Vasco Ferreira Publicado Novembro 7, 2023 Publicado Novembro 7, 2023 Infelizmente este ano foi um ano triste para a aquariofilia portuguesa. Perdemos o Filipe Oliveira e com ele alguém que viva o hobbie como uma paixão, que era um poço de conhecimento, que nos deixou um legado impressionante. Tendo sido nesta casa que ele começou a despontar, que nunca renegou e sempre se prontificou a ajudar e contribuir surgiu esta ideia de completar o tributo ao Filipe, por parte do fórum Aquariofilia.net, com algo físico para levar para a PETfestival. Com esse pensamento nada mais emblemático que um "Syrah Planura wannabe". A ideia inicial era pedir a alguém com nome da praça mas que de alguma forma vivesse o hobby de uma maneira mais afastada e menos ativa. Infelizmente não houve disponibilidade e acabei por avançar,. Optou-se pela montagem ser sem qualquer tipo de patrocínio externo, ao nível do material usado, para se evitar qualquer má interpretação de associação a esta homenagem. O tempo é pouco e fiz o melhor que consegui. Foi rocha apanhada por mim, material do Tozé, Ismael e meu, e restos do substrato que sobrou do desafio. Com mais tempo e calma provavelmente a coisa ficaria ainda melhor. Dado o tempo ser muito reduzido experimentei usar esponjas como base para o musgo, penso que será mais rádio e permitirá maior flexibilidade nas poda e na moldagem da copa. Obviamente que tentei ser fiel ao original, mas todo a material é diferente da montagem do Felipe, nunca se vai conseguir fazer uma réplica a 100%. Outra coisa é que não está acabado...nesta fase faltam os detalhes e tentei para já, simplificar. Ainda estou à espera de mais musgo para ir acrescentando. A parte do rio está em bruto. Ainda tenho umas anubias e buces que vou acrescentar nas zonas mais sombrias. Provavelmente também ainda vou desbastar um pouco uma ou outra esponja para mostrar um pouco mais de madeira do tronco. Este não é um projeto meu é um projeto do Aquariofilia.net. Abraço a todos. PS - A foto já com água está horrível, foi à pressa e tinha acabado de plantar e encher e tinha muito pouco tempo. Data da montagem :05/11/2023 4 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 15, 2023 Autor Publicado: Novembro 15, 2023 1 - Nome do Aquário: Tributum - Syrah Planura 2 - Data da montagem 05/11/2023 3 - Dimensões do aquário 60x30x35 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro : Eheim 2213 4.2 - Termostato - Eheim 75W 4.3 - Iluminação/Foto-período TWINSTAR 600C - 2h a 3% 2h a 25% 2h a 50% 2h a 60% (na primeiras duas semanas 2h a 50% 2h a 25% 1h a 3% 4.4 - Sistema de CO2 Kit 2Kg c/Válvula solenoide, definido para 8 horas com desfasamento de 1h antes do foto-período 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato Aquael advanced soil plant 5.3 - Hardscape rocha de ferreira do ^zezere 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT Zero da 2HR...2 bombabas (2ml) por dia 7 - Fauna N/A 8 - Plantas Cuba - in vitro cup (3 potes) Eleocharis sp.'Minima' - In Vitro Cup (1 pote) bucephalandra sp red (apontamento) Anubias mini (apontamento) Taxiphyllum barbier (certo Ismael?) Passada uma semana os crescimentos foram brutais e passamos a isto. 🙂 Agora a sério, veio uma tonelada de musgo e deu para compor a arvore. Acrescentei alguns detalhes para ter uma ideia de como poderá ficar. Existem pontos a retificar (áreas assinaladas), musgo a introduzir para que a coisa fique o mais parecida possível. Não houve melts, o que neste caso era uma preocupação Por agora o foco é que a coisa cresça sem preocupações os pormenores virão aos poucos. Foto: dia 12/11/2023 3 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 15, 2023 Publicado: Novembro 15, 2023 Que bonito, Vasco! Todas as considerações à parte, acho uma homenagem muito digna da pessoa que era o Filipe. Espero que a consigas ter como a queres a tempo de a apresentar. E que as pessoas que a vejam consigam compreender aquilo que significou aquele aquário na altura. É engraçado olhar para ele agora, passados estes anos, e ver também a evolução da Aquariofilia. Um exercício mesmo bonito! 1 Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 16, 2023 Autor Publicado: Novembro 16, 2023 Tive essa conversa no outro dia, relativamente à evolução da aquariofilia. E em 17 anos é como a noite para o dia. O aquário começou com t8 e depois passou para t5 e se fores ler o blog do filipe ele teve dificuldades em fazer crescer a flora, aliás, se repares bem a foto final dele, o tapete não está fechado (e acho que não foi propositado embora segundo os júris isso tenha sido um ponto a favor). A verdade é que na altura este aquário, pelo menos ao nível nacional, foi a "pedrada no charco" e se fores ver o tópico original aqui no fórum (embora já não tenha as fotos disponíveis) gerou imenso debate e entusiasmo. Entretanto já fui ao quintal recuperar um copo de substrato que tinha deitado fora para corrigir os de transição entre a areia e o substrato. A parte do musgo do ramo debaixo da copa vou fazer em separado e depois vai ser colocado no seu devido local mais próximo da data. Por ultimo o ponto de fuga do "ribeiro", assim como as margens, tem de ser preenchidos por areia e por musgo por forma a se aproximar o máximo ao original. A ver vamos se é tudo possível em tão pouco tempo. A cuba é que me preocupa um pouco mais, o ideal era ter 7 ou 8 potes dela para ser mais fácil em vez de somente 3. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 16, 2023 Publicado: Novembro 16, 2023 Claro que é possível. Ninguém tem por aí Cuba que possa disponibilizar para este aquário!?!?!? Onde quer que o Filipe esteja, vai dar-te com certeza uma mãozinha. Eheh. Citar
Tozé Nunes Publicado: Novembro 17, 2023 Publicado: Novembro 17, 2023 On 16/11/2023 at 09:41, Vasco Ferreira disse: se fores ver o tópico original aqui no fórum (embora já não tenha as fotos disponíveis) gerou imenso debate e entusiasmo. É este tópico? Sim, em 2006 já havia fórum 😁 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Vera Santos Publicado: Novembro 22, 2023 Publicado: Novembro 22, 2023 Muito feliz com a tua decisão, folgo para que tudo corra bem, está muito fiel ao original, parabéns. Como está passados 7 dias. Bate aí umas chapas para a gente ver. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 28, 2023 Autor Publicado: Novembro 28, 2023 Aqui vai uma pequena atualização. Não liguem muito aos detalhes pq o aqui o objetivo é crescer as plantas para que tudo esteja pronto. Estou a desejar que o ciclo acabe para meter a equipa de limpeza Estamos na fase das primeiras algas. Já fiz a primeira poda ao musgo e está a crescer bem. A mola está a prender a copa do ramo que vai para baixo da copa principal. O objetivo é coloca-la no sitio apenas no final. 2 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 28, 2023 Publicado: Novembro 28, 2023 Belo esforço! Está muito próximo do original. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 29, 2023 Autor Publicado: Novembro 29, 2023 Sou honesto...não gosto deste tipo de aquariofilia (ninguém me obrigou, mas n deixo de ter este sentimento). Para mim um aquário é para se viver, apreciar...diariamente ir-se namorando. Montar algo, em esteroides, apenas para uma data especifica, só mm pelo o gosto por esta comunidade, por este fórum e pelo FAAO e a sua contribuição. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 29, 2023 Publicado: Novembro 29, 2023 26 minutes ago, Vasco Ferreira said: Sou honesto...não gosto deste tipo de aquariofilia (ninguém me obrigou, mas n deixo de ter este sentimento). Para mim um aquário é para se viver, apreciar...diariamente ir-se namorando. Montar algo, em esteroides, apenas para uma data especifica, só mm pelo o gosto por esta comunidade, por este fórum e pelo FAAO e a sua contribuição. Eu compreendo e partilho a tua opinião. Ainda há dois dias atrás estive a ver como foi feito um aquário que ficou em 3º lugar no IAPLC, e aquilo foi mesmo montado para a fotografia. Aliás... eu duvido muito que os peixes tenham lá estado mais que dois ou três dias. Não gosto do processo, mas é aquilo que se faz nos dias de hoje. E não gosto exactamente pelo que dizes... porque o aquário acaba por não ser apreciado como estamos habituados a faze-lo. No fundo é uma obra fotográfica, e não de aquariofilia. Este tanque, no entanto, é diferente. Primeiro tem um propósito, e depois nada indica que ele não possa ser mantido. O seu processo de construção está a ser relativamente apressado, mas os passos estão todos a ser seguidos correctamente. A qualquer momento pode ser mantido. Citar
