Recommended Posts

Publicado

Boa noite! 

Ando a tratar um tronco de videira há mais ou menos um mês. Este tronco já deveria estar bem seco pois já foi cortado há mais de um ano e estava num local ao abrigo da chuva.

Para o fazer fui seguindo alguns passos: limpei o tronco, deitei-lhe água a ferver, ficou imerso uma semana em água com sal e mais tarde imerso em água limpa até submergir. 
Até aqui tudo decorreu sem problemas, no entanto todo este processo já dura há mais de um mês e continuo a deparar me com a água tingida tipo chá.

Existe algum tratamento para isto deixar de acontecer? Ou é uma questão de tempo até deixar de tingir a água?

Já percebi que o facto de tingir a água não seria prejudicial para a minha fauna, mas honestamente não queria que isso acontecesse. Ainda fica muito castanha após dois ou três dias a cada muda de água.

É que também sou da opinião que um tronco tratado por nós tem outro “sabor”. 

Abraço 

Publicado:

Boas João 

Acho que estas preocupado por uma coisa que não te vai fazer mal ao aquário,a única coisa é ficar com a água cor de chá e muita gente não gosta,que parece o teu caso,bom o que podes fazer é colocares o tronco numa panela com água e sal grosso e deixares ferver durante uma meia hora,depois mudas de água e fazes a mesma operação mas sem sal,é claro que mesmo a sim ele dentro do aquário vai-te deixar a água cor de chá,mas os taninos não fazem mal aos peixes,nem ás plantas,vai chegar uma altura com as TPA,s que vai deixar de aparecer a cor.

Saudações  

• 5 semanas depois...
Publicado:

Olá, Alvaro,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Sim, eu sei que os taninos não são prejudiciais para a minha fauna. Como expliquei, preferia ter a água cristalina do que com um tom acastanhado.

Desde a altura do post que mantenho o tronco submerso e com mudas de água frequentes. Já noto que "tinge" menos a água pelo que vou aguardar mais um tempo e depois meto-o no aquário.

Até breve.