P.A.M.R. Publicado Dezembro 3, 2022 Publicado Dezembro 3, 2022 boas... preciso da vossa ajuda para resolver o problema de ter a agua turva e verde. tenho um aquário á uns meses com cerca de 160/170 litros e á uns tempos a agua começou a ficar turva,tipo nevoa, e fui á loja onde costumo comprar os peixes e disseram que era fácil resolver: mudar quase metade da agua 1x por semana e deitar um produto para o cloro e 2 a 3 semanas estava resolvido. fiz isso mas a agua continua turva mas agora verde. voltei á loja hoje e disseram que era excesso de luz. o aquário não apanha com luz direta de nenhuma janela (está a 6metros da janela), tenho os leds azuis e brancos e estão entre 6 a 8 ligados nas não todos os dias, ás vezes só 4 horas. isto começou a acontecer 2 dias depois de limpar os vidros do aquário com aquelas "limpadores" de iman. a agua clareou e depois começou a ficar verde mas ja nao sei o que fazer. Na loja deram uma suposta soluçao: tapar o aquario com um pano para nao entrar luz e daqui a uns dias ja nao tinha nada verde (nao me convenceu esta ideia)... ja nao alimento os peixes á uns dias e nem ligo as luzes. o meu aquario neste momento tem 8 peixes ( 6 neons...1 limpa vidros1 platy) filtro externo Sicce Whale 350 fundo do aquario em areia 1 tronco natural 1 planta anubia 1 bomba de fazer oxigênio (bolhas) 1 aquecedor eheim 200w (a 26graus) Alguém pode ajudar com este problema? é que já me apeteceu tirar tudo e começar tudo do zero.... PS: se aqui nao for o sitio correto para o post podem apagar ou dizer e faço novo no sitio correto Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 3, 2022 Publicado: Dezembro 3, 2022 Boas P.A.M.R Mudei-te o poste para aqui para teres mais ajudas. Tu tens muita poucas plantas para consumir os nutrientes que andam na coluna de água,uma das causas é a fotossíntese que ocorre nas plantas e nas algas,logo falta de plantas,mais algas,outra das causas é teres Amónia é uma fonte de nitrogênio este um nutriente essencial para sobrevivência das algas. Deves pelo menos durante uma semana fazeres TPA,s de 50% dia sim dia não,ou fazes de 20% ou 30% durante toda a semana,dependendo o filtro que tenhas,porque se o filtro for bom e fizer 6 ou 8 fezes o volume da água do teu aquário,isso em três ou quatro dias vai desaparecer,se isso não suceder,então terás que fazer o blacaute,que consiste em tapares todo o aquário com plástico ou cobertor preto durante três dias com as luzes do aquário apagadas e durante esse tempo não deixares que entre qualquer luz,nem dás de comer aos peixes. Saudações Citar
P.A.M.R. Publicado: Dezembro 3, 2022 Autor Publicado: Dezembro 3, 2022 a repostas anterior é minha mas não sei porque entrou com um email que ja nao uso e com outro nome.... nao consigo apagar o post anteriror nem apagar a conta..Peço desculpa. Obrigado por teres mudado o post para o sítio correto... O meu filtro pela marca diz que tem causal de 1110L/hora... Obrigado pelas dicas e amanhã começo a fazer as TPAs. Mas convém por as novas plantas e peixes só depois do aquário estabilizar ou posso colocar já plantas e ir fazendo as TPAs?? Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 3, 2022 Publicado: Dezembro 3, 2022 Sim podes colocar já as plantas,pois elas ajudam e muito a consumir excesso de nutrientes,os peixes se tiveres um outro aquário mesmo pequeno que seija colocas lá ate a água estabilizar e ficar transparente. Saudações Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 6, 2022 Publicado: Dezembro 6, 2022 Em caso de água verde é fazeres trocas de água. Via ver que isso vai ao sítio. Tomara todas a algas fossem de tão fácil resolução. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
P.A.M.R. Publicado: Dezembro 7, 2022 Autor Publicado: Dezembro 7, 2022 (editado) boas... novidades do aquario.. comecei pela maneira mais pratica/facil que foi tapar o aquario 3 dias com um cobertor e ja se vê resultados apesar de a agua ainda nao estar completamente limpa. nas fotos dá para ver alguma diferença apesar que ao vivo a diferença é maior do que parece nas fotos. faço mais alguma coisa ou agora é esperar que tudo se resolva naturalmente? Antes Depois Editado Dezembro 7, 2022 por P.A.M.R. Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 7, 2022 Publicado: Dezembro 7, 2022 Boas P.A.R.M Faz uma TPA depois logo vês como fica, e coloca mais plantas. Saudações Citar
P.A.M.R. Publicado: Dezembro 8, 2022 Autor Publicado: Dezembro 8, 2022 há 11 horas, Alvaro Silva disse: Boas P.A.R.M Faz uma TPA depois logo vês como fica, e coloca mais plantas. Saudações boas... hoje vou fazer uma TPA de 30 a 40%. plantas tenho 3, 2 anubias e outra que nao sei o nome. obrigado pelas dicas e vou dando noticias. abraço Citar
P.A.M.R. Publicado: Dezembro 15, 2022 Autor Publicado: Dezembro 15, 2022 boas malta.. venho atualizar 😁. fiz uma TPA de cerca de 50% à quase uma semana e agua está na mesma.. ainda um pouco turva, nao piorou nem melhorou. os peixes andam bem, tudo tranquilo. Será que posso fazer mais alguma coisa para a água ficar mesmo limpa? Abraço Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 15, 2022 Publicado: Dezembro 15, 2022 Boas P.A.M.R Podes é tentar comprar (Pristine) da Seachem que é para água turva. Saudações Citar
Recommended Posts