Recommended Posts

Publicado

Boas,

Na última Primavera tentei aventurar-me nos Bonsais. A coisa não resultou muito bem... julgo que a maioria dos vasos que montei morreram, mas como não me apeteceu deitar tudo aquilo fora, deixei-os no exterior para ver se na próxima Primavera tenho alguma surpresa. De qualquer maneira, e com a chuva que tem caído recentemente, notei que nestes últimos 5 ou 7 dias começou a crescer musgo no substrato. Alguém sabe se este musgo pode ser usado dentro do aquário? Já alguém experimentou?

S1z3YTf.jpg

OVPEqQS.jpg

DxXAjrZ.jpg

Publicado:
3 hours ago, Vera Santos said:

Boas, só vais saber tentando, diria eu... 🤔

Sim, Vera. Estive a fazer uma pesquisa rápida sobre o uso de musgo terrestre em aquários e encontrei alguns vídeos que explicam o que fazer para ver se a coisa funciona e prospera, mas são todos em inglês, e como a coisa depende muito da espécie/localização, lembrei-me de perguntar aqui se alguém já se tinha lembrado de fazer uma maluquice destas. Vou deixar o musgo crescer mais um bocadinho dentro do vaso e depois vou coloca-lo dentro de um recipiente com água durante alguns dias, para ver o que acontece.

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Parecido com pelia... o substrato antes esteve num aquário ou apenas no vaso do bonsai?

Compreendo a semelhança, mas tenho quase a certeza que não é Pélia. É aquele género de musgo que cresce aos montes nesta altura do ano, nos muros e nas árvores. Deve ter crescido ali porque o solo realmente é fértil e muito húmido, mas também reparei depois que está a crescer num tubo de escoamento das águas que saem desses vasos. Como disse à Vera... vou limpa-lo bem e coloca-lo debaixo de água para ver o que acontece.

Eu já tentei isto uma vez, numa altura em que fiz um Dry Start, mas nem o musgo nem as plantas estavam a crescer e resolvi limpar o musgo das pedras e inundar o aquário.