Enrique Cunha Publicado Setembro 3, 2023 Publicado Setembro 3, 2023 Boa noite. Tenho um aquário encomendado de 120x50x50 com a devida filtragem externa e iluminação para o meu novo projeto. Estou a pensar fazer um aqua plantado, se do que a cerca de 10 anos tenho em casa.um aqua de 80cm "com plantas" de baixa manutenção. A minha principal dúvida neste momento está com o substrato a utilizar, queria um acabamento final em preto, por esse motivo pensei em encher todo o fundo com Manado Dark,depois li algures que podia não ser suficiente nem o indicado, pesquisei e vi que muita gente utilizava outro substrato fértil e por cima o Manado. Pessoalmente tenho medo do substrato fértil se misture com o Manado e prejudique a fauna e flora do aqua. Algum bom substrato bom para plantas que não tenha necessidade de uma camada por cima de inerte? De preferência preto. Peço ajuda PF. Estou completamente a nadar. Cumprimentos Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 4, 2023 Publicado: Setembro 4, 2023 Existem muitos e de muitas marcas no mercado. Quase todos num tom mais escuro (não preto, mas anda lá muito perto). Podes ligar para uma loja qualquer que venda várias marcas e perguntar o que te aconselham. Pessoalmente, e tendo em conta a relação qualidade/preço/facilidade de utilização, aconselhava-te o Aquael Advanced Soil Plants ou o Aquario Neo Soil, mas como te disse, há muitas outras marcas no mercado. O JBL Manado (mais uma vez, é a minha opinião) não será a melhor opção. Tem um bom preço, mas a qualidade deixa um pouco a desejar. Citar
Enrique Cunha Publicado: Setembro 4, 2023 Autor Publicado: Setembro 4, 2023 Muito obrigado, Assim já descartei o manado de vez. Cumprimentos Citar
Recommended Posts