nunofalcão Publicado Novembro 17, 2020 Publicado Novembro 17, 2020 (editado) Bom dia, Decidi fazer este post visto que estou com dificuldade em encontrar um debate idêntico. Preciso da opinião de Aquariofilistas com mais experiência e pedia que quem não tivesse experiência em substratos à base de terra orgânica evitasse comentar. Em relação a uma montagem e à base mais importante para um plantado, o substrato. Estou com tremenda dificuldade em escolher um subtrato à base de terra orgânica. Muito sucintamente, os fornecedores tendem a esconder as principais características dos sacos de terra que se vendem nas superfícies comerciais. Raramente dizem qual o rácio NPK e ainda mais raramente dizem se os nutrientes vêm sobre a forma solúvel ou insolúvel. De acordo com o método de Walstad, o substrato base num plantado com terra deve conter NPK sobre a forma insolúvel e evitar que existam adubos solúveis nas suas componentes. Quem percebe do assunto sabe do que estou a falar. Genericamente, todos os profissionais em aquariofilia que encontro em fóruns indicam que o "Miracle Gro Organic Potting Mix" é a melhor solução juntamente com a adição de argila para obter Ferro. Mas este artigo não se encontra à venda em Portugal. Já experimentei com húmus de Minhoca mas não obtive o resultado que desejava. A minha pergunta é simples, para quem tem experiência neste assunto, quais os tipos de terra que já experimentaram e obtiveram bons resultados durante pelo menos 5 anos sem ter de adicionar fertilização liquida? Agradeço em antecipação, Nuno Melo -------------------- EDIT: Estou tentado em experimentar o PROF-LINE 55/45 da Planeta BIO (6-4-6) já enviei um email a perguntar se os nutrientes estão disponíveis na sua forma insolúvel. Editado Novembro 17, 2020 por nunofalcão
Recommended Posts