Fialho Publicado Novembro 7, 2020 Publicado Novembro 7, 2020 (editado) Boa tarde pessoal Sou novo no mundo da aquariofilia. Montei agora um aquário 80 x 30.7 x 47.5. Enchi com aprox 85lt. Comprei um filtro interno sera fil 120 (700 l/h). Tenho substrato jbl basic plus, jbl manado e fluval stratum. Tenho também 7 tipos de planta, lava rock e moorwood. Está montado à 4 dias a fazer o ciclo. Meti bactérias e adiciono comida todos os dias. Ando com o ph nos 6.8, gh nos 10 a 16 e no2 e no3 sempre a 0 nestes 4 dias. A minha questão é: devo meter algum peixe (tipo uma coridora) para continuar a fazer o ciclo e chegar a um equilíbrio? Ou devo continuar sem peixes e a fazer os testes (tenho feito de 12h em 12h) mais 1 semana ou 2? Obrigado malta Ps: espero estar a meter o tópico no tema correcto Editado Novembro 7, 2020 por Fialho Citar
João Cardoso (Kadoxu) Publicado: Novembro 7, 2020 Publicado: Novembro 7, 2020 há 2 horas, Fialho disse: devo meter algum peixe (tipo uma coridora) para continuar a fazer o ciclo e chegar a um equilíbrio? Não! há 2 horas, Fialho disse: Ou devo continuar sem peixes e a fazer os testes (tenho feito de 12h em 12h) mais 1 semana ou 2? Tens que testar Amónia... sem isso é dar tiros no escuro. Não é necessário testar todos os dias, muito menos de 12 em 12h, é só mandar dinheiro fora. 1 Citar Projetos em Andamento: Um Lago Americano - Lago (em planeamento) À espera do Nemo... (Água Salgada) EVOlution - Um Aguário Salgado Low Cost (Água Salgada) Cubos ao Quadrado - Parte 1 Cubos ao Quadrado - Parte 2 A Maternidade Discus(sões) Projetos antigos: Ultimate Reefing Challenge (Água Salgada) In the Edge (Low Tech) Fancy Goldfish (Bare bottom) One Tree Hills (High Tech) The CHI(LL)
Alvaro Silva Publicado: Novembro 7, 2020 Publicado: Novembro 7, 2020 Boas Fialho Bem vindo ao Fórum. Um aquário de 112 litros,mesmo tendo só 85 litros de água,mercia um filtro externo em condições,em vez de um interno,que só dá trabalho,e que tens de limpar todas as semanas,além de não levar mídia suficiente. Saudações 1 Citar
Fialho Publicado: Novembro 7, 2020 Autor Publicado: Novembro 7, 2020 há 1 hora, Alvaro Silva disse: Boas Fialho Bem vindo ao Fórum. Um aquário de 112 litros,mesmo tendo só 85 litros de água,mercia um filtro externo em condições,em vez de um interno,que só dá trabalho,e que tens de limpar todas as semanas,além de não levar mídia suficiente. Saudações Obrigado pela dica Álvaro. No entanto eu agora não consigo meter um filtro externo. Não tenho muito espaço à volta do aquário, nem a "patroa" agora deixava. Sabendo que não tinha suficiente mídia, o que fiz foi encomendar mais um cartuxo para este filtro de maneira a conseguir acrescentar mais material filtrante. Penso que assim já conseguirei estar mais perto de um melhor resultado. De resto algo mais que devia melhorar ou estou mais ou menos dentro dos eixos para um novato? Citar
Alvaro Silva Publicado: Novembro 7, 2020 Publicado: Novembro 7, 2020 Boas Agora tenta fazer com calma o ciclo do azoto,sem presas,e mais para a frente logo se vê como correm as coisas. É pena que não poças ter um filtro externo,mas isso tu vais ver mais para a frente,com o correr da coisa. Saudações 1 Citar
Flaips Publicado: Novembro 8, 2020 Publicado: Novembro 8, 2020 Tudo o que tens feito está correto, contudo acho desnecessário adicionares comida todos os dias. Basta deixares a ciclar, com as plantas que ajudam bastante e colocar as bactérias. Mede a amónia e os nitratos e nitritos. Põe só os primeiros peixes, que devem ser resistentes, quando a amónia estiver zerada. 1 Citar
Flaips Publicado: Novembro 8, 2020 Publicado: Novembro 8, 2020 Que peixes pretendes manter no futuro no aquário? Citar
