RC Productions Flying Channel Publicado Janeiro 8 Publicado Janeiro 8 Boa noite a todos. Tenho o meu aquário com filtro externo Eheim Pro 4+. Pensava que era de 1250L/h mas afinal é 1050L/h. O aquário é de 150x50x60 O filtro tem 5 litros de capacidade na filtragem e está tudo cheio. Neste momento tenho na base Biohome Ultimate, no seguintes estagio tenho bio cerâmicas (não sei dizer a marca) e no ultimo novamente bio cerâmicas juntamente com um bag de carvão ativado e lã filtrante. No pré filtro só tem aquela esponja que já vem com o filtro. Todo este material já estava no aquário quando o comprei. O antigo dono sempre teve assim, mas com menos fauna do que eu. Tenho escalares(10), Discus (4), neons(14), tetra limão(11), ancistrus sp(4), corydoras(4), plecos(4), Ramirezi(3) e guppies(4). Plantas tenho cerca de 5 plantas. A minha questão é, qual o filtro adequado para o meu aquário ? Ou bastaria mudar a mídia do filtro ? Para Matrix e manter a Biohome ? Terei que mudar de filtro e qual que não tenha caudal exagerado para os Escalares e os Discus ? Estou no escuro Citar
jmrodrigues78 Publicado: Março 19 Publicado: Março 19 (editado) Boa tarde, Do que entendo, pela informação que vou recolhendo, a bomba desse tipo de filtros, deve ter entre 4 - 5x a capacidade do aquário, estaríamos a falar de uma bomba de 1600L/h. Um maior fluxo, garante uma melhor filtragem, e geralmente as plantas são mais sensíveis à corrente que os peixes. Claro que terá outros fatores, posição relativa do filtro em relação ao aquário, diâmetro dos tubos, etc. Mas porque coloca o problema? Os parâmetros da água não estão satisfatórios, água turva, amónia, etc? As cerâmicas, tal como a maioria dos produtos que se comercializam, não possuem uma boa eficiência para se obter a amónia a zeros. https://freeimage.host/i/JXjGxn4 Para manter a água cristalina, o carvão ativado e/ou esponjas mais densas, fazem maravilhas. As plantas têm um papel importante em manter a qualidade da água, mais é melhor, mas depois há a luz e o CO2. No seu caso, ia fazendo o que se deve, testar a água regularmente, fazer as TPA de 20% do volume semanalmente, limpar o filtro com a agua sobrante do aquário 1x/mês e adaptar consoante a necessidade, antes de fazer investimentos. Editado Março 19 por jmrodrigues78 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 20 Publicado: Março 20 Não há muitos filtros com a capacidade que procuras, mas existem! O Aquael Ultramax 2000, por exemplo, faz 2000 l/h, e o Hypermax 4500 faz 4500 l/h. Citar
Recommended Posts