Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Venho pedir a vossa ajuda para esclarecimento de uma questão sobre um filtro.
Tenho um filtro externo fluval 407 que num dos tabuleiros tem um material cerâmico para filtração química: Fluval Biomax (aneis cerâmicos)

Pretendo substituir este material e considero as seguintes opções

1. Usar EHEIM SUBSTRAT PRO (tenho algum)
  2. Usar EHEIM BIOMECH (tenho algum)
  3. Comprar anéis cerâmicos de outra marca (penso serem mais baratos)
  4. Comprar o indicado pelo fabricante

Será que tenho que optar pelo material original ou posso aproveitar o material que já tenho?

Obrigado pela ajuda,

Artur

Publicado:

Boas. O Biomech parece-me melhor que o Substrato Pro. De qualquer maneira, e se tiveres espaço, até podes misturar os dois (ou os três, se também incluires o Biomax - que, a meu ver, é o pior de todos). Não há nada que te impeça de o fazeres, e as recomendações da marca servem só para te indicar material que eles têm para vender.

Dito isto, e se estiveres disposto a optar por outra marca, existem duas que eu recomendaria... o Neo Media Pure (é o que eu uso, mas é um bocadinho caro) ou o Seachem Matrix (que é dos melhores no mercado, e em algumas lojas até encontras à venda ao quilo).

Já agora, quantos cestos tem o teu filtro e em quantos usas Media? Pergunto porque eu tenho um 207 e optei por ignorar tudo o que a marca recomenda. Como o filtro já tem aquelas primeiras esponjas, eu optei por usar lã filtrante no cesto de baixo (uma camada) e Media; no cesto do meio apenas Media e no de cima Media seguido de um saco de Purigen (que serve para limpar todos aqueles detritos que nem sequer vemos a olho nú). 

Publicado:

Viva,

Obrigado pelo feedback. O meu filtro tem 4 cestos e o que o fabricante recomenda é o seguinte (de baixo para cima):

Vou então colocar os produtos eheim que já tenho cesto 2.

E no cesto 3 ou coloco carbono ou não coloca nada, certo?

O link que usei para ver os media foi https://www.amazon.es/stores/page/33FAF63E-9670-4C07-92BE-5AB29BE17C05?ingress=2&visitId=3d29455a-e0fd-478c-af3e-7b0617d6dfcd&ref_=ast_bln

Obrigado,

Artur

Publicado:

Pois... lá está... isso é o que o fabricante recomenda. Eu optei por não usar nada disso. Porquê colocar esponjas nas cestas se o filtro já tem as primeiras esponjas por onde passa a água? Eu preenchi todo o espaço que podia (das cestas) com Media. Adicionei só lã filtrante, para apanhar algum detrito que passe pelas primeiras esponjas, e o tal  Purigen, mais até para ter uma água mais límpida... mas o objectivo dele é o que te disse - apanhar aquelas coisas que quase não são visíveis a olho nú.

Não faz grande sentido usar carvão activado... o que o carvão faz (e isso aprendi aqui no fórum) é o mesmo que o Purigen. Mas assim que o carvão está saturado, começa a libertar outra vez o que apanhou. Na prática, terias que estar a troca-lo todas as semanas, ou de duas em duas semanas. Isso que a marca recomenda é uma esponja de carvão activado... pode ter um funcionamento diferente... mas o Purigen faz o mesmo, e é reutilizável (tens que procurar na Internet como o lavar, mas é um processo simples). Deixar esse cesto livre também não tem lógica. Se tens espaço, enche-o com Media, seja ela qual for. Media de fraca qualidade é melhor que nada.

Publicado:

Faz sentido,

Vou então usar o Usar EHEIM SUBSTRAT PRO num dos cestos e EHEIM BIOMECH no outro cesto.

Muto obrigado,

Artur

• Gosto 1
  • 1 ano depois...
Publicado:

Pergunta a Jose Marques e perdao por estar neste topico a fazer esta pergunta mas acho relevante aqui.

Sera assim tao importante a marca da media? O objectivo da media e permitir que as bacterias acumulem, entao eu penso que comprar a mais cara por comprar nao faz sentido nenhum quando ate rocha vulcanica bem partida e lavada serve o mesmo proposito.

Aqui diria que cada um que faca o que lhe deixar mais descansado e menos preocupado. Se acham que comprar o mais caro da maior descargo de consciencia entao forca, senao e so mais dinheiro desperdicado.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

Publicado:
5 hours ago, Shaking said:

Pergunta a Jose Marques e perdao por estar neste topico a fazer esta pergunta mas acho relevante aqui.

Sera assim tao importante a marca da media? O objectivo da media e permitir que as bacterias acumulem, entao eu penso que comprar a mais cara por comprar nao faz sentido nenhum quando ate rocha vulcanica bem partida e lavada serve o mesmo proposito.

Aqui diria que cada um que faca o que lhe deixar mais descansado e menos preocupado. Se acham que comprar o mais caro da maior descargo de consciencia entao forca, senao e so mais dinheiro desperdicado.

Olá Shaking. Não precisas pedir desculpa por nada... se tens uma dúvida, acho muito bem que a coloques. Já por isso tentamos manter um fórum e não uma página de Facebook ou Instagram. Aqui a informação fica alojada para sempre, e pode ser utilizada muito tempo depois de ter sido cá colocada 🙂 .

