JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 18 Publicado: Novembro 18 (editado) O aquário continua fantástico, mas esta actualização deixou-me duas questões. - Fluval 307... achas necessário esse upgrade de que falas, ou é só um preciosismo teu? Só pergunto porque tenho um aquário de 128 litros e uso um filtro igual. Visto que o teu deve andar à volta dos 80 litros, e com todo esse substrato e hardscape deve ter uma litragem de 40...50 litros, porquê essa decisão? - Substrato JBL proscape + alguns restos de Neo e Tropica... tens experiência anterior na mistura de substratos? Como o fazes... misturas tudo antes ou vais colocando por camadas? Na prática, notas grande diferença entre usar várias marcas misturadas? Eu tenho um saco de Amazonia II e um de Tropica que me sobraram de montagens anteriores... não gostei da minha experiência com o Tropica, mas, pelo que me deram a entender, o fornecedor da ADA para Portugal deixou de trabalhar como trabalhava e aqui no Norte é muito complicado arranjar Amazonia. Arriscavas usar metade de Amazonia e metade de Tropica? (tem que compreender que, depois das tuas últimas montagens, tu és quase um guru para mim, portanto o que disseres é regra 😄 ). - As rochas que usam têm todas a mesma cor? Eu comprei todas as pedras que tenho na mesma loja, supostamente do mesmo lote, mas elas apresentam cores diferentes. É coisa que te incomode muito, ou geres o processo de construção do tanque mais pela forma? Estive a olhar outra vez para a imagem... os reflexos são fantásticos! Quando puderes fazer uma fotografia sem equipamento, mostra! Editado Novembro 18 por JoseCarlosMarques Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 18 Autor Publicado: Novembro 18 O aquário continua fantástico, mas esta actualização deixou-me duas questões. - Fluval 307... achas necessário esse upgrade de que falas, ou é só um preciosismo teu? Só pergunto porque tenho um aquário de 128 litros e uso um filtro igual. Visto que o teu deve andar à volta dos 80 litros, e com todo esse substrato e hardscape deve ter uma litragem de 40...50 litros, porquê essa decisão? - Substrato JBL proscape + alguns restos de Neo e Tropica... tens experiência anterior na mistura de substratos? Como o fazes... misturas tudo antes ou vais colocando por camadas? Na prática, notas grande diferença entre usar várias marcas misturadas? Eu tenho um saco de Amazonia II e um de Tropica que me sobraram de montagens anteriores... não gostei da minha experiência com o Tropica, mas, pelo que me deram a entender, o fornecedor da ADA para Portugal deixou de trabalhar como trabalhava e aqui no Norte é muito complicado arranjar Amazonia. Arriscavas usar metade de Amazonia e metade de Tropica? (tem que compreender que, depois das tuas últimas montagens, tu és quase um guru para mim, portanto o que disseres é regra ). - As rochas que usam têm todas a mesma cor? Eu comprei todas as pedras que tenho na mesma loja, supostamente do mesmo lote, mas elas apresentam cores diferentes. É coisa que te incomode muito, ou geres o processo de construção do tanque mais pela forma? Estive a olhar outra vez para a imagem... os reflexos são fantásticos! Quando puderes fazer uma fotografia sem equipamento, mostra!Ora comecemos pelo princípio, o filtro, o Fluval 307 é o segundo filtro do aquário de 90 cm, esse aquário de momento é uma espécie de Blackwater, pelo menos até ao verão que vem, quando eu decidir começar a preparar o layout de 2027, para não ter vazio virou Blackwater com escalares, o meu pai adora olhar para ele.O filtro estava lá a trabalhar em conjunto com o OASE 350 thermo.Para este aquário eu tinha um Eheim professional 3, mas não puxa água, não sei o que se passa, quando me deram ja vinha avariado, mas era o botão de soltar a válvula, arranjei isso, mas ele nao puxa água nenhuma sinceramente. Já não tou para perder mais tempo com ele. De emergência vim buscar este 307 ao de 90, visto que sendo balckwater ele aguenta bem trabalhar só com o OASE, para plantado é que precisa dos dois.Logo de futuro tenho duas opções, ou compro um filtro maior para o de 90 cm, ou devolto o 307 e compro outro para este, algo que agora não estou preocupado em decidir.O 307 é mais que adequado para este aquário, aliás o layout de 2022 neste aquário começou com este 307, sendo depois substituído pelo OASE, e o raio do professional 3 é que era para o de 90, mas o gajo e preguiçoso que fazer.Epa em relação a mistura de substratos, se chamas experiência o já ter feito no passado então sim tenho experiência. Para começar eu antigamente tinha o hábito de nas camadas mais baixas usar substrato usado, eu secava o substrato no quintal, e depois peneirava o mesmo para me livrar da porcaria, guardava o substrato e usava nas camadas debaixo e depois cobria com o novo, também cheguei a meter substrato usado em sacos de renda ou meias de senhora. Logo nem sempre o substrato usado era da mesma marca que o novo. Já agora refiro que aquela porcaria que peneirava do substrato também não se deitava fora, era perfeito para disfarçar as colagens da supercola e os filtros de cigarro.Outra experiência foi o caso de ter começado a desenhar o layout com um tipo de substrato, e depois a dada altura decidir fazer algumas alterações e ja não ter substrato para mais, em vez de ir comprar um saco novo, simplesmente usei restos de outra marca.Se tive problemas, épa o aquário de 90 pelas razões já mais que a anunciadas teve muitos problemas, mas tenho a certeza que não foi por ter 2 kg de tropica misturado com os 40 da aquael. Neste aquário a razão é outra, o JBL proscape era do tempo que eu e a minha ex-tivemos a ideia maluca de nós metemos nisto da aquariofilia como negócio, loja online e depois se corresse bem loja física, como tudo acaba na vida, está ideia acabou no dia que decidimos divorciar. Na altura o stock que tinha de sobra ficou para mim, ao longo dos anos fui fazendo montagens sem necessitar de comprar nada. Mas a dada altura não sobrava nada, ou pensava eu, numa limpeza pela garagem, descobri 2 sacos de proscape, já tinha usado esta marca no passado, com bons resultados, e usei neste. Chegou para o layout.O problema foi que o meu filho partiu o aquário se bem se lembram, e eu tive que recriar tudo do zero, e quando fiz isso este layout tomou outro rumo do inicialmente planeado, ficou mais complexo, melhor na minha opinião, e foi preciso encher ali uns espaços, especialmente em zonas nao visíveis, nessas zonas levou Neo ja usado e ja na semana passada, tive que meter mais substrato na zona que criei para plantar a aromática, a planta nao ficava, ai usei tropica que me sobrou do aquário do desafio.Se é algo que recomende, não, se acho que dá problemas, também não.Em relação às rochas é normal, eu apanhei o mesmo problema no aquário de 90 das rochas vinha directamente do fornecedor. Epa eu resolvi o problema sendo menos diligente a esfregar as rochas mais claras do que era com as mais escuras. Na foto final não se nota diferença.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 19 Publicado: Novembro 19 16 hours ago, Bruno R. Carvalho said: Ora comecemos pelo princípio, o filtro, o Fluval 307 é o segundo filtro do aquário de 90 cm, esse aquário de momento é uma espécie de Blackwater, pelo menos até ao verão que vem, quando eu decidir começar a preparar o layout de 2027, para não ter vazio virou Blackwater com escalares, o meu pai adora olhar para ele. O filtro estava lá a trabalhar em conjunto com o OASE 350 thermo. Para este aquário eu tinha um Eheim professional 3, mas não puxa água, não sei o que se passa, quando me deram ja vinha avariado, mas era o botão de soltar a válvula, arranjei isso, mas ele nao puxa água nenhuma sinceramente. Já não tou para perder mais tempo com ele. De emergência vim buscar este 307 ao de 90, visto que sendo balckwater ele aguenta bem trabalhar só com o OASE, para plantado é que precisa dos dois. Logo de futuro tenho duas opções, ou compro um filtro maior para o de 90 cm, ou devolto o 307 e compro outro para este, algo que agora não estou preocupado em decidir. O 307 é mais que adequado para este aquário, aliás o layout de 2022 neste aquário começou com este 307, sendo depois substituído pelo OASE, e o raio do professional 3 é que era para o de 90, mas o gajo e preguiçoso que fazer. Epa em relação a mistura de substratos, se chamas experiência o já ter feito no passado então sim tenho experiência. Para começar eu antigamente tinha o hábito de nas camadas mais baixas usar substrato usado, eu secava o substrato no quintal, e depois peneirava o mesmo para me livrar da porcaria, guardava o substrato e usava nas camadas debaixo e depois cobria com o novo, também cheguei a meter substrato usado em sacos de renda ou meias de senhora. Logo nem sempre o substrato usado era da mesma marca que o novo. Já agora refiro que aquela porcaria que peneirava do substrato também não se deitava fora, era perfeito para disfarçar as colagens da supercola e os filtros de cigarro. Outra experiência foi o caso de ter começado a desenhar o layout com um tipo de substrato, e depois a dada altura decidir fazer algumas alterações e ja não ter substrato para mais, em vez de ir comprar um saco novo, simplesmente usei restos de outra marca. Se tive problemas, épa o aquário de 90 pelas razões já mais que a anunciadas teve muitos problemas, mas tenho a certeza que não foi por ter 2 kg de tropica misturado com os 40 da aquael. Neste aquário a razão é outra, o JBL proscape era do tempo que eu e a minha ex-tivemos a ideia maluca de nós metemos nisto da aquariofilia como negócio, loja online e depois se corresse bem loja física, como tudo acaba na vida, está ideia acabou no dia que decidimos divorciar. Na altura o stock que tinha de sobra ficou para mim, ao longo dos anos fui fazendo montagens sem necessitar de comprar nada. Mas a dada altura não sobrava nada, ou pensava eu, numa limpeza pela garagem, descobri 2 sacos de proscape, já tinha usado esta marca no passado, com bons resultados, e usei neste. Chegou para o layout. O problema foi que o meu filho partiu o aquário se bem se lembram, e eu tive que recriar tudo do zero, e quando fiz isso este layout tomou outro rumo do inicialmente planeado, ficou mais complexo, melhor na minha opinião, e foi preciso encher ali uns espaços, especialmente em zonas nao visíveis, nessas zonas levou Neo ja usado e ja na semana passada, tive que meter mais substrato na zona que criei para plantar a aromática, a planta nao ficava, ai usei tropica que me sobrou do aquário do desafio. Se é algo que recomende, não, se acho que dá problemas, também não. Em relação às rochas é normal, eu apanhei o mesmo problema no aquário de 90 das rochas vinha directamente do fornecedor. Epa eu resolvi o problema sendo menos diligente a esfregar as rochas mais claras do que era com as mais escuras. Na foto final não se nota diferença. Obrigado pela paciência em escrever esta longa resposta 🙂 . Ganhei conhecimento e alguma tranquilidade também, nomeadamente em relação a "experimentar" a mistura de substratos. Grande abraço! Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 20 Autor Publicado: Novembro 20 Habemos diatomáceas, em força e algum Melt. Segunda semana, normal, é deixar passar.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 24 Autor Publicado: Novembro 24 Invasão das diatomáceas Ficou assim em 24 horas.Já lá tinha ottos e alguns caracóis, acabei de aumentar a equipa de limpeza com Amanos e mais caracóis.Removi o que podia com a escova de dentes sem tentar arrancar as plantas porque apesar de tudo elas estão a crescer saudáveis, km excepção da Diplidis, tive uma secção que meltou então ontem removi e substitui.Agora é continuar a remover algas manualmente e deixar a equipa de limpeza fazer o seu trabalho, as plantas crescem é o que me interessa.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 25 Publicado: Novembro 25 Muito inovadora, esta técnica! Assemelha-se a uma névoa sobre as montanhas. Gosto!!! Será uma espécie de protesto contra a poluição provocada pelos países asiáticos? Fora de brincadeiras, agora... como tu mesmo disseste, isso desaparece rapidinho. Continuação de bom trabalho! Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 27 Publicado: Novembro 27 On 11/19/2024 at 11:27 AM, JoseCarlosMarques said: Obrigado pela paciência em escrever esta longa resposta 🙂 . Ganhei conhecimento e alguma tranquilidade também, nomeadamente em relação a "experimentar" a mistura de substratos. Grande abraço! José....é "terra", e as plantas aquáticas, ao contrário das terrestre até fazem grande parte da sua absorção pelo folhas. Tranquilo sem problema. De certeza que não é por ai que um aquário não vai crescer. Bruno, está top!!! Um aquário muito bom para concurso, a única coisa que me preocupa é que a moda atual não está muito virada para este tipo de layout! Parabéns! 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 27 Publicado: Novembro 27 1 hour ago, Vasco Ferreira said: José....é "terra", e as plantas aquáticas, ao contrário das terrestre até fazem grande parte da sua absorção pelo folhas. Tranquilo sem problema. De certeza que não é por ai que um aquário não vai crescer. Obrigado pelo reforço, Vasco! 1 hour ago, Vasco Ferreira said: a única coisa que me preocupa é que a moda atual não está muito virada para este tipo de layout! Com diatomáceas 😄 ? Ainda vai ser moda, o nevoeiro! Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 5 Autor Publicado: Dezembro 5 José....é "terra", e as plantas aquáticas, ao contrário das terrestre até fazem grande parte da sua absorção pelo folhas. Tranquilo sem problema. De certeza que não é por ai que um aquário não vai crescer. Bruno, está top!!! Um aquário muito bom para concurso, a única coisa que me preocupa é que a moda atual não está muito virada para este tipo de layout! Parabéns!Obrigado Vasco. Épa em relação ao concurso, primeiro tenho que conseguir que sai daqui algo bonito. Se está fora de estilo, sinceramente foi algo que nem pensei quando o desenhei, fui metendo pedra e madeira e acabei com isto, é importante os concursos, eu pelo menos tou a tentar esforçar-me parw melhorar nesse respeito, mas ao mesmo tempo é necessario fazer algo que gostamos e desfrutar disso.De qualquer maneira, este aquário estava em muito mau estado com as diatomáceas da ultima vez que postei. Foi tentar descrever aqui o que foi feito para dar uma ideia da coisa:1 diaEu comecei por tentar remoção manual, não estava a resultar, aquilo agarrou-se de tal maneira as plantas que elas descolavam-se ou soltavam-se todas. Ou seja resultava, porque efectivamente a minha escovinha tirava muita alga mas não resolvia.2 e 3 diasEntão adicionei caracóis, camarões e ottos, um bom número, e houve um impacto considerável, a noite os gajos conseguiam comer algas que era uma coisa doida. O problema é que assim que a luz acendia, bom eu voltava no final do dia e estava tudo de novo na mesma. As algas cresciam mais rápido do que eles as conseguiam remover mesmo com a ajuda da minha escovinha magica.4 diaReduzi a luz, este devia ter sido o primeiro passo, a luz é sempre o factor limitador no controlo de algas, a única coisa que realmente temos controlo, mas como eu já estava a 6 horas luz, achei não ser necessário.Meti as calhas a 70%Para além disso dei uma dose de APTfix considerável, duas seringas cheias,doseei directo nas algas e desliguei os filtros durante o tratamento, a coisa pode resultar com filtros ligados se forem poucas algas, mas se já estiver completamente dominado, não vai lá lá.Após esse tratamento 60% das algas morreram logo,.toda a parte frontal e média do aquário ficou limpo de algas e não voltou a ter mais.Na parte traseira o sucesso foi moderado, houve impacto mas não resolveu o problema.5 e 6 diaRepeti o tratamentoA quantidade de algas nas traseiras não desapareceu completamente mas reduziu bastante e assim se manteve.Aqui para tudo, a semana passada não consegui acompanhar o ritmo de manutenção, e as algas não voltaram em força, mas não desapareceram completamente.Uma semana e meia depois, lá consegui arranjar tempo para fazer manutenção, atenção que apesar de não fazer as TPA's fui sempre controlando para ver se a situação não se estava a deteriorar. Ontem ao chegar a casa detectei que as altas nas traseiras estavam de novo a progredir então foi jogar mãos a obra.Remoção manualTratamento com o APTfixE reavaliação dos estragos que está fase menos boa causou, avaliar Melt, plantas que não sobreviveram ou estão a passar dificuldades.Deixo foto de como o aquário ficou após manutenção. Tem algas, mas estou certo que o pior já foi e nós próximos dias com um pouco de dedicação acabo com o resto.Agora plantas?A Diplidis não sei se vai-se safar, parece que tenho uma malapata com esta planta, as primeiras meltaram e as segundas veremos.As rotalas foram cobertas pelas algas mais tempo, as H'ra e orange Juice sofreram muito em alguns locais fiquei com clareiras abertas sem plantas, para a H'ra o problema já tá resolvido as H'ra da poda do desafio foram para lá,.agora é só crescer. A orange Juice provalmente se quizer manter a planta tenho que mandar vir um pote ou dois. O resto das rotalas a blood Red não está muito boa, mas podei e replantei os topos, vai recuperar.A cuba e monte Carlo desenvolveram muito bem, mas em algumas zonas onde estavam coladas na rocha não se safaram. No global o estrago não é muito, nada perto que que tive no aquário de 90 o ano passado e espero nas próximas semanas que este aquário arranque em força.Aproveitei podei as plantas de tapete, as rotalas que estavam boas e como disse replantei os topos, e podas do aquário do desafio, plantei mais monte Carlo que ainda tinha aqui potes da montagem e pogostemon helferi porque agora que me lembro essa planta também passou um mau bocado. Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 5 Publicado: Dezembro 5 😄 parece que estou a reler o teu testemunho do ano passado. Nada que me preocupe, portanto... tens mãos para a coisa, sabes o que fazer para resolver todos os problemas, portanto estou confiante que para o final de 2025 lá estarei outra vez aqui a dar-te os parabéns. Já agora aproveito para deixar aqui um Obrigado pela tua descrição exaustiva. Este fórum aparece muitas vezes no Google quando pesquisamos a resolução de algum problema, e relatos como o teu vão ajudar certamente alguém que algum dia precisar. Continuação de um excelente trabalho! Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 5 Autor Publicado: Dezembro 5 parece que estou a reler o teu testemunho do ano passado. Nada que me preocupe, portanto... tens mãos para a coisa, sabes o que fazer para resolver todos os problemas, portanto estou confiante que para o final de 2025 lá estarei outra vez aqui a dar-te os parabéns. Já agora aproveito para deixar aqui um Obrigado pela tua descrição exaustiva. Este fórum aparece muitas vezes no Google quando pesquisamos a resolução de algum problema, e relatos como o teu vão ajudar certamente alguém que algum dia precisar. Continuação de um excelente trabalho!Existem semelhanças, mas também existem muitas diferenças com o ano passado, o aquário do ano passado foi mesmo abandonado logo após a montagem em outubro até fevereiro, praticamente, a vida dá-nos festas voltas e eu não estava psicologicamente em condições para cuidar dele, consegui com dificuldade cuidar do aquário do desafio, mas foi mais fácil, quando em Dezembro a veio a fase mais complicada esse já estava maturado. Não lhe peguei até que dia 15 de janeiro o Tozé me lembrou que tinha que tirar foto final, mas como era aquário estabelecido, umas podas e ficou bom. O de 90 cm passou por toda a fase complicada inicial comum nos aquários ao abandono.Este não está a passar por isso, claro que em caso de aperto dou preferência ao do desafio, pois tem um deadline mais curto, mas não está ao abandono, estou a mantê-lo e a controlar a coisa.A semelhança é que tem uma fase inicial com alguns problemas, que já discuti com o pessoal, lembro de ter falado disso com o Ismael por exemplo, pode dever-se a água que temos aqui, já pensei em tentar uma Osmose mas a mulher nem quer ouvir falar da ideia.Sempre era uma maneira de testar a teoria, quem sabe no futuro.Em relação ao Google, sei bem do que falas eu pesquisava tanta coisa e o fórum aparecia sempre, e quando pesquisava em inglês aparecia o UKAPs ou o Tropicalfishforuns, uma especia de Aquariofilia.net dos ingleses que nem sei se ainda está em funcionamento.Nós dias de hoje já não pesquiso nada de aquariofilia, o que também não é bom, pois posso ficar desactualizado, mas a como não faço disto profissão, não faz diferença, o que faço resulta para mim.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 11 Autor Publicado: Dezembro 11 A grande batalha está no seu fim, agora inicia-se o pós guerra, crescer as plantinhas, dar forma, e corrigir onde for necessário. Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 2 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 11 Publicado: Dezembro 11 Enterrar os mortos e tratar dos vivos! Eheh. Parabéns, e continuação de bom trabalho. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Domingo às 20:28 Autor Publicado: Domingo às 20:28 Ora mais um fim de semana e mais uma manutenção, as algas já foram, ou pelo menos assim quero acreditar. Como é óbvio após estas últimas semanas isto ainda está um pouco caótico, por um lado temos muito crescimento saudável em muitas plantas, mas desordenado, estás plantas ainda não tiveram muita experiência com a tesoura, temos também as zonas onde as plantas foram mais afectadas a recuperar, e em alguns casos terá que ser replantando ( Diplidis Diandra).Hoje foi efectuada poda na cuba, monte Carlo, crenata e eleocharis, nestas plantas foi feito uma poda ligeira tipo corte de cabelo, para as obrigar a espalhar. Sobretudo naquelas que estão coladas nas pedras.As rotalas que estão a recuperar a crescer, sobretudo as que foram replantadas do aquário do desafio, levou uma poda ligeira para ganhar densidade.A limnophila aromática estava a ficar com uma cor roxa muito bonita, mas tive que podar pois já estava alta demais. Fora disso o aquário levou uma TPA muito cuidada com aspiração, tratar das algas causou muitos detritos no fundo do aquário e tentei remover o máximo possível.A Diplidis não se deu bem por agora substitui por mais mayaca e rotalas nas traseiras, no plano médio alguma Diplidis sobreviveu, vamos a ver se consigo propagar.Hoje aumentei a luz para 9 horas, agora que as diatomáceas já foram, vamos tentar acelerar o crescimento, resultou no do desafio, a ver se resulta neste.Aqui fica a fotoEnviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 2 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Recommended Posts