Vera Santos Publicado: Dezembro 1, 2023 Publicado: Dezembro 1, 2023 Boas, está a ir bem. O que é aquela peça do lado esquerdo cor de laranja? 🤔 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 1, 2023 Publicado: Dezembro 1, 2023 há 18 horas, Vera Santos disse: O que é aquela peça do lado esquerdo cor de laranja? 🤔 On 28/11/2023 at 15:48, Vasco Ferreira disse: A mola está a prender a copa do ramo que vai para baixo da copa principal. O objetivo é coloca-la no sitio apenas no final. 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 12, 2023 Autor Publicado: Dezembro 12, 2023 Boas pessoal, Uma atualização. Atualmente estou um pouco mais tranquilo...a cuba finalmente acordou e está a crescer a muito bom ritmo. Tive algumas algas no musgo da copa da árvore que foi foi atacado com excel. Agora é continuar a crescer e provavelmente próximo fds podar algumas partes a cuba que originalmente veio muito alta e aproveitar para replantar o que conseguir. Gostava ainda de agradecer ao Miguel da Shrimpbox o gentilmente ter cedido uns camarões para este projeto e se ter associado a esta homenagem. A ideia inicial era coloca-los agora como equipa de limpeza, mas como isto está com o pé no acelerador em conversa com ele optei por não só colocar aqui para já. Estão no aquário do Desafio que está estável, com boas condições e vão passar para este aquário aquando da exposição. Senão gostarem das fotos a culpa do Tozé! 2 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 13, 2023 Publicado: Dezembro 13, 2023 Aconteça o que acontecer (a não ser que venha aí uma catástrofe) a homenagem vai ficar pronta! O esforço compensou. Muitos parabéns! Citar
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 4 Autor Publicado: Janeiro 4 Passou quase um mês desde da ultima atualização e as coisas vão andando. Sempre com timings muito apertados, vamos ver se literalmente as 3 semanas que faltam para esvaziar e levar para PET são suficientes. Gostava que este tributo do fórum fosse devidamente concluído, mas honestamente o original também nunca o foi. Tendo isso em mente toca de adicionar uma segunda calha (desde do dia 30 de dezembro) para fazer crescer a areia, fazendo com que neste momento tenha 6h dia duas twinstar a 100%. Comecei também a fertilizar pelo método E.I. para que nada falta à cuba. A adição de uma segunda calha prende-se fundamentalmente com a facto de a copa da árvore ser massiva e fazer sombra ou na para traseira ou dianteira do aquário conforme a posição da calha. Se a colocar no meio faz sombra tanto à frente como atrás. Já comecei a dar umas poda na copa para que fique mais definida e com diversas nuances. O acerto da areia fica mm só para quando o aquário for exposto. Antes disso não vale a pena dado que quanto tirar a agua para o transporte vai ficar tudo um pouco bagunçado. Chega de conversa e venham as fotos. Abraço a todos. 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 4 Publicado: Janeiro 4 O musgo parece-me um bocadinho "acastanhado", mas acredito que seja da imagem. Fora isso parece-me tudo muito bem. Como manténs essas pedras tão branquinhas? Escova? Todos os dias aprendemos neste hobby. Juro que nunca tinha ouvido alguém dizer que queria fazer crescer areia!!! 2 hours ago, Vasco Ferreira said: Tendo isso em mente toca de adicionar uma segunda calha (desde do dia 30 de dezembro) para fazer crescer a areia, Citar
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 4 Autor Publicado: Janeiro 4 O musgo está assim pq está a recuperar... Antes do natal cheguei a conclusão que necessitava de mais para fazer o efeito nas rochas do que aquele que podava da arvore e que podia não ser suficiente. Assim tive de voltar a pedir ao Ismael e o que ele enviou já tinha um tempo dentro de uma caixa e não vinha a 100% Foi erro meu, se de origem tivesse colocado logo todo, da primeira vez que ele me enviou para fazer a copa da arvore, tinha tudo no ponto. Ele enviou o suficiente para tudo e mais alguma coisa e eu com medo que o musgo alastrasse demais optei por não colocar logo nas rochas. Quanto as rochas estarem assim tão branquinhas é algo que tenho aprendido nesta montagem e que suspeito (sem conhecimento de causa) que muitas montagens para a foto sejam mantidas desta maneira. Basicamente uso um conhecido desinfetante hospitalar (usado para instrumento que não podem ir à autoclave) de nome Excel! 😉 5ml diários e voilá, não pega nada, mesmo com a luz em quantidades estupidas. As plantas crescem as algas não. Obviamente que não me atrevo a colocar fauna. Nunca escovei as rochas e apenas limpei os vidros uma única vez, no inicio. . Faço TPA semanal de cerca de 50% e nesse dia coloco 10ml de Excel. "Ironic mode on" - nada mais natural! Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 4 Publicado: Janeiro 4 13 minutes ago, Vasco Ferreira said: O musgo está assim pq está a recuperar... Antes do natal cheguei a conclusão que necessitava de mais para fazer o efeito nas rochas do que aquele que podava da arvore e que podia não ser suficiente. Assim tive de voltar a pedir ao Ismael e o que ele enviou já tinha um tempo dentro de uma caixa e não vinha a 100% Foi erro meu, se de origem tivesse colocado logo todo, da primeira vez que ele me enviou para fazer a copa da arvore, tinha tudo no ponto. Ele enviou o suficiente para tudo e mais alguma coisa e eu com medo que o musgo alastrasse demais optei por não colocar logo nas rochas. Fico contente por ler isso. Não me leves a mal, mas o meu musgo também não está nas melhores condições e ao ler as tuas palavras fico com mais esperança que ele cresça. Eheh. 14 minutes ago, Vasco Ferreira said: Quanto as rochas estarem assim tão branquinhas é algo que tenho aprendido nesta montagem e que suspeito (sem conhecimento de causa) que muitas montagens para a foto sejam mantidas desta maneira. Basicamente uso um conhecido desinfetante hospitalar (usado para instrumento que não podem ir à autoclave) de nome Excel! 😉 5ml diários e voilá, não pega nada, mesmo com a luz em quantidades estupidas. As plantas crescem as algas não. Obviamente que não me atrevo a colocar fauna. Nunca escovei as rochas e apenas limpei os vidros uma única vez, no inicio. . Faço TPA semanal de cerca de 50% e nesse dia coloco 10ml de Excel. Eu uso muito Excel nos meus aquários, mas nunca exagerei para não afectar a fauna. Mas mais uma boa dica... esperar até tudo estar limpinho para depois introduzir os peixes 😉 . Citar
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 24 Autor Publicado: Janeiro 24 Deixo aqui a foto do aquário que vai para a PET. Tirada no sábado passado. Se houvesse mais um tempinho não lhe faria mal...mas é o que há! Acho que ficará um tributo do fórum que pelo menos não envergonha o mestre! A areia vai ser toda resposta e subida já na PET e o rio e as rochas em volta retocados... não vale apena eu andar com esses detalhes dado que amanhã o aquário é para esvaziar e empacotar. Vou dar tb um toque ao verde das rochas, mas não muito pq irá fazer algum contraste e naturalidade com a areia branca acabada de colocar. 3 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 24 Publicado: Janeiro 24 👏 Muito bem Vasco! Eu sei que o aquário teve várias mãos, mas foram as tuas que fizeram mais trabalho. Os meus sinceros parabéns. Ficou muito semelhante ao original. Só por curiosidade... o musgo, é Flame? Citar
Tozé Nunes Publicado: Fevereiro 2 Publicado: Fevereiro 2 Ora deixa lá actualizar isto. O aquário foi o destaque no nosso espaço na Petfestival tendo sido elogiado por todos os visitantes, muitos dos quais nunca tinham visto uma "árvore" dentro de água! Estava simplesmente fabuloso! Parabéns @Vasco Ferreira Então e que aconteceu ao aquário no pós Petfestival, perguntam vocês? Foi para o meu local de trabalho derivado ao facto de aqui em casa a quota de aquários estar fechada...🙄 O que por acaso é benéfico pois estou mais tempo a olhar para ele do que se estivesse em casa 😁 A ver se consigo ter mãos para tanto musgo! Ainda hoje foi uma mão cheia de musgo que retirei do meio do tapete 🤦 2 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
ismael_figueira Publicado: Fevereiro 2 Publicado: Fevereiro 2 Está fabuloso sim senhor! O Vasco fez um trabalho exímio e sem sombra de dúvidas que foi alvo de destaque e rasgados elogios na Pet.Quanto ao destino que se lhe reserva, sabemos que vai ser um aquário bem mantido e é de uma grande responsabilidade esta passagem de testemunho. Depois de todo o esforço e dedicação fica a homenagem e a vontade de manter a memória do FAAO viva entre nós através desse pequeno pedaço de natureza. Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 3 Publicado: Fevereiro 3 Fico muito contente por saber que o aquário cumpriu o seu propósito e chegou à PET sem qualquer problema. Tinha uma estrelinha a olhar por ele 🙂 . Não vejo melhor maneira de homenagear o Filipe e de apresentá-lo a quem ainda não o conhecia. E quem ficou a ganhar no meio disto tudo foi o Tozé, e os seus colegas de trabalho. Também fico contente por isso... aposto que qualquer um de nós carregaria com todo orgulho esse tanque para qualquer lado. 1 Citar
Vera Santos Publicado: Fevereiro 5 Publicado: Fevereiro 5 On 24/01/2024 at 14:52, JoseCarlosMarques disse: 👏 Muito bem Vasco! Eu sei que o aquário teve várias mãos, mas foram as tuas que fizeram mais trabalho. Os meus sinceros parabéns. Ficou muito semelhante ao original. Só por curiosidade... o musgo, é Flame? X2 Mas acho que não, pois não? Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Recommended Posts