Em relação à tua questão... não é por uma Media ser mais cara (na minha opinião, claro) que alguém deve ficar menos preocupado. Se assim fosse, andava tudo a comprar ADA! Mas se ela é mais cara, esse aumento de preço tem uma razão. Ou deve ter. E geralmente tem haver com a maior ou menor qualidade do material. Neste caso, com a maior ou menor capacidade de produzir bactérias na sua superfície. Eu não escolhi a Media da Aquario (a Neo Pure) por ser mais cara, mas porque pesquisei bastante na Internet e, em comparações onde usam imagens microscópicas, percebes que o material tem uma maior superfície de contacto com a água, onde depois se vão alojar as bactérias. A Matrix (da Seachem) também é boa, assim como a da Masterline. Na altura, em relação qualidade/preço, optei por essa, mas a maioria do pessoal até decide optar pela Matrix, que é a mais acessível, e tudo bem com isso também. Outra questão que define o preço é a capacidade de escoamento da água dentro do filtro (diferentes formas permitem mais ou menos caudal). Mais uma vez, na altura, a opção pela qual optei pareceu-me a mais indicada.

Podes usar rocha de lava, sim. Eu uso Volcano Mineral em muitas das minhas montagens, por baixo do substrato. Também potencia a criação de bactérias benéficas. Mas procura um desses vídeos de comparação de media e vê a diferença no diâmetro dos "buracos" de cada uma. És capaz de ficar surpreendido.

A aquariofilia tem ciência, mas não é exacta... já vi óptimos resultados com material (supostamente) de menor qualidade, e também já vi o contrário. Depende muito da experiência de cada um, da finalidade que cada um quer atingir e, principalmente, de saberes o dinheiro que tens para gastar... o que podes comprar com ele (ou fazer com ele)... e de adaptares as tuas expectativas ao que tens à tua disposição. 

• Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Publicado:

Com todo o respeito e honestamente essa historia das marcas virem com as fotos microscopicas para dizerem que os seus produtos sao mais porosos para mim e uma treta so para vender mais ou dizer que a deles e que e boa.

Afinal de quantas mais bacterias e necessario num tanque se as bacterias crescem em proporcao dos peixes que se tem no aquario? Podes ter 3kg de material biologico mas se tens 2 peixes vais ter bacterias para processar 2 peixes. Mesmo tendo esses 3kg mal ponhas 10 peixes la ou estas atento ou a amonia vai picar enquanto nao for criada mais bacterias.

Minha opiniao? Se se tem um bom fundo, plantas, rochas, troncos (onde as bacterias acumulam) para que ir buscar esses dados todos quando o mais economico serve o mesmo proposito.

Agora se tens um aquario so com areia ou mesmo nada e uma porrada de peixes sim, digo que toda a ajuda e bem vinda, mas regra geral isso dos poros e mais uma treta pra vender mais. Ha 40 anos nao existia nada disso e os peixes nao morriam.

• Gosto 2

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

Publicado:
8 hours ago, Shaking said:

Com todo o respeito e honestamente essa historia das marcas virem com as fotos microscopicas para dizerem que os seus produtos sao mais porosos para mim e uma treta so para vender mais ou dizer que a deles e que e boa.

Afinal de quantas mais bacterias e necessario num tanque se as bacterias crescem em proporcao dos peixes que se tem no aquario? Podes ter 3kg de material biologico mas se tens 2 peixes vais ter bacterias para processar 2 peixes. Mesmo tendo esses 3kg mal ponhas 10 peixes la ou estas atento ou a amonia vai picar enquanto nao for criada mais bacterias.

Minha opiniao? Se se tem um bom fundo, plantas, rochas, troncos (onde as bacterias acumulam) para que ir buscar esses dados todos quando o mais economico serve o mesmo proposito.

Agora se tens um aquario so com areia ou mesmo nada e uma porrada de peixes sim, digo que toda a ajuda e bem vinda, mas regra geral isso dos poros e mais uma treta pra vender mais. Ha 40 anos nao existia nada disso e os peixes nao morriam.

Foi como eu disse... a aquariofilia tem ciência, mas não é exacta. Há 40 anos não tínhamos muito do equipamento que utilizamos agora, e que faz com que muitos dos nossos aquários sejam mantidos quase em "esteróides". Toda a ajuda é bem-vinda, portanto.

Já essa coisa das bactérias só processarem os dejetos dos peixes é muito questionável... na sua maioria, sim, é isso que elas fazem, mas a Amónia não vem apenas dos peixes... já por isso fazemos o ciclo sem animais dentro do tanque. Posso dar-te a minha situação actual como exemplo: para montar o meu aquário de 120 litros, tive que retirar todos os vivos que lá tinha e coloquei-os num aquário de 30 litros. Esse aquário de 30 litros tem um filtro comprado numa Casa China com anéis cerâmicos que vieram num filtro externo que comprei em tempos, e o aquário de 120 litros tem um Fluval 307 com 2 Kgs de Neo Pure. Na teoria, a qualidade da água no aquário mais pequeno poderia provocar danos nos vivos, mas até agora isso não aconteceu, e já estão lá dentro há cerca de dois meses. Terá só haver com a Media utilizada? Claro que não! O pequeno é um aquário montado com plantas fáceis, pouca luz e sem CO2. O grande tem uma calha super-potente com plantas muito mais difíceis e injeção de CO2. Para o pequeno, a quantidade de Media é suficiente... no grande não me arriscaria sequer a colocar a mesma Media (que eu considero ser de qualidade mais baixa). Mais uma vez digo... tudo depende do que queremos atingir e dos meios que temos à disposição para isso.