JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 13 Share Publicado: Outubro 13 Sentido faz, Bruno. Eu só não consigo perceber como tu consegues visualizar isso tudo. Eheh. Vais ter uma conta jeitosa. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 16 Share Publicado: Outubro 16 Referes aí, elas.nao tocam aliás da uma profundidade maior ao caminho que passa entre elas. Em relação ao que fica fora de água , essa é a ideia não quero que se veja o topo das formações, aqui é tentar um look debaixo de água mesmo, quero que se veja apenas as partes de baixo das rochas superiores.Ou semelhante a este mas melhor, eu quero que se veja a rocha invertida no lado esquerdo traseira.Não sei se estou a conseguir explicar, sei que algo ficara fora de água, pois já antes ficava algo fora de água. E consigo manter isto apesar das alterações.Essas pedras é o ponto de saída?Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Outubro 16 Autor Share Publicado: Outubro 16 Essas pedras é o ponto de saída?Enviado do meu iPhone usando o TapatalkSim o caminho que passa através delas.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 16 Share Publicado: Outubro 16 Sim o caminho que passa através delas.Enviado do meu 24040RN64Y através do TapatalkEstava meio perdido qual seria, tirando isso acho que é um scape top mesmo! 🤌Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Outubro 16 Share Publicado: Outubro 16 On 12/03/2024 at 14:41, Tozé Nunes disse: Aproveita que vais remontar e tenta dar a volta ao tronco no topo direito, ele estar a apontar para o meio parece-me forçado. Está em contraciclo com o restante hardscape. Parabéns!... Tens aqui uma composição muito madura, muito revelante de alguém que sabe o que está a criar, e muito acima do habitual, com esta mistura de elementos... Tenho a mesma perceção que o Toze. Mesmo sem considerar que a sua "imagem" seja necessariamente o caminho ideal a percorrer, concordo com a sua chamada de atenção, mas admito que nem sempre o óbvio é o melhor caminho. Também compreendo que alterar seja o que for, num projeto assim tão maturado é uma chatice! Suponho que estar a gastar energia com o fundo da montagem seja irrelevante para o resultado final, mas compreendo a atração pelo pormenor que eventualmente só quem foi alertado, ou for muito atento, irá realmente notar! Estou a adorar este trabalho e até com vontade de o "copiar", eventualmente com outras plantas. Não porque não goste dessas, mas porque neste momento prefiro coisas menos complexas... Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 17 Share Publicado: Outubro 17 Bem vindo de volta @C Mocho!!! Bons olhos te leiam. Como estão os tanques aí de casa? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Outubro 17 Share Publicado: Outubro 17 há 3 horas, JoseCarlosMarques disse: Como estão os tanques aí de casa? Obrigado José Carlos. Estão esgotados, a precisar de remontagem!... Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Outubro 19 Autor Share Publicado: Outubro 19 Tenho a mesma perceção que o Toze. Mesmo sem considerar que a sua "imagem" seja necessariamente o caminho ideal a percorrer, concordo com a sua chamada de atençãoA recomendação do Tozé não foi ignorada, tem estado na minha mente antes ainda de ele a ter feito, e voltou a estar há dias, quase cortei aquela secção da madeira, olhando para a foto faz todo o sentido, mesmo com a minha ideia, faz sentido simplesmente remover aquele acrescento, mas depois chego ao aquário e frente a ele, ao vivo sinto que perco algo, aliás perco muito, complexidade para começar e desisti, poderíamos dizer, então mas o aquário é para uma foto de concurso, certo é, mas antes da foto eu tenho que desfrutar do dito cujo em casa durante 6 a 8 meses, e ao vivo fica óbvio que o aquário perde muito com essa mudança. Tanto este como o layout do IAPLC que ficou no top 100 receberam muitos conselhos aqui no fórum, muitos bons conselhos ajudaram-me a insistir na procura de aperfeiçoar mais e mais os layouts, sem isso o top 100 talvez não tivesse acontecido, não pelos conselhos de faz isto ou aquilo, não funciono assim, mas pelo incentivo a continuar a procura da perfeição, a questionar-me a mim próprio como posso melhorar isto, mesmo quando nao é obvio que pode ser melhorado.Mas mesmo neste layout do top 100 houve conselhos que tive que ignorar, porque em última análise existe gosto pessoal e quem está a ver o layout ao vivo sou eu.Tenho presente o conselho do Tozé e se a minha opinião mudar e eu sentir que este layout beneficia mesmo dessa mudança irei efectua-la, de momento não tenho tanta certeza, pois eu tenho uma imagem dele como esta, e dele ja plantado na minha cabeça.Mas agradeço todos os bons conselhos, aliás é a razão pela qual continuo a publicar aqui no fórum os layouts, os conselhos que vou recebendo são relevantes e como existe sempre um lapso de tempo dá-me para ponderar o que foi sugerido e questionar-me se realmente posso melhorar e como, nas redes sociais, não há essa troca de ideias e tempo para ponderar sobre elas, é tudo muito mais imediato, logo de certeza que não teria uma discussão de 7 meses sobre um hardscape no o facebook ou mesmo what's APP, ao fim de umas horas o assunto já teria mudado.