Nova Montagem - 90x40x35


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Faz sentido sim. Como sabes é o meu primeiro plantado e ainda estou a aprender como cuidar das plantas, e de facto a mais difícil até agora tem sido a carpete. Mas tens razão é bem mais interessante uns apontamentos que simplesmente retiram a monotonia, mas não disturbam a imagem global.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... a Hydrocotyle Verticillata e a Eleocharis estão a adaptar-se bem e parecem prontas para dar a sua graça neste tanque. Já a Helanthium Tenellum está assim. Devo preocupar-me? Poderá estar a adaptar-se?

 

large_001.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Nova actualização, quase um mês depois do último post. Consegui (finalmente, e depois de algumas semanas a esfregar uma rocha de cada vez a cada TPA - que estou a fazer 2 vezes por semana) ter as pedras limpas ao ponto de me motivar a tirar uma fotografia. Por aí, a coisa andaria mais ou menos bem. Gosto do resultado. O problema prende-se com o desenvolvimento das plantas, e aqui tenho que escrever uma pequena explicação:

Há cerca e 5 semanas (pouco tempo depois da última fotografia que apresentei... quando plantei as novas espécies) a garrafa de CO2 acabou. Diminuí a intensidade da luz e a fertilização, na esperança de refrear o desenvolvimento do tanque, mas a coisa não funcionou. Em menos de 3 dias sem o dióxido de carbono, as algas começaram a aparecer, e como tinha plantado há pouco tempo, as plantas ressentiram-se. Fiquei com quase toda a massa verde coberta de algas (algumas ainda continuam por cá, mas  não me perguntem quais são porque nem me dei ao trabalho de as identificar). Voltei àquele ponto de há uns anos atrás em que montava e desmontava aquários sempre que um problema aparecia, mas tive discernimento para avaliar as coisas, pensar na primeira regra da aquariofilia (paciência) e continuei. Continuei a fazer as TPA's, a esfregar as rochas, a limpar as tubagens, o filtro... a fazer tudo da mesma maneira, mesmo sabendo que o CO2 (que tardou em estar carregado) não estava lá. Resultado? Estou a recuperar.

A Monte Carlo cresce bem na maioria dos sítios... em outros (como no centro da fotografia) está a "lutar" pela sobrevivência.

A Eleocharis está óptima. Nada a apontar.

Helanthium Tenellum anda para a frente para trás. Ora lança novos rebentos, ora derrete.

A Hydrocotyle ficou coberta por algas. As novas folhas parecem estar a crescer "limpas", e serão essas as que vou aproveitar.

Fazendo uma avaliação geral, continuo a dizer que a coisa não está má de todo. O Hardscape agrada-me e a maioria das plantas parece querer sobreviver (o que não é nada mau). Vou continuar a esfregar as rochas e vou esperar que as raízes da Helanthium e da Hydrocotyle desenvolvam e comecem a tirar nutrientes do substrato.

Entretanto devo comprar um cardume de peixes para os juntar aos Amano e aos Oto. Estou inclinado para os Tetra Ambar, os Tetra Ruby ou os Neon Negros. Alguma sugestão?

 

large.1.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

O aquário está excelente, quanto à Helanthium Tenellum, também tive uma com esses sintomas que acabou por derreter, foi a única.

Quanto à fauna, tive há muitos anos num aquário um cardume de Tetra Amber, davam muita vida ao aquário e davam-se muito bem com os neos.

Se quiseres podes vê-los em ação aqui: 

 

  • Gosto 1

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

49 minutes ago, nortadaVIII said:

Boa tarde,

O aquário está excelente, quanto à Helanthium Tenellum, também tive uma com esses sintomas que acabou por derreter, foi a única.

Quanto à fauna, tive há muitos anos num aquário um cardume de Tetra Amber, davam muita vida ao aquário e davam-se muito bem com os neos.

Obrigado pela tua resposta e pelas palavras em relação à montagem. Vou esperar para ver o que acontece à Hetanthium... ela morta ainda não está, até porque já vi alguns "runners". Pode é estar em fase de recuperação... apanhou aquela altura sem CO2 que a cobriu de algas, o que pode estar a impedi-la de prosperar. Com tempo, talvez recupere. Chegaste a fazer alguma poda na tua?

Eu conheço bem os Tetra Âmbar e gostava muito de os experimentar. Já agora, parabéns pela montagem que apresentas no vídeo... ficou muito agradável! A minha questão prende-se mais com o aspecto do tanque na fotografia final. Quer os Âmber como os Ruby trariam um bocadinho de cor, mas tenho receio que fiquem meio "esbatidos" contra o fundo branco. Já os Neon Negros apresentariam maior contraste contra esse fundo, mas são maiores em tamanho, o que altera a escala. Vou ter que pensar bem no que vou fazer, mas desta vez estou um bocadinho mais inclinado para os dois primeiros (na última montagem usei os Neon Negros). Também tenho que fazer bem as contas ao preço de cada cardume... optando pelos mais pequenos, precisaria de maior quantidade. Se o preço dos Âmbar e dos Ruby for muito superior, pode significar uma diferença muito grande no valor final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, JoseCarlosMarques disse:

Chegaste a fazer alguma poda na tua?

Sim, ia-lhe cortando as folhas mortas mas, não deu grande resultado ... definitivamente não se adaptou ao ambiente, ao contrário do resto da flora.

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nortadaVIII said:

Sim, ia-lhe cortando as folhas mortas mas, não deu grande resultado ... definitivamente não se adaptou ao ambiente, ao contrário do resto da flora.

Fiz uns testes à minha água e descobri que o KH e o GH estão baixíssimos. O GH ainda se aguentou até ao início da tarde (cerca de 3 horas depois de estar ligado o CO2), mas o KH está muito abaixo do "aceitável" para o aquário que tenho. Ando a ver alguns vídeos na Internet para perceber um bocadinho mais sobre estes valores, mas podem ser eles os responsáveis por estar a ter tão maus resultados com as plantas - podem indicar falta de Cálcio e Magnésio. Já comprei um buffer da Sera (a loja aqui perto de minha casa não vende muitas outras marcas) e consegui que os valores subissem. Se perceber que é esse o problema, e que a solução pode passar por aí, vou tentar estudar também o melhor produto para subir o GH e o KH. Obrigado pela tua resposta... foi ela que me levou a "despertar" para o motivo que poderá estar por trás do mau crescimento das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manter essas rochas limpas deve ser assustador só em pensar!!!!

Para mim está a faltar enchimento. A parte traseira merece qualquer coisa!!! 

Continua o bom trabalho

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

46 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Manter essas rochas limpas deve ser assustador só em pensar!!!!

Pois...

47 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Para mim está a faltar enchimento. A parte traseira merece qualquer coisa!!! 

Eras as Vallisneria Nana que entravam ali, mas optei por deixar assim por agora 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valisnérias também não acrescenta grande coisa!!! Se algum dia considerares, considera algo mais vistoso com cor! Fazeres umas belas moitas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Vasco Ferreira said:

Valisnérias também não acrescenta grande coisa!!! Se algum dia considerares, considera algo mais vistoso com cor! Fazeres umas belas moitas!

Não é o meu estilo, Vasco. Eu gosto de coisas mais simples.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/09/2024 at 23:41, JoseCarlosMarques disse:

Nova actualização, quase um mês depois do último post. Consegui (finalmente, e depois de algumas semanas a esfregar uma rocha de cada vez a cada TPA - que estou a fazer 2 vezes por semana) ter as pedras limpas ao ponto de me motivar a tirar uma fotografia. Por aí, a coisa andaria mais ou menos bem. Gosto do resultado. O problema prende-se com o desenvolvimento das plantas, e aqui tenho que escrever uma pequena explicação:

Há cerca e 5 semanas (pouco tempo depois da última fotografia que apresentei... quando plantei as novas espécies) a garrafa de CO2 acabou. Diminuí a intensidade da luz e a fertilização, na esperança de refrear o desenvolvimento do tanque, mas a coisa não funcionou. Em menos de 3 dias sem o dióxido de carbono, as algas começaram a aparecer, e como tinha plantado há pouco tempo, as plantas ressentiram-se. Fiquei com quase toda a massa verde coberta de algas (algumas ainda continuam por cá, mas  não me perguntem quais são porque nem me dei ao trabalho de as identificar). Voltei àquele ponto de há uns anos atrás em que montava e desmontava aquários sempre que um problema aparecia, mas tive discernimento para avaliar as coisas, pensar na primeira regra da aquariofilia (paciência) e continuei. Continuei a fazer as TPA's, a esfregar as rochas, a limpar as tubagens, o filtro... a fazer tudo da mesma maneira, mesmo sabendo que o CO2 (que tardou em estar carregado) não estava lá. Resultado? Estou a recuperar.

A Monte Carlo cresce bem na maioria dos sítios... em outros (como no centro da fotografia) está a "lutar" pela sobrevivência.

A Eleocharis está óptima. Nada a apontar.

Helanthium Tenellum anda para a frente para trás. Ora lança novos rebentos, ora derrete.

A Hydrocotyle ficou coberta por algas. As novas folhas parecem estar a crescer "limpas", e serão essas as que vou aproveitar.

Fazendo uma avaliação geral, continuo a dizer que a coisa não está má de todo. O Hardscape agrada-me e a maioria das plantas parece querer sobreviver (o que não é nada mau). Vou continuar a esfregar as rochas e vou esperar que as raízes da Helanthium e da Hydrocotyle desenvolvam e comecem a tirar nutrientes do substrato.

Entretanto devo comprar um cardume de peixes para os juntar aos Amano e aos Oto. Estou inclinado para os Tetra Ambar, os Tetra Ruby ou os Neon Negros. Alguma sugestão?

 

large.1.jpg

Sem descrição e olhando só para a foto, diria que está excelente!

Paciência!! Paciência!!!

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/09/2024 at 23:41, JoseCarlosMarques disse:

Entretanto devo comprar um cardume de peixes para os juntar aos Amano e aos Oto. Estou inclinado para os Tetra Ambar, os Tetra Ruby ou os Neon Negros. Alguma sugestão?

Pelas cores apresentadas no tanque da foto, iria sugerir algo com uma cor vívida e contrastante, talvez uns pkaties vermelhos ou amarelos. 

Contudo, sabendo-te apreciador de Iwagumi, talvez os Neons Negros com um cardume robusto (algures entre os 15 e os 25 elementos)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, JoãogaFernandes said:

Sem descrição e olhando só para a foto, diria que está excelente!

Paciência!! Paciência!!!

Já verifiquei alguns avanços. Desci drasticamente a luz e estou a conseguir manter as pedras mais limpas. As plantas que estão a crescer também me parecem mais saudáveis. Em alguns sítios, a Hellanthium já tem até uma aparência "normal". Eu acho que ainda não consegui perceber muito bem o funcionamento da minha calha - talvez tenha demasiada potência para aquilo que quero. Preciso ter mais paciência, sim, e não fazer tantas alterações. 

Também descobri, entretanto, que a minha água é demasiado "mole". O meu KH e o GH apresentam valores muito baixos. Tenho usado um produto da Sera para subir o KH, mas na sexta vou à ProAquarium para ver se encontro uma produto melhor, que também me suba o GH.

54 minutes ago, Rui Assunção said:

Pelas cores apresentadas no tanque da foto, iria sugerir algo com uma cor vívida e contrastante, talvez uns pkaties vermelhos ou amarelos. 

Contudo, sabendo-te apreciador de Iwagumi, talvez os Neons Negros com um cardume robusto (algures entre os 15 e os 25 elementos)...

Olhando para a fotografia, também fico com essa vontade, mas nunca Platys... são muito grandes para o que eu quero. Ou Tetra Âmbar ou Tetra Ruby. Tenho que os ver, para fazer uma escolha de que não me arrependa. Os Neon Negros são aquela hipótese mais tradicional. Só vou conseguir decidir quando estiver na loja 🙂 .

54 minutes ago, Rui Assunção said:

Já agora, o CO2 já está de volta? Que tal usar nenúfar para reduzir a luz?

Já está de volta, sim. E já tenho uma flutuante na lista de compras... a Salvinia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Afinal a escolha dos peixes foi bem mais fácil do que estava à espera... fui à ProAquarium e, como não tinham Tetra Ruby na quantidade que eu queria, optei pelos Tetra Âmbar. Assunto resolvido 🙂 . Trouxe 35.

Fiz a aclimatização como mandam as regras e quando os coloquei no aquário a minha sobrinha de 5 anos estava cá em casa. Tinha-lhe perguntado há uns dias a cor dos peixes que ela gostava de ver no tanque e ela disse "cor-de-rosa". Naquele momento estavam mesmo cor-de-rosa! Eheh. Foi engraçado ver a reação dela. Em meia hora pareciam completamente à vontade dentro de água e já tinham mudado para o laranja que podem ver nas fotografias. A miúda disse que "não fazia mal" e que vai gostar deles na mesma. Estou a ver se lhe pego o bichinho... já a encontrei várias vezes a conversar sozinha com os camarões 🙂 .

Em relação àquilo que esperava, estou muito contente com a escolha que fiz. Tendo em conta as possibilidades, ou eram os Âmbar ou os Neons Negros, mas para um tanque que está na entrada de minha casa e que recebe visitas quase todos os dias, acho que a cor acrescenta. Deixou de ser um aquário "neutro" para passar a ter muito mais destaque. O pequeno tamanho dos bichos também ajuda a realçar toda a montagem... ao ponto de (no início) me questionar se deveria ter trazido uma quantidade maior. Agora já percebi que está bem assim. A ideia é ter um hardscape que pareça maior do que é na realidade, e tenho a certeza que os peixes vão ajudar nisso. O seu comportamento, por enquanto, ainda é muito tímido. Movem-se pouco, e estão sempre no lado esquerdo do tanque, longe da saída do filtro. Agrada-me ver que se mantêm muito próximos uns dos outros... vou analisar nos próximos dias, mas acho que com o avançar do tempo se devem aventurar por todo o aquário. Se isso não acontecer, vou ter que reduzir o caudal com os acessórios que tenho para os Neo Pipes.

Aproveitei que estava na loja, comprei mais alguns Ottos (são 15, agora) e o Pro Scan Test da JBL. Antecipando os baixos níveis de KH e GH, também trouxe o Seachem Equilibrium. Fiz um teste e confirmei esses baixos níveis. Por enquanto vou manter a coisa como está, mas na próxima mudança de água vou experimentar o Equilibrium para ver se os consigo subir um pouco. Não estão maus, mas estão no mínimo aceitável - 4 para o GH e 6 para o KH.

O que o teste também revelou é a presença de cloro na água (!!!) e um valor ligeiramente alto de Nitritos. As duas coisas podem estar relacionadas, mas é muito estranho ter cloro numa água que foi introduzida no aquário há 5 dias atrás, e na qual usei o acondicionador da Masterline (na dose recomendada). Esses valores vou ter mesmo que controlar com muita atenção, porque não estão a fazer grande sentido. Algum pico na rede, talvez. O doseador do acondicionador pode também já não estar a "espirrar" o que deve. A verdade é que não tenho perdido vivos, mas tenho que estar atento.

Ficam umas imagens dos peixes dentro do tanque. Quando tiver mais tempo, prometo que faço umas fotografias mais cuidadas do aquário inteiro 😉 . Grande abraço a todos.

Ah... quase me esquecia... eu já falei disto várias vezes, mas como bom português que me orgulho de ser, tenho sempre que reclamar... é incrível ver o aumento de preços que o hobby tem sofrido muito recentemente. Eu lembro-me de há poucos anos atrás ver Tetras Âmbar a 0,80€. E ver Seiryu Stone, por exemplo, a pouco mais de 1€ o quilo. Os Tetras duplicaram o valor (sendo a ProAquarium uma loja das que o vende a bom preço) e as rochas estão com valores na ordem dos 3,5€. Tudo bem... a inflação e tal... mas os ordenados não subiram assim tanto! Um dia destes arriscamo-nos  a voltar ao passado quando os aquários eram montados com areia e pedaços de madeira que davam à costa nas praias, e os peixes eram aqueles que encontrava-mos nos riachos. Fica só o desabafo. Bom fim-de-semana!

 

large_001.jpg

large_002.jpg

large_003.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, JoseCarlosMarques said:

O que o teste também revelou é a presença de cloro na água (!!!) e um valor ligeiramente alto de Nitritos. As duas coisas podem estar relacionadas, mas é muito estranho ter cloro numa água que foi introduzida no aquário há 5 dias atrás, e na qual usei o acondicionador da Masterline (na dose recomendada). Esses valores vou ter mesmo que controlar com muita atenção, porque não estão a fazer grande sentido. Algum pico na rede, talvez. O doseador do acondicionador pode também já não estar a "espirrar" o que deve. A verdade é que não tenho perdido vivos, mas tenho que estar atento.

OK. Estive a ler algumas coisas e já percebi um erro que tenho cometido... tenho andado a fazer as TPA's com água que sai diretamente da torneira, e só depois adiciono o acondicionador (no aquário). O recomendado é ter algum recipiente com a quantidade de água que preciso para fazer a TPA já pronto (recolher a água da torneira 2 ou 3 dias antes e deixa-la a repousar) e/ou usar o acondicionador nesse recipiente, antes de colocar a água no aquário. Vai dar mais trabalho, mas tenho que experimentar esse método. 

 

--- Editado ---

Vai uma confusão aqui em casa! Continuei a ler sobre a presença de Cloro na água do aquário e descobri que o acondicionador que tenho estado a utilizar saiu de prazo em Fevereiro deste ano. Talvez por isso o Cloro não desaparece e está a perturbar o ciclo do meu filtro. Já adicionei acondicionador 2 vezes (ontem à noite e hoje de manhã) e nenhuma alteração. Mudança de planos, portanto... vou comprar um bom acondicionador (se o encontrar aqui perto de casa) e fazer novos testes. Caso o problema se mantenha, vou ter mesmo que começar a juntar a água em garrafões antes das TPA's. Alguma sugestão melhor 🙂 ? Estou a ficar maluco com uso isto!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa escolha José!
Ontem também lá estive, quase que nos cruzamos 😄

Trouxe um Betta Dumbo lindíssimo e um casal de Killies Rachovii também muito bonito!

 

Que lente usaste nessas fotos? Estão muito boas

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, JoãogaFernandes said:

Que lente usaste nessas fotos? Estão muito boas

Foi com o telefone. Eheh.

3 hours ago, JoãogaFernandes said:

Trouxe um Betta Dumbo lindíssimo e um casal de Killies Rachovii também muito bonito!

Andas a preparar novas montagens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.