JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 18:08 Publicado: Segunda-feira às 18:08 (editado) O aquário continua fantástico, mas esta actualização deixou-me duas questões. - Fluval 307... achas necessário esse upgrade de que falas, ou é só um preciosismo teu? Só pergunto porque tenho um aquário de 128 litros e uso um filtro igual. Visto que o teu deve andar à volta dos 80 litros, e com todo esse substrato e hardscape deve ter uma litragem de 40...50 litros, porquê essa decisão? - Substrato JBL proscape + alguns restos de Neo e Tropica... tens experiência anterior na mistura de substratos? Como o fazes... misturas tudo antes ou vais colocando por camadas? Na prática, notas grande diferença entre usar várias marcas misturadas? Eu tenho um saco de Amazonia II e um de Tropica que me sobraram de montagens anteriores... não gostei da minha experiência com o Tropica, mas, pelo que me deram a entender, o fornecedor da ADA para Portugal deixou de trabalhar como trabalhava e aqui no Norte é muito complicado arranjar Amazonia. Arriscavas usar metade de Amazonia e metade de Tropica? (tem que compreender que, depois das tuas últimas montagens, tu és quase um guru para mim, portanto o que disseres é regra 😄 ). - As rochas que usam têm todas a mesma cor? Eu comprei todas as pedras que tenho na mesma loja, supostamente do mesmo lote, mas elas apresentam cores diferentes. É coisa que te incomode muito, ou geres o processo de construção do tanque mais pela forma? Estive a olhar outra vez para a imagem... os reflexos são fantásticos! Quando puderes fazer uma fotografia sem equipamento, mostra! Editado Segunda-feira às 18:12 por JoseCarlosMarques Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Segunda-feira às 19:15 Autor Publicado: Segunda-feira às 19:15 O aquário continua fantástico, mas esta actualização deixou-me duas questões. - Fluval 307... achas necessário esse upgrade de que falas, ou é só um preciosismo teu? Só pergunto porque tenho um aquário de 128 litros e uso um filtro igual. Visto que o teu deve andar à volta dos 80 litros, e com todo esse substrato e hardscape deve ter uma litragem de 40...50 litros, porquê essa decisão? - Substrato JBL proscape + alguns restos de Neo e Tropica... tens experiência anterior na mistura de substratos? Como o fazes... misturas tudo antes ou vais colocando por camadas? Na prática, notas grande diferença entre usar várias marcas misturadas? Eu tenho um saco de Amazonia II e um de Tropica que me sobraram de montagens anteriores... não gostei da minha experiência com o Tropica, mas, pelo que me deram a entender, o fornecedor da ADA para Portugal deixou de trabalhar como trabalhava e aqui no Norte é muito complicado arranjar Amazonia. Arriscavas usar metade de Amazonia e metade de Tropica? (tem que compreender que, depois das tuas últimas montagens, tu és quase um guru para mim, portanto o que disseres é regra ). - As rochas que usam têm todas a mesma cor? Eu comprei todas as pedras que tenho na mesma loja, supostamente do mesmo lote, mas elas apresentam cores diferentes. É coisa que te incomode muito, ou geres o processo de construção do tanque mais pela forma? Estive a olhar outra vez para a imagem... os reflexos são fantásticos! Quando puderes fazer uma fotografia sem equipamento, mostra!Ora comecemos pelo princípio, o filtro, o Fluval 307 é o segundo filtro do aquário de 90 cm, esse aquário de momento é uma espécie de Blackwater, pelo menos até ao verão que vem, quando eu decidir começar a preparar o layout de 2027, para não ter vazio virou Blackwater com escalares, o meu pai adora olhar para ele.O filtro estava lá a trabalhar em conjunto com o OASE 350 thermo.Para este aquário eu tinha um Eheim professional 3, mas não puxa água, não sei o que se passa, quando me deram ja vinha avariado, mas era o botão de soltar a válvula, arranjei isso, mas ele nao puxa água nenhuma sinceramente. Já não tou para perder mais tempo com ele. De emergência vim buscar este 307 ao de 90, visto que sendo balckwater ele aguenta bem trabalhar só com o OASE, para plantado é que precisa dos dois.Logo de futuro tenho duas opções, ou compro um filtro maior para o de 90 cm, ou devolto o 307 e compro outro para este, algo que agora não estou preocupado em decidir.O 307 é mais que adequado para este aquário, aliás o layout de 2022 neste aquário começou com este 307, sendo depois substituído pelo OASE, e o raio do professional 3 é que era para o de 90, mas o gajo e preguiçoso que fazer.Epa em relação a mistura de substratos, se chamas experiência o já ter feito no passado então sim tenho experiência. Para começar eu antigamente tinha o hábito de nas camadas mais baixas usar substrato usado, eu secava o substrato no quintal, e depois peneirava o mesmo para me livrar da porcaria, guardava o substrato e usava nas camadas debaixo e depois cobria com o novo, também cheguei a meter substrato usado em sacos de renda ou meias de senhora. Logo nem sempre o substrato usado era da mesma marca que o novo. Já agora refiro que aquela porcaria que peneirava do substrato também não se deitava fora, era perfeito para disfarçar as colagens da supercola e os filtros de cigarro.Outra experiência foi o caso de ter começado a desenhar o layout com um tipo de substrato, e depois a dada altura decidir fazer algumas alterações e ja não ter substrato para mais, em vez de ir comprar um saco novo, simplesmente usei restos de outra marca.Se tive problemas, épa o aquário de 90 pelas razões já mais que a anunciadas teve muitos problemas, mas tenho a certeza que não foi por ter 2 kg de tropica misturado com os 40 da aquael. Neste aquário a razão é outra, o JBL proscape era do tempo que eu e a minha ex-tivemos a ideia maluca de nós metemos nisto da aquariofilia como negócio, loja online e depois se corresse bem loja física, como tudo acaba na vida, está ideia acabou no dia que decidimos divorciar. Na altura o stock que tinha de sobra ficou para mim, ao longo dos anos fui fazendo montagens sem necessitar de comprar nada. Mas a dada altura não sobrava nada, ou pensava eu, numa limpeza pela garagem, descobri 2 sacos de proscape, já tinha usado esta marca no passado, com bons resultados, e usei neste. Chegou para o layout.O problema foi que o meu filho partiu o aquário se bem se lembram, e eu tive que recriar tudo do zero, e quando fiz isso este layout tomou outro rumo do inicialmente planeado, ficou mais complexo, melhor na minha opinião, e foi preciso encher ali uns espaços, especialmente em zonas nao visíveis, nessas zonas levou Neo ja usado e ja na semana passada, tive que meter mais substrato na zona que criei para plantar a aromática, a planta nao ficava, ai usei tropica que me sobrou do aquário do desafio.Se é algo que recomende, não, se acho que dá problemas, também não.Em relação às rochas é normal, eu apanhei o mesmo problema no aquário de 90 das rochas vinha directamente do fornecedor. Epa eu resolvi o problema sendo menos diligente a esfregar as rochas mais claras do que era com as mais escuras. Na foto final não se nota diferença.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Terça-feira às 11:27 Publicado: Terça-feira às 11:27 16 hours ago, Bruno R. Carvalho said: Ora comecemos pelo princípio, o filtro, o Fluval 307 é o segundo filtro do aquário de 90 cm, esse aquário de momento é uma espécie de Blackwater, pelo menos até ao verão que vem, quando eu decidir começar a preparar o layout de 2027, para não ter vazio virou Blackwater com escalares, o meu pai adora olhar para ele. O filtro estava lá a trabalhar em conjunto com o OASE 350 thermo. Para este aquário eu tinha um Eheim professional 3, mas não puxa água, não sei o que se passa, quando me deram ja vinha avariado, mas era o botão de soltar a válvula, arranjei isso, mas ele nao puxa água nenhuma sinceramente. Já não tou para perder mais tempo com ele. De emergência vim buscar este 307 ao de 90, visto que sendo balckwater ele aguenta bem trabalhar só com o OASE, para plantado é que precisa dos dois. Logo de futuro tenho duas opções, ou compro um filtro maior para o de 90 cm, ou devolto o 307 e compro outro para este, algo que agora não estou preocupado em decidir. O 307 é mais que adequado para este aquário, aliás o layout de 2022 neste aquário começou com este 307, sendo depois substituído pelo OASE, e o raio do professional 3 é que era para o de 90, mas o gajo e preguiçoso que fazer. Epa em relação a mistura de substratos, se chamas experiência o já ter feito no passado então sim tenho experiência. Para começar eu antigamente tinha o hábito de nas camadas mais baixas usar substrato usado, eu secava o substrato no quintal, e depois peneirava o mesmo para me livrar da porcaria, guardava o substrato e usava nas camadas debaixo e depois cobria com o novo, também cheguei a meter substrato usado em sacos de renda ou meias de senhora. Logo nem sempre o substrato usado era da mesma marca que o novo. Já agora refiro que aquela porcaria que peneirava do substrato também não se deitava fora, era perfeito para disfarçar as colagens da supercola e os filtros de cigarro. Outra experiência foi o caso de ter começado a desenhar o layout com um tipo de substrato, e depois a dada altura decidir fazer algumas alterações e ja não ter substrato para mais, em vez de ir comprar um saco novo, simplesmente usei restos de outra marca. Se tive problemas, épa o aquário de 90 pelas razões já mais que a anunciadas teve muitos problemas, mas tenho a certeza que não foi por ter 2 kg de tropica misturado com os 40 da aquael. Neste aquário a razão é outra, o JBL proscape era do tempo que eu e a minha ex-tivemos a ideia maluca de nós metemos nisto da aquariofilia como negócio, loja online e depois se corresse bem loja física, como tudo acaba na vida, está ideia acabou no dia que decidimos divorciar. Na altura o stock que tinha de sobra ficou para mim, ao longo dos anos fui fazendo montagens sem necessitar de comprar nada. Mas a dada altura não sobrava nada, ou pensava eu, numa limpeza pela garagem, descobri 2 sacos de proscape, já tinha usado esta marca no passado, com bons resultados, e usei neste. Chegou para o layout. O problema foi que o meu filho partiu o aquário se bem se lembram, e eu tive que recriar tudo do zero, e quando fiz isso este layout tomou outro rumo do inicialmente planeado, ficou mais complexo, melhor na minha opinião, e foi preciso encher ali uns espaços, especialmente em zonas nao visíveis, nessas zonas levou Neo ja usado e ja na semana passada, tive que meter mais substrato na zona que criei para plantar a aromática, a planta nao ficava, ai usei tropica que me sobrou do aquário do desafio. Se é algo que recomende, não, se acho que dá problemas, também não. Em relação às rochas é normal, eu apanhei o mesmo problema no aquário de 90 das rochas vinha directamente do fornecedor. Epa eu resolvi o problema sendo menos diligente a esfregar as rochas mais claras do que era com as mais escuras. Na foto final não se nota diferença. Obrigado pela paciência em escrever esta longa resposta 🙂 . Ganhei conhecimento e alguma tranquilidade também, nomeadamente em relação a "experimentar" a mistura de substratos. Grande abraço! Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: 16 horas Autor Publicado: 16 horas Habemos diatomáceas, em força e algum Melt. Segunda semana, normal, é deixar passar.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Recommended Posts