apagadas as do refúgio estão acesas - isto permite que o nível do PH seja controlado de uma forma mais eficaz, não existindo variações significantes. Aproveitamos esta altura para fazer o doseamento do kalk, pois como tem um PH alto contraria a descida provocada pela "noite"

E ainda não digeri a informação, como será depois?...

Não percebo esta tua pergunta - como será o quê?!!!

Publicado:

Olá

Não sei quem me respondeu (Reefman?, Dlopes?)

Nas divisórias os 2 vidros têm que estar a que distância um do outro?

e a que distância do fundo/ topo do aquário?

Neste caso as divisões não são estanques, já que a água passa livremente de uma secção para a outra não é? Tem é que percorrer esse percurso para libertar as bolhas certo?

Essas divisórias podem ser feitas simplesmente cortando vidro à medida e colar com silicone?

Obrigado

Publicado:
Não sei quem me respondeu (Reefman?, Dlopes?)

Pois também não percebo o que se passou - fui eu a responder!

Nas divisórias os 2 vidros têm que estar a que distância um do outro?

Não existe uma regra, mas acho que podes colocar entre 3 a 4 cm

e a que distância do fundo/ topo do aquário?

A distância ao fundo poderá ser mais ou menos a mesma 3/4 cm

Neste caso as divisões não são estanques, já que a água passa livremente de uma secção para a outra não é? Tem é que percorrer esse percurso para libertar as bolhas certo?

Correcto

Essas divisórias podem ser feitas simplesmente cortando vidro à medida e colar com silicone?

A ideia é mesmo essa - apenas tens que ter em atenção a altura pois disso vai depender o nível da água da tua sump - esta deverá ser tal que possa conter toda a água que "cai" do aquário pela coluna seca, caso a bomba pare.

Publicado:

O.K.

Por agora em relação à Sump estou mais ou menos esclarecido.

O projecto final vai depender do escumador que comprar.

Obrigado pela ajuda de todos e obrigado pelo esquema Marco.

Proximo objectivo Iluminação...