Recommended Posts

Publicado:
4 hours ago, Tozé Nunes said:

Para meter os fertilizantes há as bombas doseadoras, tenho uma e recomendo!

Qual?

4 hours ago, Tozé Nunes said:

Mas nenhuma substitui o gajo que mete as mãos dentro de agua para esfregar as pedras,  chupar a mangueira para retirar a água e pagar as contas disto tudo em funcionamento 😆

Vai ser o @Diogo.Sousa que vai inventar isso. Mas depois a coisa vai deixar de ter qualquer piada...

Publicado:
31 minutes ago, Tozé Nunes said:

Isso custa para cima de 300€, moço! É muito caro. Só se for para montar aquários em consultórios de dentistas e em restaurantes.

Publicado:
há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Isso custa para cima de 300€, moço! É muito caro. Só se for para montar aquários em consultórios de dentistas e em restaurantes.

Eu sei! Comprei em segunda mão a um rapaz por 50€ há uns anitos atrás! Desde então tenho isto sempre a bombar fertilizantes sem parar! 

Mas há uma marca mais barata que custa um terço desses buble magus!

Publicado:
9 hours ago, Tozé Nunes said:

Mas há uma marca mais barata que custa um terço desses buble magus!

Fiz uma pesquisa rápida e encontrei coisas interessantes por perto de 100€. É um equipamento interessante para quem quer automatizar todo o processo. A pensar, de futuro!

Publicado:
On 16/02/2022 at 22:08, JoseCarlosMarques disse:

Até há uma máquina para isso, que mete os fertilizantes dentro do aquário, controla luz, temperatura, e tudo mais que queiras ligar a ela. Não sei é como se chama, senão dizia-te

Lembrei-me agora de uma marca que tem uns dispositivos que te monitorizam o ph, amónia,  temperatura,   etc etc que se chama https://www.seneye.com e envia alertas para ti!

E há uns controladores que medem a temperatura da água e acionam quer o termóstato ou o chiller conforme necessário. Também há quem regule o fornecimento de co2 através de regulador de pH!

A malta dos salgados tem uma panóplia de equipamentos para tudo isto,  há "casas das máquinas" que impressionam!

• 3 semanas depois...
Publicado:

Bombas doseadores, eu compro da Jebao/Jecod. Suficientemente fiáveis para plantados.

Neste momento tenho uma de 4 "cabeças", 1 cabeça para cada aquário plantado.

• Gosto 1

Projetos antigos:

Publicado:
1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Bombas doseadores, eu compro da Jebao/Jecod. Suficientemente fiáveis para plantados.

Neste momento tenho uma de 4 "cabeças", 1 cabeça para cada aquário plantado.

Quanto custa isso? E uma pergunta que já fiz mas não me responderam... onde é colocado o tubo de saída? Dentro do aquário?

Publicado:
On 11/03/2022 at 13:12, JoseCarlosMarques disse:

Quanto custa isso? E uma pergunta que já fiz mas não me responderam... onde é colocado o tubo de saída? Dentro do aquário?

Jebao DP-4 (4 cabeças), hoje em dia custa cerca de 100€. Muita atenção, porque eles têm 2 versões, versão normal (ou "master" que funciona sozinha) e a versão extensão (ou "slave", muito mais baratas, mas que só funcionam ligadas a um "master" e que o modelo termina com um "S", por exemplo DP-4S).

Os tubos de saída devem ficar para dentro do aquário, mas sem estar a tocar na água.

Projetos antigos:

Publicado:
2 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Os tubos de saída devem ficar para dentro do aquário, mas sem estar a tocar na água.

Esquisito... Tens que tirar uma fotografia disso, para eu ver.

Publicado:
há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Esquisito... Tens que tirar uma fotografia disso, para eu ver.

Tipo isto. O desenho é de uma Sump, daí o nível da água estar tão baixo.

ATI-Dosing-Pump-Solution-Elevation.png

Basicamente, não queres os tubos muito perto da água, para a água não "chuchar" o fertilizante todo que está dentro do tubo. (chuchar é o termo técnico! 😂 )

Também é bom ter o recipiente com o fertilizante abaixo dos tubos de saída, para não fazer sifão e despejar tudo no aquário... 

• Gosto 1

Projetos antigos:

Publicado:
6 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Tipo isto. O desenho é de uma Sump, daí o nível da água estar tão baixo.

ATI-Dosing-Pump-Solution-Elevation.png

Basicamente, não queres os tubos muito perto da água, para a água não "chuchar" o fertilizante todo que está dentro do tubo. (chuchar é o termo técnico! 😂 )

Também é bom ter o recipiente com o fertilizante abaixo dos tubos de saída, para não fazer sifão e despejar tudo no aquário... 

Eu percebo isso tudo, João. Só gostava de ver como isso fica num aquário. Fica ali um tubo pendurado?

Publicado:
há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu percebo isso tudo, João. Só gostava de ver como isso fica num aquário. Fica ali um tubo pendurado?

Ah, ok... pensava que não estavas a perceber alguma coisa.

Pá, eu prendo o tubo a outro tubo qqr do filtro ou assim.

Projetos antigos:

Publicado:
23 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Pá, eu prendo o tubo a outro tubo qqr do filtro ou assim.

Sim... nesse caso fica disfarçado... muito bem!