Joel Nunes Publicado Dezembro 11, 2021 Publicado Dezembro 11, 2021 Boa tarde, Tenho um aquário de 60*30*30 a funcionar há mês e meio. Filtro JBL e720 caudal de 700l/h Termóstato eheim 100w Luzes HL-3050F LED RGB SeaBillion 55-70cm Fauna 10 neocaridinas blue dream Flora Feto java Musgo de java Christmas moss heteranthera zosterifolia Ludwigia Palustris limnophila sessiliflora Os parâmetro são : Ph: 7.2 Kh:2-3 Gh:6 Amonia:0 Nitritos:0 Nitratos:30-40 Fosfatos:0,17 Utilizo CO2 líquido e fertilizante de micros Tenho tido problemas com a minha limnophila sessiliflora que começa a apodrecer nas folhas e caule. Já começo também a notar que a minha Ludwigia palustris tem as folhas comidas. Alguém me pode dar uma opinião do que será Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 13, 2021 Publicado: Dezembro 13, 2021 tens substrato? Esses valores de macro são sem fertilização? Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Joel Nunes Publicado: Dezembro 13, 2021 Autor Publicado: Dezembro 13, 2021 Sim tenho substrato fértil da tropical aquarium soil. A única fertilização que faço é de micros (ferro, Mg, z, K, zi, Mn) que é o liquid Fertilizer da aquili. Citar
Joel Nunes Publicado: Dezembro 13, 2021 Autor Publicado: Dezembro 13, 2021 Como se pode ver nas fotos o musgo de java está a crescer mas está castanho. A limnophila sessiflora começa a apodrecer no caule e algumas folhas ficam castanha. Reparei que a minha palustris tem umas folha rasgadas e amarelas. Não sei se está tudo interligado..... Citar
Joaoavo Publicado: Dezembro 14, 2021 Publicado: Dezembro 14, 2021 Boas, Nunca tive bons resultados com CO2 líquido, mas já usei há muitos anos quando isso apareceu (em PT), por isso não quero afirmar que é esse o problema, já que entretanto podem ter aparecido umas formulações mais evoluídas. De qualquer forma, creio que esse tipo de 'fertilizante' tem sempre por base um composto orgânico que tem propriedades algicidas e pode também afectar algumas plantas aquáticas. Penso que é isso que te está a afectar o musgo. As minha sugestão seria abandonar o CO2 líquido e seguir 1 de 2 caminhos: - verdadeiro Low-tech, em que retiravas as plantas de caule (heteranthera, Ludwigia, limnophila) e as substituías por plantas que não requerem adição de CO2: anubias, vallisnerias, elodea, cladophora (bola de algas) etc. Isto implicaria controlares melhor a fertilização, já que essas plantas são, por norma, de crescimento lento e estás com um nível muito alto de nitratos. - manter plantas mais exigentes, mas experimentar CO2 gasoso. Podes começar com o tradicional método do fermento e ver se tem melhorias nas plantas, e a longo prazo decidir se vale a pena investir em alternativas. Ab Citar João AvóO meu blog - Naturescaping
Joel Nunes Publicado: Dezembro 14, 2021 Autor Publicado: Dezembro 14, 2021 @Joaoavo obrigado pela resposta. Estou a contar investir num sistema de CO2 lá para finais de Janeiro por isso queria tentar manter estas plantas até lá. Nunca pensei que o musgo pudesse estar assim devido ao CO2 líquido uma vez que vi pessoas a utilizarem este produto com este musgo e não houve problemas nenhuns. No entanto nem todas as plantas reagem da mesma maneira. Tenho estado a associar os meus problemas à falta de Potássio e fosfatos no aquário. O fosfato está baixo pq ainda não tenho peixe, só camarões. O Potássio é inserido em conjunto com os micros mas penso não ser suficiente pq o meu feto de java está a ficar com manchas pretas.... Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 17, 2021 Publicado: Dezembro 17, 2021 Acho que não estás com nada fundamentalmente errado no aquário.. Essa calha provavelmente não é grande coisa, parece-me literalmente do "chinês", nota-se das fotos. O que faria: - parece-me teres tampas em vidro, de sim, tira. E o nível da água pode subir mais um ou dois cm. Visualmente fica logo outra coisa - faz um poda invertida. Cortas as plantas de caule junto ao substrato e do que cortaste aproveitas os 5-7cm do topo e voltas a replantar. É normal nessas plantas que as zonas com menos luz comecem a ficar feitas e a desfazerem-se, ainda para mais com deficiências de iluminação. - vai fazendo TPAs regulares para teres uns valores de nitratos mais em linha com os restantes valores - podes continuar a usar CO2 liquido - Pensava pedir ao pai natal uma calha. - Ter Paciência que com o tempo e dedicação isso vai ao sitio. 🙂 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Joel Nunes Publicado: Dezembro 17, 2021 Autor Publicado: Dezembro 17, 2021 @Vasco FerreiraComprei esta calha recentemente mas não sei se é grande coisa pensei que para plantas low tech fosse suficiente segue o link da calha https://www.proaquarium.net/product-page/hl-3050f-led-rgb-seabillion-50-60-1 Também gostava de tirar a tampa mas a minha casa é muito fria e o meu termostato da eheim de 100w so consegue manter a água a 22º. Como eu preciso que esteja a 26 pq vou colocar neons tenho de ter tampa durante o inverno. Para não falar que diminui o gasto de energia. Neste momento estava a pensar em investir num sistema de CO2 uma vez que preciso de colocar o ph entre os 6.8 - 7.0 e ao mesmo tempo as plantas cresciam melhor. Que acha deste kits? https://www.proaquarium.net/product-page/kit-co2-silverline-ii https://www.ecoarium.pt/kits-co2/1099-eco-kit-co2.html Apesar de ter colocado pinhas de amieiro o Ph mantém se no 7.2-7.4 sendo que o meu Kh é de 3. Penso também em colocar lily pipes uma vez que fica mais bonito esteticamente e diminuo a minha corrente que é demasiado forte. Isto deve se ao meu filtro ser demasiado potente para a litragem do aquario. Estou também a pensa comprar fertilizantes individuais de Potássio e fosfato... Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 20, 2021 Publicado: Dezembro 20, 2021 Joel, troca de termostato para um de 200w. O custo é pouco e vais ver que melhora logo tudo, estética, iluminação, facilidade de manutenção. A calha é fraca e com essa opacidade toda feita pelas tampas, dificulta o crescimento das plantas. Tanto um como o outro kit servem perfeitamente. Os teus valores são ok para crescer plantas. Obviamente com o CO2 vais baixar um pouco....o que também não tem problema nenhum. Vai dando noticias Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Recommended Posts