Joseman Publicado Janeiro 14 Publicado Janeiro 14 Olá a todos, vou voltar a encher o meu velho aquário e tenho umas rochas que apanhei aqui ao pé de casa mas não sei se serão adequadas para o aquário, isto é, se irão alterar as condições da água e futuramente prejudicar os peixes. Ainda estou em fase de estudo e não escolhi a fauna que irei introduzir. Obrigado a quem puder ajudar. https://ibb.co/RByJ5gD
Luis Rebelo Publicado: Janeiro 14 Publicado: Janeiro 14 Boa tarde... Parece-me rocha vulcânica avermelhada... Mas apanhou perto de casa? Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 14 Publicado: Janeiro 14 Também apostaria em Rocha Vulcânica. Já tive algumas que comprei num horto e que tinham essa cor. Outra rocha que pode ser é Xisto, que por vezes pode ter um aspecto parecido, quando é mais barrento. É muito fácil tirar a dúvida... se debaixo de água se desfizer facilmente, é esse Xisto mais barrento, e nesse caso não deve ser utilizado em aquários, porque vai sujar a água toda.
Joseman Publicado: Janeiro 14 Autor Publicado: Janeiro 14 há 30 minutos, Luis Rebelo disse: Boa tarde... Parece-me rocha vulcânica avermelhada... Mas apanhou perto de casa? Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk Sim, aqui em Barcelos. Parece ser barrenta e desfaz com alguma facilidade.
Luis Rebelo Publicado: Janeiro 14 Publicado: Janeiro 14 Desfaz-se com facilidade, com toda a certeza que não é pedra vulcânica...Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk
Joseman Publicado: Janeiro 14 Autor Publicado: Janeiro 14 há 7 minutos, JoseCarlosMarques disse: Também apostaria em Rocha Vulcânica. Já tive algumas que comprei num horto e que tinham essa cor. Outra rocha que pode ser é Xisto, que por vezes pode ter um aspecto parecido, quando é mais barrento. É muito fácil tirar a dúvida... se debaixo de água se desfizer facilmente, é esse Xisto mais barrento, e nesse caso não deve ser utilizado em aquários, porque vai sujar a água toda. De facto desfaz facilmente parece barrenta, mas já lavei as com máquina de pressão e médias em água por uns dias e não alterou a cor da água.
Joseman Publicado: Janeiro 14 Autor Publicado: Janeiro 14 Vou voltar a meter em água por mais algum tempo e observar melhor.
Alvaro Silva Publicado: Janeiro 14 Publicado: Janeiro 14 Boas Joséman Eu também acho que essa pedra é xisto barrento,desfase dento de água. Saudações
Joseman Publicado: Janeiro 14 Autor Publicado: Janeiro 14 Já as coloquei novamente em água e observando melhor realmente dão uma coloração amarelada à água, vou ter que repensar o layout. É uma pena são muito bonitas e já tinha idealizado o layout.
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 15 Publicado: Janeiro 15 16 hours ago, Joseman said: Parece ser barrenta e desfaz com alguma facilidade. Sendo esse o caso, deve ser Xisto. Podes usar essa pedra na mesma... há por aí muitos bons exemplos de montagens feitas com Xisto... mas existe um Xisto mais duro e outro mais mole. Com o mais mole (que parece ser o teu) é mais difícil trabalhar, porque esfregar essas rochas durante uma TPA é uma dor de cabeça... desfazem-se todas, o que te obriga a fazer mudanças de água maiores para limpar o tanque. Outra coisa... dependendo da luminária que utilizes, o Xisto, debaixo de luzes mais avermelhadas - como as Twinstar por exemplo, ganha uma tonalidade que não parece nada natural. Até podes gostar do resultado... aí já é uma questão de gosto pessoal. Se já tiveres o tanque e a luz que vais utilizar, aconselho-te a colocar a rocha debaixo de água com essa luz ligada para ver como fica.
Joseman Publicado: Janeiro 15 Autor Publicado: Janeiro 15 há 4 horas, JoseCarlosMarques disse: Sendo esse o caso, deve ser Xisto. Podes usar essa pedra na mesma... há por aí muitos bons exemplos de montagens feitas com Xisto... mas existe um Xisto mais duro e outro mais mole. Com o mais mole (que parece ser o teu) é mais difícil trabalhar, porque esfregar essas rochas durante uma TPA é uma dor de cabeça... desfazem-se todas, o que te obriga a fazer mudanças de água maiores para limpar o tanque. Outra coisa... dependendo da luminária que utilizes, o Xisto, debaixo de luzes mais avermelhadas - como as Twinstar por exemplo, ganha uma tonalidade que não parece nada natural. Até podes gostar do resultado... aí já é uma questão de gosto pessoal. Se já tiveres o tanque e a luz que vais utilizar, aconselho-te a colocar a rocha debaixo de água com essa luz ligada para ver como fica. Obrigado pelas dicas, acho que vou arriscar, já as esfreguei bem a ponto de já não se desfazer muito, a não ser que com o tempo de baixo de água elas fiquem mais moles e se desfaçam, vamos lá ver. A calha que tenho apenas tem leds azuis e brancos, é uma daquelas só de uma barra, e não realça os vermelhos mas estava a pensar trocar para poder meter umas plantas como Monte Carlo, Hygrophila Corymbosa, Rotala Rotundifolia e umas Anubias. Como o aquário já é antigo e os vidros já têm alguns riscos, não queria estar a insvestir muito,estava a pensar comprar uma HL-3080F LED RGB SeaBillion 77-95cm. Neste momento a coisa está assim - https://ibb.co/Jkwj925 A ideia será fazer tipo uma praia na frente com areia e por trás das rochas colocar substrato e meter Monte Carlo a descer da direita para a esquerda e do lado esquerdo meter a Hygrophila Corymbosa, Rotala Rotundifolia e uma ou outra Anubia presa nas rochas.
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 15 Publicado: Janeiro 15 A estrutura está muito bonita... quase pede um tapete que o transforme num Iwagumi. Mas essas rochas fazem-me confusão. Com esta nova imagem parecem-me vulcânicas novamente.
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 15 Publicado: Janeiro 15 Joseman... podes dizer-me onde, em Barcelos, apanhaste essas rochas? Estou tentado a dar lá um salto.
Joseman Publicado: Janeiro 15 Autor Publicado: Janeiro 15 há 43 minutos, JoseCarlosMarques disse: Joseman... podes dizer-me onde, em Barcelos, apanhaste essas rochas? Estou tentado a dar lá um salto. Claro, fica em Vilar do Monte mesmo ao chegar ao stand Benjamim Araújo, Citroen. É fácil encontrar mas se quiseres podemos combinar e levo-te lá.
Joseman Publicado: Janeiro 15 Autor Publicado: Janeiro 15 há 1 hora, JoseCarlosMarques disse: A estrutura está muito bonita... quase pede um tapete que o transforme num Iwagumi. Mas essas rochas fazem-me confusão. Com esta nova imagem parecem-me vulcânicas novamente. Acho que são mesmo xisto barrento, mas lavando com a máquina de pressão fica praticamente só a parte mais sólida e também ajuda a dar aquela estrutura.
