Liam2000 Publicado Outubro 12, 2021 Publicado Outubro 12, 2021 Boas, Mais um iniciante aqui com algumas dúvidas. Comprei um pequeno aquario de 50L e iniciei há 1 semana o ciclo, no entanto reparei hoje que as plantas estão a ganhar algo estranho, que parece pelo/algodão conforme as imagens em anexo. Alguém me pode ajudar a perceber a causa e a solucionar o problema? Obrigado Citar
ricardobranco Publicado: Outubro 12, 2021 Publicado: Outubro 12, 2021 Boa noite, Parece serem algas filamentosas, tem a iluminação ligada quantas horas? Cumps. Citar
Liam2000 Publicado: Outubro 12, 2021 Autor Publicado: Outubro 12, 2021 Boa noite, Parece serem algas filamentosas, tem a iluminação ligada quantas horas? Cumps.Antes de mais muito obrigado pela ajuda! Tenho a luz ligada 10h, das 8h às 18h geralmente, podendo por vezes estar ligado mais 1 hora. Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 12, 2021 Publicado: Outubro 12, 2021 Boas Liam2000 São algas,e como o aquário esta a começar ainda é muito novo,nem sequer tem o ciclo feito é natural aparecer algas,a primeira coisa é reduzires o tempo de luz para 8 horas,depois pegas numa escova de dentes que sirva só para o aquário e retiras as algas sempre que for possível,e se alguma folha estiver em maus estado cortas a folha. Essas plantas que estão na foto não são Anubias? é que se for,não devem estar enterradas no substrato,e sim atadas ou coladas num tronco ou rocha. Saudações Citar
Liam2000 Publicado: Outubro 12, 2021 Autor Publicado: Outubro 12, 2021 Boas Liam2000 São algas,e como o aquário esta a começar ainda é muito novo,nem sequer tem o ciclo feito é natural aparecer algas,a primeira coisa é reduzires o tempo de luz para 8 horas,depois pegas numa escova de dentes que sirva só para o aquário e retiras as algas sempre que for possível,e se alguma folha estiver em maus estado cortas a folha. Essas plantas que estão na foto não são Anubias? é que se for,não devem estar enterradas no substrato,e sim atadas ou coladas num tronco ou rocha. Saudações Todas foram compradas como sendo anubias, e na loja foi dito que todas deveriam ter a raiz enterrada quando eu referi que tinha lido que bastava estarem enroladas num tronco por exemplo.Posso passar com a escova nas folhas sem problema?Obrigado Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 12, 2021 Publicado: Outubro 12, 2021 Se na loja te disseram que tinham que estar enterradas então mentiram-te,pois se as Anubias morrerem lá vais tu há loja comprar mais,devias de as tirar e fazeres como eu disse no poste em cima. Sim,eu não te ia dizer uma coisa que fosse prejudicar as plantas,podes limpar com muita paciência e é claro com cautela para não as partires,metes a mão por baixo da folha,e com a escova limpas. Saudações Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 12, 2021 Publicado: Outubro 12, 2021 Há já que vais de ter que tirar as Anibias do substrato,aproveita e limpas cá fora debaixo de água a correr. Citar
Mauzaos Publicado: Outubro 12, 2021 Publicado: Outubro 12, 2021 Sr Álvaro eu li que se por as plantas num balde com lixívia e esperar 30 minutos ficam como novas, depois e só passar bem por água e voltar a meter no aqua. O que acha? Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 12, 2021 Publicado: Outubro 12, 2021 Sim ao fim de trinta minutos são para deitar para o lixo,é claro que mata as planta,agora se colocares 50% de água e 50% de lixívia durante 10 ou 12 minutos e depois limpar bem com água corrente,ate deixar de ter cheiro,e a sim colocar novamente no aquário,mesmo a sim vais sempre de ter que usar a escova para retirar as algas. Saudações Citar