Fialho Publicado: Novembro 8, 2020 Autor Publicado: Novembro 8, 2020 (editado) há 2 horas, Flaips disse: Que peixes pretendes manter no futuro no aquário? Estava a pensar num aquário comunitário, com coridoras (albinas ou pigmeu), otocinclus affinis, microrasbora erythromicron, celestichthis margaritatus, dermogenys pusilla, pangiu khulii e pseudomugil gertrudae e alguns neocaridinas. Pelo que li têm as mesmas características (ph e gh), andam por volta dos 2 a 4 centímetros(excepto o pangiu) dai estar a pensar na quantidade de variedade. Penso haver um equilíbrio também em peixes de fundo, centro e topo. O que te parece? Editado Novembro 8, 2020 por Fialho Citar
Flaips Publicado: Novembro 8, 2020 Publicado: Novembro 8, 2020 Parece me bastante bem, aliás melhor não podia estar. Penso que há uma bastante variedade de peixes mas que têm bastante compatibilidade entre si. Quer em termos comportamentais quer em termos de ph e gh. Citar
Flaips Publicado: Novembro 8, 2020 Publicado: Novembro 8, 2020 Contudo peno que como tu tens um aquário com 120L, podias apostar em peixes maiores talvez. Citar
Fialho Publicado: Novembro 8, 2020 Autor Publicado: Novembro 8, 2020 Agora mesmo, Flaips disse: Parece me bastante bem, aliás melhor não podia estar. Penso que há uma bastante variedade de peixes mas que têm bastante compatibilidade entre si. Quer em termos comportamentais quer em termos de ph e gh. Penso estar a entrar num bom caminho. Agora é continuar o ciclo de azoto sem pressas. Claro que há sempre aquela vontade de meter o primeiro peixe. Mas sei que não.o vou fazer tão rápido porque quero que corra tudo bem! Obrigado pelos conselhos! Entretanto deixo aqui a foto do aquário Citar
Fialho Publicado: Novembro 9, 2020 Autor Publicado: Novembro 9, 2020 On 07/11/2020 at 21:56, Alvaro Silva disse: Boas Fialho Bem vindo ao Fórum. Um aquário de 112 litros,mesmo tendo só 85 litros de água,mercia um filtro externo em condições,em vez de um interno,que só dá trabalho,e que tens de limpar todas as semanas,além de não levar mídia suficiente. Saudações Acabei por seguir o concelho e já encomendei um filtro externo. Comprei o tetra biofilter ex 800 Plus. Ainda deve chegar esta semana para fazer a instalação. A quando da instalação uso a mídia que tinha no filtro interno também?Claro que não tem nada a ver em termos de quantidades mas misturo-as também? 1 Citar
Miguel Simões Publicado: Novembro 9, 2020 Publicado: Novembro 9, 2020 há 1 minuto, Fialho disse: ..... A quando da instalação uso a mídia que tinha no filtro interno também?Claro que não tem nada a ver em termos de quantidades mas misturo-as também? O que eu faria era ligar o novo sem desligar o antigo, mantinhas os 2 durante 1 mês e meio, e depois retiravas o antigo por inteiro, assim não comprometias a coluna de bactérias. Acho este modo o mais seguro. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Fialho Publicado: Novembro 9, 2020 Autor Publicado: Novembro 9, 2020 há 26 minutos, Miguel Simões disse: O que eu faria era ligar o novo sem desligar o antigo, mantinhas os 2 durante 1 mês e meio, e depois retiravas o antigo por inteiro, assim não comprometias a coluna de bactérias. Acho este modo o mais seguro. Cumps, Mas o aquário só foi montado na semana passada. Ainda não tem peixes e está a fazer o ciclo. Mesmo assim aconselharias manter os dois ligados? Citar
Miguel Simões Publicado: Novembro 9, 2020 Publicado: Novembro 9, 2020 Ops.... Não tomei atenção nesse detalhe, é o que faz ler na transversal... Nesse caso eu trocava já e contabilizava mais 1 semana ao ciclo. Cumps 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Alvaro Silva Publicado: Novembro 9, 2020 Publicado: Novembro 9, 2020 Boas Fialho Foi o mais sensato antes agora do que depois do ciclo completo,quando o filtro vier coloca as cerâmicas do filtro pequeno no novo. O Miguel Simões estava distraído 😃😃 segue com o ciclo ate ao fim. O filtro fui ver, parece robusto e de ser um bom filtro,digo isto porque pessoalmente não o conheço. Saudações 1 Citar
Recommended Posts