Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos,

Montei um aquário há cerca de 3 meses com as dimensões de 61x31x60... montei o setup inicial e fiz a ciclagem, tudo direitinho... inseri depois os peixes gradualmente e há cerca de 1 mês (cerca de uma semana depois de ter terminado de inserir os peixes todos), de manhã quando passei pelo aquário, vi que os peixes estavam a respirar à superfície... fiz uma tpa e tudo voltou ao normal até à manhã seguinte, que se repetiu o mesmo... aqui já achei estranho e desmontei o filtro, de facto o filtro externo estava atolado e com um fluxo quase inexistente... limpei tudo muito bem e na semana seguinte no dia da manutenção, fiz tudo k que era costume mas não voltei ao filtro... até porque não deveria ser necessário... passados 2 dias, mais do mesmo... voltei a desmontar o filtro e estava igual ou pior que da outra vez... pensei em voltar a limpar tudo muito bem e esperar que com o tempo o que quer que fosse, estabilizasse... enfim... experimentei esta semana não limpar o filtro durante a manutenção e 2 dias depois... igual... hoje, dia de manutenção, limpei tudo e está tudo na mesma... cria-se uma espécie de substância viscosa que não sei o que é nem de onde vem que bloqueia os poros do filtro e suponho que parte consiga passar para as esponjas porque a malha branca está sempre um caos... alguém me sabe dizer o que é isto e porque aparece? Atenção que dentro do aquário a água está cristalina e não há nada que se pareça com isto... so mesmo dentro do filtro... 

Publicado: (editado)

Boas.

Suponho, pela descrição, de que a água passa primeiro pela "malha branca" antes de passar pelas esponjas, é isso?

Já agora, quais são exactamente e em que ordem em relação à entrada de agua no filtro, as diferentes camadas de filtragem que está a usar?

Também seria interessante indicar a periodicidade da alimentação, e quantidade, assim como qual a fauna ( principalmente de fundo)

Editado por JVHiggs
Publicado:

O filtro é um JBL 901e e a ordem dos materiais filtrantes é: esponja azul (lateral que se vê na imagem) e depois (de baixo para cima) esponjas com porosidade grande, média e malha fina - stilla - stilla - purigen.

Peixes: 2 escalares, 2 ramirezi, 4 corydoras, 6 ottos, 6 caridinas japonicas, 2 neritinas semiconicas e 3 caracois zebra

Plantas: Taiwan, Eriocaulon cinerum, anubia cofeffolia, anubia nana e alternanthera reinecki mini

Com C02 das 8h às 17h30 com uma bolha por segundo e luz das 10h as 18h.

• Gosto 1
Publicado:
Agora mesmo, SAMMASATI disse:

large.IMG_0469.jpglarge.IMG_0468.jpglarge.IMG_0461.jpglarge.IMG_0460.jpglarge.IMG_0458.jpg

Estas são as imagens mais pormenorizadas que consegui tirar...

Publicado:

Boas SAMMASATI

Não sei o que poderá ser a causa disso,o que sei é que a foto que tu mostras,inclusive a mão com uma alga Peteca ( Black Beard ) BBA e dentro do lava loiça também é.

Qualquer das maneiras deixo-te aqui para ver do que eu falo.http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=artigos_ver&id=120 ,e já agora mais isto, http://www.aquarismopaulista.com/algas-aquario/   

Saudações  

Publicado:
há 6 minutos, Alvaro Silva disse:

Não sei o que poderá ser a causa disso, o que sei é que a foto que tu mostras, inclusive a mão com uma alga Peteca ( Black Beard ) BBA e dentro do lava loiça também é.

Pois é Álvaro, foi precisamente isso que eu pensei quando vi as fotos, mas se o SAMMASATI nos diz que apenas aparece dentro do filtro, então é algo muito estranho! A Black Beard reage (teoricamente) ao tratamento do "apagão", e dentro do filtro ele não deve ter luz.

Caro @SAMMASATI, tenta lá colocar uma foto (o mais atualizada possível) do teu aquário, para ver se alguém entende o que é que se está a passar por aí...

Tens sem dúvida de repensar a tua fauna (espero que os escalares ainda sejam pequeninos, mas vais ter de lhes encontrar uma casinha mais adequada). Suponho que 1 bolha de CO2 por segundo até possa ser "pouco", mas tendo em consideração o horário do CO2 e da luz, não vejo razão aparente para estares a ter tanto problema! Há aí qualquer coisa que nos está a escapar.

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Antes de mais, agradeço o feedback... Só um pormenor: I´m a she 😄

Agora voltando à carga, essa foi a primeira coisa que pensei, mas excluí a hipótese precisamente por elas supostamente precisarem de luz para viver e, sendo que dentro do filtro é que existe o principal desenvolvimento e cá fora não vejo assim nada dessas dimensões... olhem já não sei nada...

Não estou a conseguir abrir o segundo link do Alvaro...

Relativamente ao espaço, pensei que conseguia ter um casalito de escalares neste aquário, visto ele ter mais de 100 litros e ser altinho 😞

Esqueci-me de referir que o CO2 só foi ligado há cerca de 1 mês e também reduzi o período horário mais ou menos por essa altura porque surgiram algumas algas principalmente nas folhas das anúbias e percebi que não estava a contabilizar as horas de luz natural que o aquário acabava por apanhar de manhã... as anúbias de momento e os musgos estão um pouco desnutridos mas também foi erro meu que não estava a dar fertilizante liquido (ou pelo menos acho que eu)... já iniciei com os fertilizantes da tropica

O tronco também tem uns tufozinhos que não percebo bem o que é, mas não me parece aquele fungo inicial característico... esse já está bem mais controlado e com tendência para desaparecer parece-me... não sei se são algas se é outra coisa qualquer...

Relativamente a condicionadores, que também ponderei que pudesse ser alguma incompatibilidade mas não vejo nada que consiga associar, uso prime, stability e stress guard, tudo da seachem...

Deixo as fotos pedidas.

large.IMG_7084.jpglarge.IMG_7083.jpglarge.IMG_7082.jpglarge.IMG_7081.jpglarge.IMG_7077.jpglarge.IMG_7078.jpglarge.IMG_7079.jpglarge.IMG_7080.jpglarge.IMG_7076.jpglarge.IMG_7074.jpglarge.IMG_7073.jpglarge.IMG_7072.jpg

• Gosto 1
Publicado:
15 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas SAMMASATI

(...) que a foto que tu mostras,inclusive a mão com uma alga Peteca ( Black Beard ) BBA e dentro do lava loiça também é (...)

Foi exactamente o que me passou pela cabeça. Também identifiquei as fotos como BBA, apesar de ser a primeira vez que as vejo proliferar dentro de um filtro.

Publicado:

Boas SAMMASATI

Devias de colocares mais plantas,entre as plantas que escolheres,vê se arranjas uma ou duas de crescimento rápido para fazerem sombra ás Anubias.

Saudações

• Gosto 1
Publicado:

@SAMMASATI tal como o Álvaro já abordou,  falta aí plantas que se alimentem do co2, iluminação e substrato. O que sobra é alimento para  algas! Tens aí uma calha top para plantados,  tens co2 e muito espaço para plantar! 

Outra questão, os escolares estão aí meio  que apertados, tem muita altura mas tudo o resto falha! Deviam estar num aquário com pelo menos 1 metro de comprimento para poderem fazer as suas piscinas... e se calha ser um casal e começar a fazer posturas vai ser um pesadelo para os restantes companheiros!