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 16 Publicado: Janeiro 16 10 hours ago, Joseman said: Acho que são mesmo xisto barrento, mas lavando com a máquina de pressão fica praticamente só a parte mais sólida e também ajuda a dar aquela estrutura. A serem Xisto, já não me interessam tanto. Xisto tenho muito aqui na minha terra, e até já tentei por mais que uma vez fazer montagens com essa pedra, mas nem cheguei a po-las dentro de água. Exactamente pela dificuldade que previ de manutenção. Mas agradeço a partilha do local. Fica aqui registado... pode ser que apareçam mais interessados. Agora o teu aquário... o que sugeri foi que fizesses qualquer coisa parecida com isto: https://imgur.com/UCbtdcw
Joseman Publicado: Janeiro 16 Autor Publicado: Janeiro 16 há 3 horas, JoseCarlosMarques disse: A serem Xisto, já não me interessam tanto. Xisto tenho muito aqui na minha terra, e até já tentei por mais que uma vez fazer montagens com essa pedra, mas nem cheguei a po-las dentro de água. Exactamente pela dificuldade que previ de manutenção. Mas agradeço a partilha do local. Fica aqui registado... pode ser que apareçam mais interessados. Agora o teu aquário... o que sugeri foi que fizesses qualquer coisa parecida com isto: https://imgur.com/UCbtdcw Agrada-me bastante o estilo Iwagumi, tenho acompanhado as tuas montagens e gosto muito, mas pelo que tenho lido são difíceis. Quando decidi voltar a encher o aquário voltei aqui ao forum e foram as tuas montagens que me atraíram mais, mas neste momento estava a pensar comprar só uma iluminação melhor e voltar a fazer o co2 à moda antiga, não sei se conseguiria fazer um tapete fechado e manter a Monte Carlo em condições.
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 16 Publicado: Janeiro 16 1 hour ago, Joseman said: Agrada-me bastante o estilo Iwagumi, tenho acompanhado as tuas montagens e gosto muito, mas pelo que tenho lido são difíceis. Quando decidi voltar a encher o aquário voltei aqui ao forum e foram as tuas montagens que me atraíram mais, mas neste momento estava a pensar comprar só uma iluminação melhor e voltar a fazer o co2 à moda antiga, não sei se conseguiria fazer um tapete fechado e manter a Monte Carlo em condições. Agradeço o teu comentário, claro. É muito bom ler coisas dessas! O Iwagumi não é um estilo muito fácil, realmente, principalmente pela pouca massa verde que tens para compensar a intensidade de luz que precisas para fazer crescer a carpete. O resultado é quase sempre algas verdes nas rochas e vidros, que te obriga a estar sempre de escova na mão e a mudanças de água muito grandes. Na prática, dá mais trabalho e (pelo menos até agora) ainda não consegui encontrar uma fórmula para contrariar essa "desvantagem". O estilo Brasileiro consegue ser um bocadinho mais fácil de trabalhar porque recorre muitas vezes a plantas de caule, de crescimento rápido, que consomem os nutrientes na água e evitam o aparecimento fácil de algas. Mas também requer outro tipo de construção com as pedras, geralmente muito complexo e um pouco difícil de dominar. No teu caso, aquilo que pareces querer é uma coisa que dê pouco trabalho, só para apreciar o hobby. Acho que podes pensar numas plantas de caule para o fundo, e a Monte Carlo como carpete. Funciona bem, e na prática vais ficar com um aquário agradável, que é isso que interessa. Ah... esse exemplo que te mostrei foi feito com 4 Flood Lights de 10€ cada, e com CO2 feito em casa, portanto não tens que ter medo de conseguir ou não os resultados que pretendes.
Joseman Publicado: Janeiro 16 Autor Publicado: Janeiro 16 há 5 horas, JoseCarlosMarques disse: Agradeço o teu comentário, claro. É muito bom ler coisas dessas! O Iwagumi não é um estilo muito fácil, realmente, principalmente pela pouca massa verde que tens para compensar a intensidade de luz que precisas para fazer crescer a carpete. O resultado é quase sempre algas verdes nas rochas e vidros, que te obriga a estar sempre de escova na mão e a mudanças de água muito grandes. Na prática, dá mais trabalho e (pelo menos até agora) ainda não consegui encontrar uma fórmula para contrariar essa "desvantagem". O estilo Brasileiro consegue ser um bocadinho mais fácil de trabalhar porque recorre muitas vezes a plantas de caule, de crescimento rápido, que consomem os nutrientes na água e evitam o aparecimento fácil de algas. Mas também requer outro tipo de construção com as pedras, geralmente muito complexo e um pouco difícil de dominar. No teu caso, aquilo que pareces querer é uma coisa que dê pouco trabalho, só para apreciar o hobby. Acho que podes pensar numas plantas de caule para o fundo, e a Monte Carlo como carpete. Funciona bem, e na prática vais ficar com um aquário agradável, que é isso que interessa. Ah... esse exemplo que te mostrei foi feito com 4 Flood Lights de 10€ cada, e com CO2 feito em casa, portanto não tens que ter medo de conseguir ou não os resultados que pretendes. Obrigado pelo incentivo, depois mostro o resultado. 1
Alvaro Silva Publicado: Janeiro 16 Publicado: Janeiro 16 Boas Desculpa mas achei tão interessante que resolvi colocar aqui,ora vejam Saudações
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 17 Publicado: Janeiro 17 15 hours ago, Alvaro Silva said: Boas Desculpa mas achei tão interessante que resolvi colocar aqui,ora vejam Saudações Conheço o sistema, e aparentemente a Fluval até está a desenvolver um produto muito semelhante a este (penso que já terá saído para o mercado... mas aqui em Portugal ainda não o encontrei à venda). Acaba por ser o melhor de dois mundos 🙂 . Garrafa pressurizada, com possibilidade de regulação e de ligação a um temporizador, e facilidade na altura de voltar a encher. Não sei é o preço... as únicas que encontrei à venda eram do AliExpress... nunca vi em loja... mas qualquer dia devem aparecer por cá no mercado. É uma boa alternativa Joseman. Procura! Obrigado, mais uma vez, pela dica, Álvaro.
Joseman Publicado: Janeiro 17 Autor Publicado: Janeiro 17 há 21 horas, Alvaro Silva disse: Boas Desculpa mas achei tão interessante que resolvi colocar aqui,ora vejam Saudações Muito bom.
Joseman Publicado: Janeiro 17 Autor Publicado: Janeiro 17 (editado) há 5 horas, JoseCarlosMarques disse: Conheço o sistema, e aparentemente a Fluval até está a desenvolver um produto muito semelhante a este (penso que já terá saído para o mercado... mas aqui em Portugal ainda não o encontrei à venda). Acaba por ser o melhor de dois mundos 🙂 . Garrafa pressurizada, com possibilidade de regulação e de ligação a um temporizador, e facilidade na altura de voltar a encher. Não sei é o preço... as únicas que encontrei à venda eram do AliExpress... nunca vi em loja... mas qualquer dia devem aparecer por cá no mercado. É uma boa alternativa Joseman. Procura! Obrigado, mais uma vez, pela dica, Álvaro. Sim, vou ver. Por enquanto fiz um layout com areia de sílica que ficou muito fixe, a minha mulher diz para não meter mais nada. Acho que vou começar a ciclar assim e depois logo vejo os parâmetros da água e que peixes se adequam. Editado Janeiro 17 por Joseman
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 17 Publicado: Janeiro 17 Queres uma opinião sincera? Isto vai parecer absurdo, mas vou dizer na mesma... não aceites opiniões de ninguém... segue apenas a tua visão. Só assim ficarás alguma vez satisfeito. Dito isto, é sempre bom saber que os outros concordam com a nossa opinião 🙂 . Desculpa a sinceridade. Eheh. E mostra lá a imagem com a areia, para podermos ver e opinar 😁 .
Alvaro Silva Publicado: Janeiro 17 Publicado: Janeiro 17 Boas José Carlos Desculpa-me mas eu acho que devemos houvir todas as opiniões,na recolha de todas as opiniões fazermos nós uma junção das melhores opiniões que se aproximam mais da nossa maneira de ver e gosto. Não é absurdo o que dissestes,eu até compreendi-te,mas isso é um pouco radical,desculpa José Carlos não te estou a criticar muito longe disso,é só uma opinião. Abraços
Recommended Posts