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: ontem às 12:55 Autor Share Publicado: ontem às 12:55 Só para aguçar um pouco o apetite da malta. Consegui numa semana que tem sido caótica, finalmente arranjar tempo para plantar este aquário, foi até às 2 da manhã, teve que ser, aqui em casa nada se faz até o puto dormir e ontem foi dia de aniversário da Maria, logo só peguei no aquário as 23, e foi porque não queria as plantas na caixa mais um dia.Está neste momento em dry start, aquela hora já não tive energia para encher, preparar filtros e tudo o mais, e como vou passar o fim de semana fora, não sei se não vou encher só domingo a noite. Ainda por decidir.Plantas usadas Monte CarloCubaEleocharis mínimaMarsilea crenataCryptocoryne parvaStauregeyne reppensPogostemon helferiBucephalandras kendan qualquer coisa que agora não me lembro)Anubias pangolino Limnophila aromática Hottonia palustrisMusgo flameRotalas greenRotalas H'raRotalas orange JuiceRotalas blood redMayaca Diplidis Diandra Depois coloco foto do aquário visível, mesmo que seja em dry start, hoje antes de sair não deu para mais.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 18:39 Share Publicado: ontem às 18:39 Isto promete!!! Vai sair uma sopa jeitosa! Aquilo ali pelo meio é papel higiénico 😄 ? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: ontem às 19:17 Autor Share Publicado: ontem às 19:17 Isto promete!!! Vai sair uma sopa jeitosa! Aquilo ali pelo meio é papel higiénico ?Onde estás a ver o papel higiénico? Se tás a falar das colagens uso papel de cozinha com supercola, quando necessário disfarço com substrato em pó, neste caso não é necessário pois colei plantas encima.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 19:44 Share Publicado: ontem às 19:44 24 minutes ago, Bruno R. Carvalho said: Onde estás a ver o papel higiénico? Se tás a falar das colagens uso papel de cozinha com supercola, quando necessário disfarço com substrato em pó, neste caso não é necessário pois colei plantas encima. Ok. Ok. Vi na primeira imagem, enquanto não estava plantado. Eu também gosto dessa técnica. Ainda experimentei outras, mas não me convenceram. Eu fico parvo é com a quantidade de plantas que tu usas. Acho que já te tinha dito isso. Acho incrível essa capacidade que tens de misturar as plantas. Vai ser mais um ano a torcer por ti! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: 21 horas Autor Share Publicado: 21 horas Visto que este fim-de-semana não estou cá e não quero correr riscos, o aquário apenas vai levar água domingo.Fica aqui uma imagem melhor do que tínhamos ontem. Hoje o tempo que tive foi para o aquário do desafio pois como disse não vou estar cá.Em relação ao número de plantas[mention=84587]josecarlosmarques[/mention] eu não conto as plantas que meto, tenho uma ideia do que quero fazer, trabalho por texturas, ou seja escolho as plantas com base na textura, e para cada textura diferente que quero adicionar escolho duas ou mais o plantas semelhantes mas com tamanho de folha diferentes, exemplo marsilea crenata/ monte Carlo/cuba. Monte Carlo e crenata mais a frente e cuba mais atrás, sendo que a monte Carlo e cuba criam escala e a crenata adiciona uma textura semelhante mas de cor diferente para não ser monótona.Se quizer realmente adicionar variedade posso meter uma eleocharis no meio.Depois por exemplo buces e anubias, tamanhos diferentes de folha, no caso das buces até pode-se usar cores diferentes. Stauregeyne e por exemplo pogostemon helferi, semelhantes mas ao mesmo tempo diferentes suficiente para criar uma paisagem mais complexa. ( Se bem que aqui é a primeira vez que vou tentar) Rotalas, óbvio que aqui tem que se jogar com a cor elas são todas iguais de folha, o que muda é a cor, mas podemos jogar com outras plantas de caule de folha maior ou mais pequena para criar escala e complexidade, exemplo rotalas/mayaca/ Diplidis/michrantemoides. Essas plantas têm folhas mais pequenas que as rotalas, bem jogado adicionas escala ao design e variedade nas texturas, exemplo pogostemon erectus também pode ser trabalhada com as rotalas.Já por duas ou 3 vezes me disseram que começam a notar um estilo nos meus layouts, talvez, mas eu não inventei nada disto.Misturar muitas plantas de cores e texturas diferentes o Filipe Oliveira era um mestre, quando pensavas que não cabiam mais plantas num aquário, ele enfiava mais plantas, os aquários dele eram hinos a cor e a textura, no entanto ele não trabalhava tanto no conceito da escala, ele trabalhava mais as cores e criar layouts mais naturais cheios de textura diferentes misturadas.A parte da escala apanhei do Jurijs, um vídeo que ele fez há muitos anos na green aqua sobre uma montagem que ele lá fez, onde ele falava sobre usar plantas de folha semelhante mas tamanhos diferentes para criar escala, eu usei essa técnica pela primeira vez em 2019, acho que com os anos estou melhor ate porque comecei a usar a tecnica muito para alem do metodo e plantas que o Jurijs ensinava.Finalmente a peça final do puzzle temos o workshop do Luca Galarraga na green aqua, onde ele fala em misturar ainda mais cores e texturas diferentes para criar ainda mais complexidade, o meu aquário do IAPLC foi inspirado em grande parte por essa técnica, mas acho que não tive grande sucesso em colocar em prática, no fim as moitas sofreram era uma massa uniforme onde os vermelhos não saltavam a vista, logo neste não vou fazer isso de início, misturar tanto. Farei apenas mais perto da foto final, para ter variedade de cor e textura, mas sem ficar uma massa onde nada sobressai.Se há algo que se possa chamar de meu estilo aqui é pela maneira como fui aprendendo e adaptando estas técnicas ao que quero montar, mas não inventei nada, se é que ainda existe algo para se inventar no aquascaping.P.s na foto é visível 3 calhas twinstar neste aquário, como é óbvio quando montado não irá usar as 3, apenas 2. Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: 10 horas Share Publicado: 10 horas Quero uma foto dele cheio para opiniar... Parece muito bom, mas não se consegue ver so detalhes!!! Continua Bruno Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts