Recommended Posts

Publicado

Boa tarde. 

Há cerca de um ano montei de novo um aquário com todos os procedimentos adequados (ciclagem, etc). 

O aquário tem 54L, luz LED, bastantes plantas low tech e filtro EHEIM CLASSIC 250 2213.

Como fauna tenho:

- 5 corydoras

- 7 tetra serpae

- 4 Macrotocinclus affinis 

pH: 7,5

Temperatura: Costuma ser 25ºC mas estou a aumentar gradualmente até aos 30ºC, razão explicada no texto abaixo.

O tempo de luminosidade não costuma ser mais de 5h pois a minha sala é muito iluminada com luz natural e não só, o que faz com que apareçam algas se tiver mais tempo que isto acesa.

• Dada a boa filtragem e a regular troca de água, nunca tive problemas com amónia, nitritos e nitratos desde que introduzi peixes. Contudo, no último mês apenas consegui efetuar 2 trocas de água devido à minha pouca disponibilidade o que fez com que começasse a ver pontos brancos nas barbatanas de uma corydora sendo que essa, na barbatana dorsal, lhe falta um bocado. É o único peixe diferente, o resto está tudo normal (por agora). Medi os parâmetros e estão todos normais menos a amónia, tendo neste momento um valor elevado. Por este motivo, troquei 15L do aquário por água nova e tenciono, nos próximos dias mudar sempre 6L até voltar a zerar a amónia.
  • Tendo este problema resolvido, não sei como resolver o da corydora pois, apesar de há uns anos, noutro aquário ter tido ictio, não me parece que seja o mesmo desta vez. Contudo, já tenho vindo a aumentar a temperatura há uns dias, estando neste momento nos 27ºC e tenciono aumentar 1 ºC por dia até chegar aos 30ºC. Sei que não posso usar sal por causa das corydoras e por isso, gostava de saber a vossa opinião para que me possam ajudar. Como devo proceder daqui para a frente e que doença acham que tem e como devo tratar? 

Nota: gostava de inserir uma imagem do aquário e da dita corydora mas não sei como se faz. Basicamente ela não tem pontos espalhados pelo corpo todo, tem apenas uns "grãos" brancos salientes das barbatanas. 

Obrigada,

Tânia

Publicado:

Boas Tânia

Dá aqui uma vista de olhos para veres se de facto é uma doença,

sobre colocares fotos vê aqui.

Saudações 

Publicado:

Obrigada pela ajuda. Deixo aqui a foto do meu aquário (não está totalmente cheio pois na altura que tirei a foto, necessitava de repor a água) e da corydora.

Aguardo ajuda de alguém que me diga o que possa ser que tem a corydora.

large.Corydora.jpeglarge.492986112_Aqurio.jpeg

• Gosto 1
Publicado:

Sim de facto parece ictio,então tens que ter a água a trinta graus durante 22 dias,findos esses dias se tiver tudo bem,começas a baixar gradualmente ate ficar onde tinhas antes,agora se fizeres alguma TPA deves fazer mas teres o cuidado que a água que fores colocar no aquário esteja morna,o mais perto possível da água que esta no aquário.

Saudações  

Publicado:

Obrigada. 

Conheço o Costapur da Sera mas não sei se afeta as plantas e se posso usar tendo corydoras. Sabe-me dizer? Não precisa ser este, pode ser outro.

Publicado:

Olha Tânia eu já tratei do ictio só subindo a temperatura,e como eu disse fiquei durante os 22 dias com a temperatura nos 30 graus,e desapareceu o ictio,e voltei há temperatura que tinha antes e tudo bem,eu não conheço esse Costapur,mas se tens esse lê bem a bula para ver como se faz o tratamento,também há o Esha 2000,dá para quase todas as doenças nos aquários.

Saudações 

Publicado:

O Ictio para ter aparecido tiveste que introduzir algo novo que tivesse Ictio, ou então uma alteração brusca de temperatura no aquário. Subir a temperatura é o melhor que podes fazer. Pode por o Sera costapur sem problema não te vai afetar as plantas, o Esha tens o Exit. Com o tratamento vais ter provavelmente um pico de amónia e vais perder algumas bactérias, porém controlas bem isso com TPA. Quanto ás trocas de água a regularidade das mesmas na minha opinião só devem ser feitas quando os testes indicam, ou seja, amónia e nitritos acima de 0 ppm ou nitratos (dependendo dos peixes) acima de 40 ppm/60ppm. Se tiveres carvao no filtro, tira durante o tratamento.

Publicado:

Obrigada. 

Eu fiz algumas trocas de água até a amónia voltar a baixar bastante e depois deixei ir baixando sozinha. Hoje já está a zero como costumava estar.

Em relação aos peixes, eu desde a altura do post que aumentei a temperatura para os 30ºC gradualmente e neste momento já não vejo nada de estranho nos peixes, só mesmo aquela barbatana da corydora é que ainda lhe falta um pouco, mas já nada de coisas brancas. Vou manter assim durante o tempo que o senhor Álvaro disse e ver o que acontece. Entretanto comprei Esha Exit pois o Sera costapur que tinha já estava fora do prazo. Contudo, não cheguei a usar ainda pois como disse, os peixes melhoram com o aumento da temperatura. De qualquer das formas, se for preciso mais tarde, já o tenho.

Obrigada aos dois.

Tânia

• Gosto 1
Publicado:

Boas Tânia

Tira o Sr,quando chegar aos 22 dias e não tiveres sinais do ictio então começas a baixar a temperatura gradualmente ate aos 25 graus,e evita mexer muito no aquário,é claro tens que fazer as TPA,s, mas de resto mexer só quando é necessário pois a natureza faz o resto.

Não chegastes a usar o remédio,ainda melhor é bom sinal de que as coisas estão a melhorar.

Saudações  

• Gosto 1