Ana Bernardo Publicado Dezembro 26, 2021 Publicado Dezembro 26, 2021 Boas, Após vários anos sem aquários decidi regressar a este hobbie. Depois de pesquisar um pouco resolvi comprar o Eheim Vivaline pro led 126l. O aquário trás a seguinte iluminação: Iluminação: Led 1x10.6w Tenciono desta vez ter uma aquário plantado, ainda não decidi bem quais as plantas que irei ter, mas serão de baixa/média manutenção. A minha dúvida é: será que a iluminação que vem com o aquário é suficiente? E caso não seja, qual aconselham? Tenho visto as da Eheim fresh plant mas nem sei qual seria a mais indicada para este aquário. Como tenho gatos é imperativo para mim que, a comprar outra iluminação, esta encaixe dentro do aquário de modo a que posso fechar as tampas. Em termos de filtro irei comprar o Eheim experience 350. Ainda não me decidi se terei ou não co2, mas terei substrato fértil. Obrigada pela ajuda Citar
Tozé Nunes Publicado: Dezembro 26, 2021 Publicado: Dezembro 26, 2021 Olá, bem vinda ao fórum e de volta ao hobby. Tal como tu também tenho gatos, 3 no meu caso e nunca tive problemas com eles por causa dos aquários não estarem tapados. O máximo que aconteceu foi a gata andar a beber agua deles 😁! Aliás, já por diversas vezes foram os anjos da guarda de alguns peixes que decidiram saltar pois eles dão logo pela coisa e acabam por me alertar por causa disso. Mas voltando à tua escolha, a tampa permite passagem dos tubos do filtro externo? Em relação à tua dúvida sobre iluminação, sem conhecer a iluminaria desse kit, deve dar para um plantado não muito exigente. Se mais tarde quiseres fazer algo mais exigente mais fácil é comprar uma calha dedicada a plantados e retirar as tampas do kit. Ou colocares uma segunda barra de leds da própria marca... Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Ana Bernardo Publicado: Dezembro 26, 2021 Autor Publicado: Dezembro 26, 2021 Obrigada! Os meus gatos são uns artistas de 9kg cada, e por experiência passada já sei que não corre bem se não estiver tapado. O aquário tens duas aberturas para a passagem do tubo do filtro externo, foi das primeiras coisas que fui confirmar. Quanto á lâmpada que vem com o kit, tirando ser 1x 10.6w consegui encontrar as seguintes especificações: 1120lm, 6500k, não sei se ajuda! Obrigada pelo teu conselho🙂 Citar
JoãogaFernandes Publicado: Dezembro 27, 2021 Publicado: Dezembro 27, 2021 Olá Ana, Deixo-te aqui este tópico sobre iluminação: Tal como o Tozé disse, não deverás ter problemas com plantas low tech 🙂 Mais que isso, só essa calha já deixa a desejar.. Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Ana Bernardo Publicado: Dezembro 27, 2021 Autor Publicado: Dezembro 27, 2021 Olá João, Obrigada pela partilha, foi sem dúvida uma leitura esclarecedora Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 27, 2021 Publicado: Dezembro 27, 2021 Viva Ana, Essa iluminação dará sem problemas para o que pretendes. Tens ideia do setup completo que tencionas usar? Substrato, CO2?, Fertilização, quais as plantas, hardscape etc etc.. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Ana Bernardo Publicado: Dezembro 27, 2021 Autor Publicado: Dezembro 27, 2021 Boas Vasco, Neste momento o setup que tenho pensado é o seguinte: Aquário: Eheim Vivaline pro led 126L -> L 80cm x A 45cm x P 35cm Filtro: Eheim Experience 350 Iluminação (vem com o aquário): Eheim ClassicLed daylight 10.6w (1120lm, 6500K) Termostato: Eheim 100W Substrato: Fértil: Estou em dúvida se coloco ou não substrato fertil. A colocar seria o Tropica Plant Growth 2.5L Inerte: Tropica Aquarium Soil Decoração Rochas: Dragon Stone Troncos: Jungle wood, Red moor e hornwood Flora: Limnophila sessiliflora Rotala sp. "Green" riccia fluitans BACOPA COMPACT HYGROPHILA POLYSPERMA ROSANERVIG Ludwigia repens ’Rubin’ Ceratophyllum demersum 'Foxtail' Vesicularia montagnei 'Christmas' Marsilea hirsuta Fauna: Ainda por decidir, mas será um comunitario Quanto ao co2 ainda não me decidi se irei arrancar já com ele nesta primeira fase ou não Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 29, 2021 Publicado: Dezembro 29, 2021 Parece tudo bem. O Tropica aquarium soil serve e chega perfeitamente. Podes não colocar CO2, mas para o crescimento de exuberante de algumas plantas de caule que queres colocar o CO2 dá uma grande ajuda. Vai implicar mais podas e mais manutenção. Não te podes esquecer da fertilização. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Ana Bernardo Publicado: Dezembro 29, 2021 Autor Publicado: Dezembro 29, 2021 Olá Vasco, Acabei por fazer algumas modificações iniciais no setup, e comprei um Eheim vivaline 180L. Além do substrato que coloquei aqui também adquiri volcano mineral para fazer “montes” na parte de trás do aquário e acabei mesmo por comprar o solo fértil da Jbl para ajudar nas plantas. Também comprei fertilizante da Tropica premium nutrition. Agora é esperar o aquário chegar e montar isto tudo 😄 Citar
JoãogaFernandes Publicado: Dezembro 29, 2021 Publicado: Dezembro 29, 2021 (editado) há 4 minutos, Ana Bernardo disse: Olá Vasco, Acabei por fazer algumas modificações iniciais no setup, e comprei um Eheim vivaline 180L. Além do substrato que coloquei aqui também adquiri volcano mineral para fazer “montes” na parte de trás do aquário e acabei mesmo por comprar o solo fértil da Jbl para ajudar nas plantas. Também comprei fertilizante da Tropica premium nutrition. Agora é esperar o aquário chegar e montar isto tudo 😄 Olá Ana, Também utilizo o da JBL e estou satisfeito! Atenção a esse fertilizante da tropica porque não é all in one. Podes ver abaixo a diferença mas basicamente o premium não tem fosfatos nem nitratos. Apenas o Specialized é que tem. Eu, por exemplo, utilizo os dois em simultâneo para não ter problemas de nitratos Editado Dezembro 29, 2021 por JoãogaFernandes Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Ana Bernardo Publicado: Dezembro 29, 2021 Autor Publicado: Dezembro 29, 2021 Olá João, Obrigada pelo teu reparo, realmente não tinha reparado nessa carência de fosfato e nitrato. muito obrigada! Citar
JoãogaFernandes Publicado: Dezembro 29, 2021 Publicado: Dezembro 29, 2021 há 3 minutos, Ana Bernardo disse: Olá João, Obrigada pelo teu reparo, realmente não tinha reparado nessa carência de fosfato e nitrato. muito obrigada! Fosfato e nitrato são produzidos pelo próprio aquário, deves saber disso. Agora se for um aquário densamente plantado, terás com certeza a necessidade de adicionar mais 🙂 Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Ana Bernardo Publicado: Dezembro 29, 2021 Autor Publicado: Dezembro 29, 2021 Tenciono ter o aquário bastante plantado, vamos lá ver como corre e depois se precisar adiciono o outro que disseste também Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 30, 2021 Publicado: Dezembro 30, 2021 Depois faltam as fotos 🙂 E a meu ver o CO2 era uma boa adição Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Recommended Posts