Mauzaos Publicado: Outubro 12, 2021 Publicado: Outubro 12, 2021 Sim esqueci me de me explicar bem e um balde cheio de água e metade de um copo de água de lixívia esperar 30 m e lavar bem. Eu já experimentei daí dizer loooooooooool e até resultou tio Álvaro Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 12, 2021 Publicado: Outubro 12, 2021 Pois resultou porque era mais água que lixívia,ou seija a lixívia fez enfeito mas não destruiu a planta,como estavas a dizer era mesmo para matar, 💀 Saudações Citar
AdaoGoncalves Publicado: Outubro 14, 2021 Publicado: Outubro 14, 2021 Boas, tal como disse o Álvaro, anubias não se devem enterrar. Mas se for esse o teu objetivo, podes meter as raízes dentro do substrato e o rizoma (aquele tronquinho onde nascem as folhas) de fora. No entanto existem muitos fatores para o aparecimento de algas filamentosas, desde o próprio ciclo, luz, quantidade de plantas, excesso de nutrientes, CO2, etc etc etc... Uma maneira de resolveres, mas no entanto não é totalmente eficaz é lavares bem as plantas que tens, reduzir o tempo de luz e colocares mais plantas principalmente de crescimento rápido para não haver nutrientes suficientes para as algas se "alimentar". No entanto se quiseres ir a fundo e eliminar definitivamente, terás de descobrir a causa desse aparecimento. Pois por mais que limpes as plantas sem tratar da causa do aparecimento, como por exemplo o excesso de nutrientes, elas estarão sempre a aparecer mais tarde ou mais cedo. Isto para termos uma noção mais precisa teríamos de saber os parâmetros, flora e fauna do teu aquário. Tens muitas ou poucas plantas? Usas fertilizantes? Tens CO2? Se sim, qual o valor (mg/l) Qual a intensidade da luz? Recebe luz do sol direta? (Tipo janela ou porta) Tens muitos peixes? Valores de nitratos (mg/l)? Valores de fosfatos? Mas claro que isto é algo um pouco exagerado para um início, claro que no início ninguém tem todo o material e testes para podermos descobrir as causas. Isto visto que é o início e apenas tem uma semana, podes tentar resolver como te disse a cima... Citar
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 21, 2021 Publicado: Outubro 21, 2021 Está tudo mais ou menos dito. Liam2000 coloca o setup completo do teu aquário. Só assim te podemos ajudar com conhecimento de causa. Dimensões, iluminação, substrato, fertilização, filtração, etc, etc Abraço Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Liam2000 Publicado: Outubro 21, 2021 Autor Publicado: Outubro 21, 2021 Antes de mais obrigado a todos pela ajuda. Eu gostaria de conseguir responder a tudo o que me perguntam, mas como eu disse sou iniciante e o meu conhecimento disto é zero. O meu aquario e respectiva filtração e iluminação veio tudo junto, neste kit: https://www.aquatlantis.com/pt/products/nano-cubic-40.html É um aquário pequeno, mas a ideia não é ter mais do que 2 ou 3 peixes, pois também sei que devido às dimensões não poderá ter mais do que isso. Relativamente às plantas, são apenas aquelas das fotos, 4 plantas. Experimentei como alguém referiu passar com uma escova de dentes e não resolveu, não consegue arrancar as algas das plantas, cheguei mesmo a retirar as plantas e lavar em água corrente e mesmo assim é extremamente dificil de remover sem ter o medo de danificar as mesmas. Recomendaram-me usar Tetra Algumin (https://www.tiendanimal.pt/tetra-algumin-tratamento-para-algas-p-7992.html), será que resulta e é aconselhado? Citar
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 21, 2021 Publicado: Outubro 21, 2021 Faz-me um favor, tira uma foto do aquário todo, para ver como está.. para poder ter uma ideia global e ajudar. O kit parece-me bom, para o que pretendes. Teres algas nesta altura é perfeitamente normal. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Recommended Posts