Alvaro Silva Publicado: Setembro 17 Share Publicado: Setembro 17 Fico muito satisfeito em saber que agora esta tudo bem. Abraço 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Setembro 18 Share Publicado: Setembro 18 José., Preocupas-te demais...andas atrás de problemas que não existem!!! Tens dois indicadores fundamentais, os peixes e as plantas! Se os peixes estão bem e as plantas também, esquece os testes!!! Só serve para andares a mexer em algo que está a fluir, gastar dinheiro e andares a preocupar-te sem motivo. Quanto aos peixes, acho que já tinha comentado antes e espero que contigo seja diferente, são uns bons peixes para a fotografia, são uns maus peixes para o dia a dia. São extremamente tímidos e à mínima perturbação à volta do aquário escondem-se e assumem uma posição defensiva. Tenta habitua-los a tua presença. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 18 Autor Share Publicado: Setembro 18 4 hours ago, Vasco Ferreira said: José., Preocupas-te demais...andas atrás de problemas que não existem!!! Tens dois indicadores fundamentais, os peixes e as plantas! Se os peixes estão bem e as plantas também, esquece os testes!!! Só serve para andares a mexer em algo que está a fluir, gastar dinheiro e andares a preocupar-te sem motivo. Quanto aos peixes, acho que já tinha comentado antes e espero que contigo seja diferente, são uns bons peixes para a fotografia, são uns maus peixes para o dia a dia. São extremamente tímidos e à mínima perturbação à volta do aquário escondem-se e assumem uma posição defensiva. Tenta habitua-los a tua presença. Obrigado pelo comentário, Vasco, mas a verdade é que as plantas não estão assim tão bem. A Hellanthium está toda a derreter e continuo sem perceber porquê. A minha esperança é que seja por causa da água que estava a usar até agora (com KH e GH baixos). Com as mudanças que fiz, vou esperar e avaliar. A minha fertilização parece-me adequada, o CO2 está sempre no verde, e a luz também me parece bem, porque as outras plantas apresentam crescimento (lento, mas regular). Quanto aos peixes, são realmente bastante tímidos. Quando a luz acende estão quase sempre no mesmo canto, mas já noto uma diferença para os primeiros dias... já os vejo gradualmente a aventurarem-se por todo o tanque, principalmente quando ninguém está por perto. De qualquer maneira, estou a fazer o que sugeriste... tento "visita-los" muitas vezes para eles perceberem que não sou uma ameaça. E quando é dia de comer (alimento-os de dois em dois dias) eles já sabem e já se chegam ao outro lado do aquário, onde os alimento - para lhes dar a perceber que a comida cai ali e que aquele lado não representa perigo. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 19 Autor Share Publicado: Setembro 19 Nem de propósito! Ando eu preocupado com os parâmetros da minha água e sai um vídeo da Green Aqua sobre a importância dos mesmos na Aquariofilia 🙂 . Maravilha! 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 24 Autor Share Publicado: Setembro 24 Bem... com o problema do GH e KH resolvido, e como eu gosto muito de fomentar a discussão aqui no Fórum, apresento-vos mais um assunto para resolver no meu tanque 🙂 . Alguém me sabe identificar esta espécie de alga que se está a espalhar por toda a Monte Carlo? Quando uso o sifão para fazer a mudança de água, ela sai muito facilmente, mas passado uma semana parece igual ou pior. Ao início pensei que era Cianobactéria, mas depois desenvolveu para este formato mais filamentoso, portanto estou inclinado a pensar que será "Black Beard Algae". Qual é a vossa opinião, e o que acham que devo fazer para me tentar livrar dela? Desde já agradeço todas as respostas. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Setembro 24 Share Publicado: Setembro 24 Boas José Carlos Ve estes postes, https://www.aquarismopaulista.com/algas-aquario/ mais este, https://www.hydrafertilizers.com/as-algas-guia-completo-para-prevencao-tratamento-e-manutencao Estas algas são lixadas. Abraços Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 25 Autor Share Publicado: Setembro 25 11 hours ago, Alvaro Silva said: Estas algas são lixadas. Pois são. Se fossem fáceis de remover não apareciam no meu aquário 😂 . A mim calham-me sempre as mais difíceis. Mas já percebi que são mesmo BBA. Aumentei o CO2, e vou ver como a coisa evolui. Ontem limpei-as todas com o sifão, e vou tentar esta tarde aplicar Carbono Líquido em cima de alguma que pode ter ficado no tanque, para ver se começo a controla-la. Vamos ver. Obrigado pela resposta, Álvaro. Grande abraço! 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Setembro 28 Share Publicado: Setembro 28 On 25/09/2024 at 08:46, JoseCarlosMarques disse: Pois são. Se fossem fáceis de remover não apareciam no meu aquário 😂 . A mim calham-me sempre as mais difíceis. Mas já percebi que são mesmo BBA. Aumentei o CO2, e vou ver como a coisa evolui. Ontem limpei-as todas com o sifão, e vou tentar esta tarde aplicar Carbono Líquido em cima de alguma que pode ter ficado no tanque, para ver se começo a controla-la. Vamos ver. Obrigado pela resposta, Álvaro. Grande abraço! É de facto bba. Limpeza de filtro mais regular. Não está relacionada com co2. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 28 Autor Share Publicado: Setembro 28 6 hours ago, Gonçalo84 said: É de facto bba. Limpeza de filtro mais regular. Não está relacionada com co2. Obrigado pela dica, Gonçalo. Mas olha que com a estabilização do CO2 numa cadência mais alta (3 bolhas por segundo) com uma aspiração mais regular das ditas cujas e com a aplicação de Carbo, da Masterline, elas parecem estar a desaparecer. De qualquer forma, uma boa limpeza do filtro nunca fez mal a ninguém! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Setembro 28 Share Publicado: Setembro 28 há 3 horas, JoseCarlosMarques disse: Obrigado pela dica, Gonçalo. Mas olha que com a estabilização do CO2 numa cadência mais alta (3 bolhas por segundo) com uma aspiração mais regular das ditas cujas e com a aplicação de Carbo, da Masterline, elas parecem estar a desaparecer. De qualquer forma, uma boa limpeza do filtro nunca fez mal a ninguém! O que fez efeito foi o carbo. Não o co2. 😉 Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 28 Autor Share Publicado: Setembro 28 8 minutes ago, Gonçalo84 said: O que fez efeito foi o carbo. Não o co2. 😉 Só adicionei o Carbo ontem (e num nível exagerado... perdi 4 Ember Tetras 😞 ). O CO2 já o subi há uns dias. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Setembro 28 Share Publicado: Setembro 28 O carbo ou Excel tem de se meter localizado, com uma seringa. Filtro desligado e meter devagarinho. Só ligar o filtro cerca de 10 minutos depois. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 29 Autor Share Publicado: Setembro 29 8 hours ago, Gonçalo84 said: O carbo ou Excel tem de se meter localizado, com uma seringa. Filtro desligado e meter devagarinho. Só ligar o filtro cerca de 10 minutos depois. Foi o que eu fiz. Até esperei mais... 20 minutos. O problema foi a quantidade de Carbo que usei. Os camarões e os Ottos já estão habituados a que eu o utilize, e não lhes vi qualquer alteração no comportamento. Os Ember é que se ressentiram. Mas foram 4 em 35. Deviam estar mais fracos, por qualquer outra razão. De qualquer forma, acho que o segredo é mesmo sinfonar muito regularmente as algas e manter os parâmetros todos estabilizados. Já agora... tens alguma dica para fazer crescer Hellanthium Tenellum? Tenho a minha no aquário há cerca de dois meses... em alguns sítios parece estar a desenvolver bem, mas há outros em que derreteu quase toda. Tenho cortado as folhas mortas, mas não há maneira de a fazer renascer. A minha calha está com uma luz um bocadito fraca, neste momento, porque assim consigo controlar as algas verdes das pedras, mas a Vertticialata, a Monte Carlo e a Eleocharis continuam a desenvolver. É só mesmo a Hellanthium que não parece querer andar para a frente. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Setembro 29 Share Publicado: Setembro 29 Quanto tempo desde que plantaste? Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 29 Autor Share Publicado: Setembro 29 (editado) 2 hours ago, Gonçalo84 said: Quanto tempo desde que plantaste? Cerca de dois meses. Pode ainda estar a adaptar-se? Já tive um problema semelhante, com outra montagem, mas com Saggitaria. Desta vez optei pela Hellanthium, a pensar que teria melhores resultados, mas está difícil. Editado Setembro 29 por JoseCarlosMarques Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Setembro 29 Share Publicado: Setembro 29 Sim, ainda é cedo. O principal truque da aquariofilia é estabilidade. Não mexas, mantém sempre o mesmo plano. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 29 Autor Share Publicado: Setembro 29 2 hours ago, Gonçalo84 said: Sim, ainda é cedo. O principal truque da aquariofilia é estabilidade. Não mexas, mantém sempre o mesmo plano. Obrigado, mais uma vez, pela dica. Vou deixar quieto, então, e esperar pelo melhor. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 4 Autor Share Publicado: Outubro 4 A fotografia não ficou grande coisa, mas acho que dá para ver bem o afinco deste Oto, ali agarradinho com as barbatanas, e os lábios à volta da folha. Eheh. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Assunção Publicado: Outubro 6 Share Publicado: Outubro 6 Vais declarar o tipo funcionário do mês? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 6 Autor Share Publicado: Outubro 6 2 hours ago, Rui Assunção said: Vais declarar o tipo funcionário do mês? Merecia um daqueles quadros que encontramos no McDonald's com a fotografia 😄 . Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sTeVe- Publicado: Outubro 6 Share Publicado: Outubro 6 Também adquiri dos Otos, eles fazem um trabalho fantástico, até tenho receio que trabalhem bem demais para ser sincero. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 6 Autor Share Publicado: Outubro 6 4 hours ago, sTeVe- said: Também adquiri dos Otos, eles fazem um trabalho fantástico, até tenho receio que trabalhem bem demais para ser sincero. Bem demais? Que seria isso? Os Otos e os Amanos são fantásticos como equipa de limpeza. Incansáveis, mesmo. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sTeVe- Publicado: Outubro 6 Share Publicado: Outubro 6 há 1 hora, JoseCarlosMarques disse: Bem demais? Que seria isso? Os Otos e os Amanos são fantásticos como equipa de limpeza. Incansáveis, mesmo. Está tudo limpinho 🤣 ao ponto de achar que têm muito pouco para comer. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 7 Autor Share Publicado: Outubro 7 16 hours ago, sTeVe- said: Está tudo limpinho 🤣 ao ponto de achar que têm muito pouco para comer. Podes colocar umas pellets de vez em quando, se achas que isso pode vir a acontecer. Eu comprei umas da Sera para peixes de fundo, mas é muito raro usa-las. No meu caso, são uma espécie de "miminho", até para não se habituarem a deixar de comer as algas. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 28 Autor Share Publicado: Outubro 28 Bem... eu sabia que qualquer coisa se passava com este tanque. Não sei ao certo como, mas quando hoje comecei a aparar a carpete encontrei uma camada, com cerca de 1 cm de altura, por todo o aquário, de Monte Carlo em decomposição. Por isso sentia que o tapete estava quase "suspenso", e daí as algas que se estavam a alimentar de toda essa porcaria. As raizes estavam todas podres. Resolvi desistir. Tirei os peixes do tanque, limpei-o o melhor que pude, e voltei a enchê-lo só com água para colocar novamente o filtro a funcionar. Tenho ali um bom investimento em vivos e ainda não sei qual vai ser o meu próximo passo. Já estava a pensar fazer uma nova montagem, mas não estava preparado para que isso acontecesse já. Que balde de água fria. E assim acaba esta aventura, que nem sequer chegou a meio. Espero ter mais sorte na próxima vez. Assim que tiver novidades, vou mostrando. Grande abraço a todos. 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts