GervaiaH Publicado Dezembro 20, 2021 Publicado Dezembro 20, 2021 (editado) Boa noite a todos. Adquiri há umas semanas um aquário novo de 180 lts e após a montagem do mesmo para um biotopo do lago Tanganyika, iniciei o processo ciclagem do aquário com a introdução das bactérias com o Stability da Seachen. No arranque coloquei também 3 espécies de plantas que são ajustadas ao biotopo em causa. O processo foi iniciado há 2 semanas com aplicação da dosagem do Stability e também apliquei em pequenas doses em certos dias algumas gotas de amoníaco.Há certa de uma semana, desconhecendo o motivo, uma das plantas, a Vallisneria acabou por morrer e começou a decompor-se e, acabei por retirá-la do aquário. Há 3 dias que tenho os parâmetros de amónia e nitrito no máximo. As minhas questões são : esses parâmetros estão certos com o processo de ciclagem? A amónia nesta fase não deveria estar a baixar e os nitritos estarem no máximo como estão? A decomposição da planta terá influênciado o pico da amónia estar tão alto e não descer em relação aos nitritos? Obrigado Editado Dezembro 20, 2021 por GervaiaH Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Dezembro 21, 2021 Publicado: Dezembro 21, 2021 Utilizar amoníaco sem saber o que se está a fazer, trás mais problemas do que benefícios. Isto é um hobby que previligia a paciência e fazer as coisas no seu ritmo, tudo o que queiras fazer para acelerar o processo, é um caminho muito arriscado. Que quantidade de amónia meteste no aquário? Que testes estás a usar? Qual é o "valor máximo" em que estão a Amónia, os Nitritos? Como estão os Nitratos? Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 21, 2021 Publicado: Dezembro 21, 2021 Deixa a natureza fazer o seu curso. Faz umas TPAs de vez em vez e tem paciência. :) 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
GervaiaH Publicado: Dezembro 21, 2021 Autor Publicado: Dezembro 21, 2021 (editado) 👍 Editado Dezembro 21, 2021 por GervaiaH Citar
GervaiaH Publicado: Dezembro 21, 2021 Autor Publicado: Dezembro 21, 2021 há 2 minutos, Vasco Ferreira disse: Deixa a natureza fazer o seu curso. Faz umas TPAs de vez em vez e tem paciência. 🙂 É verdade... Tenho que ter mais paciência e deixar a natureza fazer o resto... O meu filhote, desde a compra do aquário que me pergunta todos os dias pelos peixes. É autista e, quando fixam-se em algo é muito complicado de darmos qualquer justificação do porquê as coisas terem os seus timings... Tentei minimizar o tempo da ciclagem... Citar
GervaiaH Publicado: Dezembro 21, 2021 Autor Publicado: Dezembro 21, 2021 (editado) há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse: Utilizar amoníaco sem saber o que se está a fazer, trás mais problemas do que benefícios. Isto é um hobby que previligia a paciência e fazer as coisas no seu ritmo, tudo o que queiras fazer para acelerar o processo, é um caminho muito arriscado. Que quantidade de amónia meteste no aquário? Que testes estás a usar? Qual é o "valor máximo" em que estão a Amónia, os Nitritos? Como estão os Nitratos? Boa tarde João. Obrigado pela resposta. Fiz umas pequenas pesquisas antes de aplicar o amoníaco e nunca apliquei as dosagens recomendadas pelos utilizadores deste método... Apliquei umas gotas passado uma semana do início da ciclagem e, apliquei porque tinha a amónia e os nitritos ainda a 0. Logo irei medir os restantes parâmetros e coloco-os aqui. Tenho usado os testes de medição em fita. Ja sei que não são 100% reais. Terei que comprar os testes para o NH3 e NH2 em separado. Obrigado Editado Dezembro 21, 2021 por GervaiaH Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 21, 2021 Publicado: Dezembro 21, 2021 Vai fazendo os testes....como te referi, umas TPAS regulares e ires vendo os valores dos nitritos e amónia. Esses aceleradores costumam funcionar. Quando vires os valores a 0 é sinal que podes começar a introduzir. 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
GervaiaH Publicado: Dezembro 21, 2021 Autor Publicado: Dezembro 21, 2021 há 8 horas, Vasco Ferreira disse: Vai fazendo os testes....como te referi, umas TPAS regulares e ires vendo os valores dos nitritos e amónia. Esses aceleradores costumam funcionar. Quando vires os valores a 0 é sinal que podes começar a introduzir. Boa noite quero fazer um pequeno reparo, pelas medições da fita, tenho sim os nitritos e os nitratos com valores altos e não a amónia. Isto quer dizer que o processo de ciclagem está a levar o caminho correcto, certo? Reparei também que surgiram de um dia para o outro algas verdes nas rochas e no substrato... Será muitas horas de iluminação ligada no aquário? Também li algures que havendo excesso de nitrato também leva ao surgimento de algas... será? Acabei por fazer uma TPA de 30% hoje quando cheguei a casa... Obrigado Citar
JoãogaFernandes Publicado: Dezembro 22, 2021 Publicado: Dezembro 22, 2021 há 22 horas, GervaiaH disse: Boa noite quero fazer um pequeno reparo, pelas medições da fita, tenho sim os nitritos e os nitratos com valores altos e não a amónia. Isto quer dizer que o processo de ciclagem está a levar o caminho correcto, certo? Reparei também que surgiram de um dia para o outro algas verdes nas rochas e no substrato... Será muitas horas de iluminação ligada no aquário? Também li algures que havendo excesso de nitrato também leva ao surgimento de algas... será? Acabei por fazer uma TPA de 30% hoje quando cheguei a casa... Obrigado Sendo nitritos e nitratos as coisas mudam de figura. Respondendo à tua questão, sim, a ciclagem está a acontecer. Faz como o Vasco referiu e faz uma TPA por semana até atingires 0 nitritos. Como não tens plantas no aquário, terás de retirar os nitratos através de TPA's. As algas podem ser excesso de nitratos ou excesso de iluminação. 6h a 8h de luz por dia é o indicado. Abraço! Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 23, 2021 Publicado: Dezembro 23, 2021 Algas nesta fase é normal. Tens a química do aquário toda em convulsão, mas também pode ser como o João refere. Os fatores podem ser vários. Vai aspirando e retirando o máximo durante este fase e ter paciência. Qual o setup completo do aquário? sem ele também fica mais difícil ajudar. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
GervaiaH Publicado: Dezembro 26, 2021 Autor Publicado: Dezembro 26, 2021 On 23/12/2021 at 16:36, Vasco Ferreira disse: Algas nesta fase é normal. Tens a química do aquário toda em convulsão, mas também pode ser como o João refere. Os fatores podem ser vários. Vai aspirando e retirando o máximo durante este fase e ter paciência. Qual o setup completo do aquário? sem ele também fica mais difícil ajudar. Boa noite Vasco. Antes de mais um bom natal para si e para a família. Tenho um aquário de 180 litros. Estou a recriar um biotopo tanganyika. Tenho como substrato areia, rochas de praia, a fauna tenho umas anubias e uma lilaeopsis. Baseie-me um pouco no forum Ciclideos sobre o tipo de plantas que "aguentam" mais e mais ajustáveis num habitat de ciclideos africanos. Em termos de filtragem tenho um filtro externo Eheim Experience 350 (1050L/H) e um filtro interno Eheim Biopower 200 (650L/H). Citar
GervaiaH Publicado: Dezembro 26, 2021 Autor Publicado: Dezembro 26, 2021 On 22/12/2021 at 21:32, JoãogaFernandes disse: Sendo nitritos e nitratos as coisas mudam de figura. Respondendo à tua questão, sim, a ciclagem está a acontecer. Faz como o Vasco referiu e faz uma TPA por semana até atingires 0 nitritos. Como não tens plantas no aquário, terás de retirar os nitratos através de TPA's. As algas podem ser excesso de nitratos ou excesso de iluminação. 6h a 8h de luz por dia é o indicado. Abraço! Boa noite João. Antes de mais um bom natal para si e para a família. Tenho plantas no aquário. Tenho umas anubias e uma lilaeopsis. Tinha uma foxtail e uma vallisneria mas não pegaram no aquário. Citar
JoãogaFernandes Publicado: Dezembro 26, 2021 Publicado: Dezembro 26, 2021 há 10 horas, GervaiaH disse: Boa noite João. Antes de mais um bom natal para si e para a família. Tenho plantas no aquário. Tenho umas anubias e uma lilaeopsis. Tinha uma foxtail e uma vallisneria mas não pegaram no aquário. Viva! Obrigado e espero que o Natal tenha sido bom para esses lados! Depende da quantidade de plantas naturalmente, mas se for um ou dois pés não são suficientes para dar conta de tsnto nitrato 🙂 De qualquer das formas foi como referi, nada como umas TPAs para equilibrar isso! As algas são algas e há e qualquer aquário 😁 Abraço Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 27, 2021 Publicado: Dezembro 27, 2021 Isso com calma e paciência vai ao sitio. Vai postando novidades Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
GervaiaH Publicado: Dezembro 28, 2021 Autor Publicado: Dezembro 28, 2021 (editado) Boas ☺️. Finalmente tenho o aquário ciclado hà 2 dias. Amónia a "0" Nitritos a "0" Hoje já introduzi dois SAE para ajudarem na questão das algas. No arranque do ano chegarão os ciclideos. Obrigado pela dicas e pelo apoio. Depois posto aqui umas fotos Boas festas e um bom ano para todos. Editado Dezembro 28, 2021 por GervaiaH Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 29, 2021 Publicado: Dezembro 29, 2021 Boa! Dois SAE não sei se será pouco. Agora é ires introduzindo com calma! Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Recommended Posts