Guiomar Publicado Março 22, 2021 Publicado Março 22, 2021 (editado) Boa noite, por favor alguém que me possa ajudar. Tenho um aquário com guppys, e ultimamente têm vindo a ficar magros, com as costas arquiadas, barbatanas ruidas com extremidades sangrentas. Desde o início, quando montei o aquário, a água estava sempre turva. Tirei a terra, o substrato, as plantas. Montei novamente o aquário sem substrato, apenas em alguns vasos onde pus as plantas. Mesmo assim continuou turva. Apliquei então bactérias da Nutrafin e ficou resolvido esse problema. Mas depois alguns peixes começaram a ficar curvados, principalmente as fêmeas depois de terem os alevinos, mas agora já têm morrido também alguns machos. Eles ficam muito magros com as barbatanas ruidas e sangrentas. Poderá ser tuberculose? Editado Março 22, 2021 por Guiomar
Alvaro Silva Publicado: Março 23, 2021 Publicado: Março 23, 2021 Boas Guiomar Por acaso foi a primeira coisa que eu pensei foi que fosse "Tuberculose",mas alem disso quando quando desmontastes o aquário e montastes novamente perdestes todas as bactérias,e agora deves estar a ter picos de Amónia e Nitritos em força,deves fazer TPA,s duas vezes por semana,qualquer das maneiras espera por outras opiniões. Lê aqui para veres o que poderá ser. Saudações
Guiomar Publicado: Março 23, 2021 Autor Publicado: Março 23, 2021 Fizemos o teste do amónia a semana passada, estava a 0,25.
Guiomar Publicado: Março 23, 2021 Autor Publicado: Março 23, 2021 Mas já pus as bactérias depois de mudar o aquário.
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Março 24, 2021 Publicado: Março 24, 2021 Se está a ter problemas tem que testar a água novamente. O teste de há 1 semana já não vale de nada. É essencial começar por saber como estão o pH, Amónia, Nitritos e Nitratos. Antes de tentar fazer o que quer que seja. Colocar bactérias não faz magia se os filtros não estiverem bem dimensionados e a manutenção não for feita corretamente. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Guiomar Publicado: Abril 6, 2021 Autor Publicado: Abril 6, 2021 Boa noite, acho que encontrei a causa dos meus guppys estarem todos a morrer. Encontrei isto: https://www.aquaa3.com.br/protozoarios-intestinais-nos-peixes-ornamentais/
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Abril 7, 2021 Publicado: Abril 7, 2021 Já voltou a testar a água? Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Guiomar Publicado: Abril 8, 2021 Autor Publicado: Abril 8, 2021 Boa tarde, falei com o meu irmão e ele fez os testes dos parâmetros da água já depois de falarmos e a única coisa que não estava tão boa eram o amónia que estava a 0,25. Mas ele já tinha feito TPA 3 dias seguidos e o amónia não baixou. Mas os peixes continuam a morrer. Conseguimos arranjar 2 comprimidos de flagil 250mg e estamos a pensar em fazer o tratamento mas como o aquário 63L só dá para uma vez. Na loja de animais arranjou um produto Gill&body Flukes da Waterlife. Se calhar é melhor deixar os comprimidos para trás?
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Abril 9, 2021 Publicado: Abril 9, 2021 Tem que nos dar os resultados todos dos testes, só com pedaços de informação não conseguimos ajudar. Por exemplo, a Amónia a 0.25ppm pode ser muito grave ou menos grave, consoante o pH. O valor dos Nitratos muitas vezes também dá algumas indicações. É importante partilhar sempre o máximo de informação possível. É como ir ao médico e não contar a história toda... Eu geralmente quando recebo peixes novos faço logo tratamento profilático para as coisas mais comuns. Começo por fazer tratamento para bactérias e fungos e depois para parasitas externos e internos. Não sabendo o que é seguiria os mesmos passos. Começaria por tratar com eSha 2000, para fungos e bactérias. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Guiomar Publicado: Abril 10, 2021 Autor Publicado: Abril 10, 2021 Bom dia, fizemos hoje novos testes: PH - 7,4 NH3 - 0 NO2 - < 0,3 GH - 7 KH - 5 Quando os peixes começaram a morrer fizemos logo o sha2000, mas sem resultado. Já passaram 3 semanas e os peixes continuam a morrer. Mas o que é curioso é que pusemos uma separação no aquário para separar os machos das fêmeas há bem mais de 2 meses e continuam a nascer alevinos e as fêmeas andam praticamente todas curvadas e a nadar balanceado. No início montamos o aquário com terra, areão e plantas e ao fim de pouco tempo reparei que os peixes comiam o que pensei ser daphnias. Mas pelos vistos eram parasitas que vinham talvez na terra. E como havia superpopulação no aquário o que causou um desiquilíbrio dos parâmetros da água tiramos toda a terra e areão e pusemos água nova com as bactérias e deixamos apenas algumas plantas.
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Abril 19, 2021 Publicado: Abril 19, 2021 Não está aí o teste mais importante NH3/4 (Amónia). NH3 a zero a mim preocupa-me. As fêmeas podem continuar a dar à luz, penso que até 6 meses depois de serem separadas dos machos. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Guiomar Publicado: Abril 19, 2021 Autor Publicado: Abril 19, 2021 Boa noite, não compreendo. Não é bom o NH3/NH4 a zero?
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Abril 22, 2021 Publicado: Abril 22, 2021 On 19/04/2021 at 20:59, Guiomar disse: Boa noite, não compreendo. Não é bom o NH3/NH4 a zero? Peço desculpa, quando respondi li mal o que a Guiomar tinha escrito, pareceu-me estar lá NO3 (Nitratos) e não NH3 (Amónia). NH3 a zero é bom, sim. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Guiomar Publicado: Abril 22, 2021 Autor Publicado: Abril 22, 2021 No entanto os guppys já estão quase todos mortos. O meu irmão já fez o tratamento para vermes internos mas mesmo assim continuam a morrer. Coitados, é uma morte lenta, alguns levam 2 dias a morrer. Ele experimentou a eutanásia mas mesmo assim levam bastante tempo a morrer. Será que é tuberculose? Ou será vermes? Comprei 2 fêmeas bettas há 15 dias e iniciei logo com o tratamento para os fungos sha2000, uma delas morreu logo passado 4 ou 5 dias, voltei a comprar outra e pu-la numa caixa á parte e voltei a dar o sha2000 e passado uns 2 dias deixou de comer e fica no fundo do aquário sem se mexer. Fiz o teste do amónia e estava alto, a 1,5. Então tirei a água toda da caixa e enchi com metade da água de outra caixa que tem o amónia a zero e completei com água nova repousada e com anti-cloro e adicionei as bactérias. Ontem fui fazer o teste do amónia e estava a 1,5. Não entendo porquê. A betta já não come há uns 4 ou 5 dias e está inchada. Vou iniciar hoje o tratamento com flagil na dosagem de 8mg por litro de água. Vamos ver se consigo que ela fique curada.
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Abril 26, 2021 Publicado: Abril 26, 2021 On 22/04/2021 at 23:03, Guiomar disse: Não entendo porquê. Porque não está o ciclo feito e/ou a filtragem e manutenção não estão a ser suficientes. Adicionar bactérias "engarrafadas" não faz magia, é preciso saber o que se está a fazer. Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Recommended Posts