A Nymphaea lotus (zenkeri)


Marc

Recommended Posts

A Nymphaea lotus (zenkeri)

 

Vou falar aqui um pouco sobre a minha experiência com a Nymphaea lotus pois vejo que se tem tornado uma planta cobiçada quanto baste.

 

Para situar quem quer: este link descreve o meu aquário.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=22369&start=0

 

O Lotus Tigre, como também é chamado, é originário da Africa. Vinga em águas ligeiramente ácidas e em temperaturas pelos 25 graus. Mas toda esta informação é facilmente encontrada na internet.

 

nymphaea06.jpg

Pearling - A Nympheae é uma das minhas plantas favoritas e como tal decidi experimentar com ela: eu queria uma flor.

 

nymphaea01.jpg

A Evolução da Planta - As fotos são dos dias 20, 40, 45 e 62 respectivamente. (Os dias contam a partir da montagem do aquário, altura em que plantei duas plantas vindas da Trópica.)

 

Plantei as duas plantas a uns 6 cm uma da outra. ao princípio constituiam um volume esteticamente muito agradável.

 

Ouvi dizer que a flor nocturna liberta um doce perfume, mas para nascer, a lotus precisa de ter folhas flutuantes.

 

folhasuperficial.jpg

A primeira folha flutuante - Lembro-me da alegria de ver nascer a primeira folha flutuante... Pouco sabia eu.

 

nymphaea02.jpg

Dia 73 - Ainda confiante vi as folhas superficiais brotarem a um ritmo de uma em cada três dias.

 

Até que:

nymphaea03.jpg

Dia 81 - As Nymphaeas dominaram totalmente o aquário todo.

 

Se não a podei até agora foi em esperança de conseguir uma flor, mas arrisquei demasiado. O Lotus Tigre é uma planta demasiado grande para o meu aquário de 130 Litros se não se mantém o crescimento controlado com podas regulares. Evidentemente as folhas superficiais privaram as restantes plantas de luz importante e quem sofreu mais foi a Glossostigma elatinoides que crescia por baixo da Nympheae.

 

nymphaea04.jpg

Dia 88 - Depois de uma poda e depois de tirar um dos dois pés, restam apenas algumas folhas enormes sobre manchas de glossostigma morta.

 

Ainda não desisti completamente. Penso reformular a disposição do meu aquário e até lá a restante Lotus pode fazer o que quizer.

 

nymphaea05.jpg

Conclusão - A Nymphaea lotus é uma linda planta para ter em qualquer aquário, mas para a deixar lançar folhas superficiais e, quem sabe, uma flor, é preciso um aquário especializado bem grande.

 

Ao todo aconselho a flor a todos que queiram cuidar dela.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Viva...

 

Antes de mais, os meus sinceros parabens, pois embora não tenhamos uma visão global do aqua (especial incidência na Nympheae) dá para verificar que se trata de um aquário bem cuidado, e bem bonito, com uma esplêndida iluminação...

E as fotos..., pois são dignas dos livros do Mestre Amano...

Compreendo perfeitamente pelas fotos porque admira tanto essa planta... Eu tenho também uma..., embora a minha não tem por certo as condições das do meu ilustre amigo, contudo também deu muitas folhas, de tal forma que mais de metade do aquário estava coberto de suas enormes folhas... Isso trazia consequências negativas para as minhas outras plantas pois a luz chegava em condições precárias... Tive que podà-la e creio que a planta se tenha ressentido disso... ~

Curiosamente estou agora a ter o mesmo problema com a minha Echinodorus Osiris cujas folhas são enormes tapando já metado do aquário (que não assim tão pequeno... 100*30*40)... enfim, naõ me quero alongar, apenas dar os parabéns ao Marc.

Cumprimentos

João Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais