Bruno_Dias Publicado Fevereiro 9, 2021 Publicado Fevereiro 9, 2021 Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário: Aquatlantis Evasion EVO 120. 2 - Data da montagem: 10/01/2021 3 - Dimensões do aquário: 118×54.7×383.1 - Volumes bruto e útil: bruto:245L. 4 - Equipamentos Instalados4.1 - Filtro: Fluval 4074.2 - Termostato: Fluval E3004.3 - Iluminação/Foto-período:Barra LEDS Branco JJ-5630 18W (1040)Barra LEDS Multi-Cor JJ-5630 18W (1043)Transformador 12v 8.3A4.4 - Sistema de CO2: Mais tarde irei adicionar. 4.5 - Outro equipamentos adicionais: Eheim Air Pump 200 (3072) com 2 saídas. 5 - Substratos & decorações5.1 - Substrato fértil: AQUA GRO (OCEAN FREE)5.2 - Substrato inerte: Flourite com rocha vulcânica misturada.5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): Rochas decorativas e 3 cocos com musgo. 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização): nada 7 - Fauna (até o aquário estar com os parâmetros corretos não irei adicionar a fauna)7.1 - Quantidade e espécie (a atualizar)7.2 - Quantidade e espécie (a atualizar)... 8 - Plantas 8.1 - diversas... ... 9 – Observações9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, 24/26)9.2 - Frequência das TPA's: 15/15...10 - Fotos Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 9, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2021 Entretanto fui atualizandoEnviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 9, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2021 E mais uns updatesEnviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk 1 Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 9, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2021 Antes e depoisEnviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 9, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2021 E atualmente ja com o aquário hospital por baixo. Quero desde ja pedir desculpas por tanta foto, e também por algumas fotos estarem de lado. Alguma coisa aqui estarei para responder. Um abraçoEnviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 Não sei bem o que estás a tentar fazer, e como o aquário é teu, lá terás a tua visão, mas a meu ver, com tanto equipamento investido, devias ter pensado numa maneira de ter uma decoração mais proeminente... uma coisa que se destacasse e que não ficasse só pelo fundo. Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 Não sei bem o que estás a tentar fazer, e como o aquário é teu, lá terás a tua visão, mas a meu ver, com tanto equipamento investido, devias ter pensado numa maneira de ter uma decoração mais proeminente... uma coisa que se destacasse e que não ficasse só pelo fundo.Boa tarde, sim mas de momento não posso mexer muito mais, Porém aceito sugestões. AtmppEnviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 Just now, Bruno_Dias said: Porém aceito sugestões. A minha sugestão para esse aquário era comprares uns 100 kgs de pedra, estudar muito bem os layouts que se vão vendo aqui pelo Fórum e pela Internet, e procurares "construir" uma coisa que seja do teu agrado. A minha última montagem começou só com as pedras, e muitas opiniões dos membros do fórum, antes sequer de começar a meter coisas dentro do aquário. Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 A minha sugestão para esse aquário era comprares uns 100 kgs de pedra, estudar muito bem os layouts que se vão vendo aqui pelo Fórum e pela Internet, e procurares "construir" uma coisa que seja do teu agrado. A minha última montagem começou só com as pedras, e muitas opiniões dos membros do fórum, antes sequer de começar a meter coisas dentro do aquário.O pior é que só em substrato tenho ali cerca de 100€.,.. E andar a trocar águas constantemente também não é muito bom para os peixes..... Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 1 hour ago, Bruno_Dias said: O pior é que só em substrato tenho ali cerca de 100€.,.. E andar a trocar águas constantemente também não é muito bom para os peixes..... O hobby não é barato. E tu foste logo para um aquário de 1 metro e 20... Já em relação às trocas de água, o ideal é fazeres uma troca semanal de 50%... não sei se sabes... Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 25% semana, 50% 2/2 semanas. Vou comprar um fluval 407 por estes dias deve chegar, e vou colocar bastantes mídias (cerâmicas e eliminar praticamente as esponjas todas, ficando apenas as que ficam ao alto. Tudo o resto irá ser mídias.) Antes tive um aquário de 139 litros que tinha 60 de comprido. Apareceu este negócio e investi. ;-)AbraçoEnviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 2 minutes ago, Bruno_Dias said: Antes tive um aquário de 139 litros que tinha 60 de comprido. Apareceu este negócio e investi. 😉 Fizeste bem. Espero que corra tudo pelo melhor. Abraço. Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 Este filtro Azul fica igual Vermelho de cima a baixo apenas cerâmica. (Talvez também algum carvão activado)Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
luisfraposeiro Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 Só deves utilizar o carvão após os tratamentos de alguma doença, para retirar os restos dos medicamentos. Citar Com os melhores cumprimentos, Luís Raposeiro
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 Só deves utilizar o carvão após os tratamentos de alguma doença, para retirar os restos dos medicamentos.Ah OK... Estamos sempre a aprender. O filtro que vou buscar trás 4 saquinhos de carvão ativado.. Vou substituir por cerâmica. O que acham do 407?Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 26 minutes ago, Bruno_Dias said: Ah OK... Estamos sempre a aprender. O filtro que vou buscar trás 4 saquinhos de carvão ativado.. Vou substituir por cerâmica. O que acham do 407? É um bom filtro. Eu uso um da mesma gama, mas mais pequeno. O saco de carvão activado que vem com o filtro pode ser usado, sim, até para clarear a água. Mas deve ser retirado do filtro ao fim de 10...15 dias, porque o que acontece é que o carvão vai removendo partículas da água, mas quando está saturado começa a liberta-las. Eu usei o meu no início, por exemplo, porque não gosto de ver a água turba quando monto um aquário, mas se não te incomodar ou se o teu aquário não sofrer desse mal, podes sempre guardá-lo para o fim que o Luís te aconselhou. Ainda em relação ao filtro, existe uma opção da Oase que tem espaço para o aquecedor e é muito mais fácil de limpar as esponjas. Não sei qual o que se adequaria ao teu tanque, ou o preço que poderia ter, mas se te incomoda ter o termostato dentro do tanque, e se te dá muito trabalho abrir o filtro sempre que queiras limpar as esponjas, pode ser uma opção viável... Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 É um bom filtro. Eu uso um da mesma gama, mas mais pequeno. O saco de carvão activado que vem com o filtro pode ser usado, sim, até para clarear a água. Mas deve ser retirado do filtro ao fim de 10...15 dias, porque o que acontece é que o carvão vai removendo partículas da água, mas quando está saturado começa a liberta-las. Eu usei o meu no início, por exemplo, porque não gosto de ver a água turba quando monto um aquário, mas se não te incomodar ou se o teu aquário não sofrer desse mal, podes sempre guardá-lo para o fim que o Luís te aconselhou. Ainda em relação ao filtro, existe uma opção da Oase que tem espaço para o aquecedor e é muito mais fácil de limpar as esponjas. Não sei qual o que se adequaria ao teu tanque, ou o preço que poderia ter, mas se te incomoda ter o termostato dentro do tanque, e se te dá muito trabalho abrir o filtro sempre que queiras limpar as esponjas, pode ser uma opção viável...Sim ja me falaram desses filtros, mas vou optar pelo fluval, ainda que não seja o fx4, pois percebi que não haveria necessidade para tal aquário de 245litros Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 12 minutes ago, Bruno_Dias said: Sim ja me falaram desses filtros, mas vou optar pelo fluval, ainda que não seja o fx4, pois percebi que não haveria necessidade para tal aquário de 245litros Sim. Quer o 407 como o FX4 são boas opções. É uma questão de ires procurando na Internet e apanhares uma promoção. Se não me engano, era o Paulo Vieira, aqui no Porto, que tinha recentemente os FX4 em promoção. Procura e logo vês se compensa a demora do transporte e os portes... Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 Eu ja exclui o fx4 porque tem 2650 litros de caudal, e é exagero. O meu filtro atual tem 900/h e o 407 tem 1350 o que ja tem mais força. E acho que chega perfeitamente. Fica a foto do meu atual filtro. Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 Acho que fazes bem, então. Se bem que podes sempre regular o caudal, nos filtros da Fluval. Citar
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 Acho que fazes bem, então. Se bem que podes sempre regular o caudal, nos filtros da Fluval.Sim possoMas a durabilidade do motor é muito menor pois está a forçar a saída. Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 há 24 minutos, Bruno_Dias disse: Sim posso Mas a durabilidade do motor é muito menor pois está a forçar a saída. A durabilidade do motor só sofre se limitares a entrada. Pressão extra à saída não faz diferença, é para isso que eles trabalham. Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Bruno_Dias Publicado: Fevereiro 10, 2021 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2021 A durabilidade do motor só sofre se limitares a entrada. Pressão extra à saída não faz diferença, é para isso que eles trabalham.Como assim? Se o esganares ele quer mandar fora e não consegue pois limitando. Pelo menos é esse moet ponto de vista Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 há 33 minutos, Bruno_Dias disse: Como assim? Se o esganares ele quer mandar fora e não consegue pois limitando. Pelo menos é esse moet ponto de vista Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk Se fosse assim os filtros nunca duravam tempo nenhum, porque basta colocar a mangueira mais alta e já está a limitar a saída do filtro, daí haver uma altura máxima definida nos motores. O esforço do motor nestes filtro é a puxar a água que está dentro do filtro, por isso é importante, por exmplo, não ter esponjas esmagadas pelas matérias filtrantes dentro do filtro. Normalmente quando isto acontece o rotor do motor parte rápidamente. Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 10, 2021 Publicado: Fevereiro 10, 2021 Aqui concordo com o João... duvido muito que a redução do caudal de água dê cabo do motor, até porque, assim sendo, as marcas não apresentariam essa opção. Até acho que é o contrário... se reduzes o caudal o motor faz menos esforço porque leva ao aquário uma menor quantidade de água. Compreendo o teu ponto de vista, mas acho que neste caso não é assim. Citar
Recommended Posts