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INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :
 
Dimensões do aquário:
Comprimento (cm) x Largura (cm) x Altura (cm)
80 x 40 x 40 (128l)
 
Volume útil:
cerca de 100l
 
Filtro(s):

Fluval 307 (1150l/h)

Matérias filtrantes:

as que vinham com o filtro (menos os carvão aditivado) mais 1l de cerâmica que comprei à parte

Iluminação:
Calha LED de 11w 6500k
Calha DIY com LED 5630 6500k + azuis + vermelhos
 
PARÂMETROS DA ÁGUA:
Temperatura da água (ºC):

24ªC, mas desde dominog até hoje fui aumentado até aos 30ªC

Termostato Hydor 300W , ligado a um controlador de temperatura

pH: 7,2
Amônia: Não meço
Nitrito: 0
Nitrato:Estava a 50, mas com 2 TPA de cerca de 30%, ficou em 25
TPA's (Trocas Parciais de Água):
semanal cerca de 20l, o filtro é limpo 1 vez por mês.
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:
 
Fauna:

6 Rasboras Espei

8 Rasboras Harlequim

3 Tetra Cardinal

6 Tetra Neon

3 Coridoras Bronze

1 Coridora Tigre

1 Coridora Albina

2 comedores de algas chineses

cerca de 10 Guppies

Aspecto físico:
Tudo aparenta estar em, só a barbatana que está na parte de baixo é que está "desaparecer" e à volta do olho uma espécide de algodão ou veludo branco
 
Aspecto comportamental:
Tudo normal, come, nada com equilibrio, inter age com os outros peixes
 
Aspecto das fezes:
Não deteto nada.
 
Alimentação:

Flocos da Sera para Guppies

Granulado para peixes de água quente da Avipeixes

O peixe doente alimenta-se ou não?
Perfeitamente
 
Flora:

Musgo de Java

Rotala rotundifolia

Hygrophila polysperma

Cryptocoryne wendtii 'Tropica'

Mais 2 que não sei o nome

OBSERVAÇÕES:

A semana passada introduzi os 2 comedores de algas e 4 coridoras (entretanto uma morreu) e no domingo, introduzi mais 2 guppies, 1 macho e 1 fêmea.

 

Neste link tenho umas fotos e 1 video para se ver o estado do peixinho, as fotos fotam tiradas no domingo e o video feito na quarta.:

https://ull5hd.s.cld.pt

 

Andei a pesquisar e parece que se usar eSha 2000 pode resolver o problema, mas queria primeiro ler algumas opiniões de quem tem mais experiência. Fico a aguardar 🙂

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Ora muito bem :

Tens algumas coisas mal e eu vou te ajudar a corrigir. 

O ph do aquário 7,2 não é o mais adequado para neons uma vez que eles preferem um ph ácido, abaixo de 7.

Os guppies são incompatíveis em termos de ph, uma vez que preferem um ph alcalino, acima de 7.

A temperatura de 30°C penso que seja um bocadinho exagerada, mas também não será esse o problema. Se possível tenta baixar para 27 ou 28° que é a temperatura ideal. 

A doença em si penso que seja o conhecido ictio. O tratamento que eu aconselho é o esha 2000, mas como é só um peixe que está com esse problema talvez seja melhor coloca lo num aquário de quarentena ou então aumentar a tempera, mas aviso te que o néon é pequeno e sensível e poderá não resistir ao tratamento é à elevada temperatura. 

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Flaips,

Em relação ao pH, quanto mais leio mais confuso kkk, nos sites que tenho lido diz que o meu pH está ok. Na wikipedia diz que pode ir até 8.

 

Em relação à doença, se fosse ictio não deveria ter vários pontinhos pelo corpo todo?

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Pode estar numa fase inicial e o ictio ainda só ter um pontinho. Depois poderão vir mais, por isso aconselho que procedas ao tratamento com esha 2000. 

Acredita que o ph ácido é mais benéfico e ideal para os neons 

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Flaips, não sei se viste as imagens que coloquei na meocloud, se calhar a qualidade também não é a melhor. Mas o peixe tem uma camada à volta do olho, que parece um género de algodão, esta camada está à volta do olho e não sobre o olho. Pelas imagens que vi do ictio, não parece a mesma coisa.

 

Em relação so pH, não dúvido do que dizes, mas quando andei a pesquisar qais os poeixes que podia meter no aquário, a gama de pH que quer os neons quer os guppies aguentavam, era parecida e nem vou mencionar os vendedores dizerem que também não há problema. 🙂

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É uma infeção bacteriana, íctio são pintinhas brancas, não é o que aparece nas fotos. O Esha 2000 em princípio trata isso. 

O Ph, desde que não esteja em níveis extremos e se mantenha constante não é problema para os peixes que tens. A informação sobre Ph deixa de ser muito relevante a partir do momento em que estes peixes são reproduzidos em massa em cativeiro e em águas diferentes daquelas em que se encontram na natureza.

Aumentar a temperatura sem saber bem o que se está a fazer é perigoso... pode fazer mais mal que bem.

Projetos antigos:

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Ok, vou então fazer o tratamento com eSha 2000 e baixar gradualmente a temperatura para os 24º.

 

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De facto nao tinha visto as fotos porque nao estão postadas no tópico. O esha 2000 trata isso. Atenção que a temperatura ideal é 26º. Considero 24º baixo de mais para peixes amazónicos como os neons e cardinais.

A reprodução de neons e cardinais é muito difícil em cativeiro, então a maioria dos peixes que encontramos à venda são capturados na natureza e não reproduzidos em cativeiro.

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Boas naoliveira

Dá uma vista de olhos aqui,

Olha que não Flaips,neste momento a maioria dos peixes são criados em cativeiro.

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Ah, ok. É que eu uma vez tinha visto um documentário sobre a captura de cardinais para o comércio, mas se calhar já era antigo. 

Publicado:

@Alvaro Silvaessa página já tinha lido, mas entre doença do pop eye, algodão e veludo, estava na dúvida, pois nenhuma delas parece ser À volta do olho.

Mas comecei hoje o tratamento com eSha 2000, agora vamos esperar uns dias e ver como evolui a doença.

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Em princípio o esha 2000 terra qual tipo de fungo, parasita ou infeção bacteriana. 

Publicado: (editado)

eSHa 2000 trata fungos, fin-rot (apodrecimento das barbatanas) e bactérias, só é indicado para alguns parasitas protozoários.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Publicado:

Exato, o eSha 2000 + Exit + gDex (acho que é assim) todos juntos é que devem tratar quase tudo, pelo menos é o que diz a bula do 2000. 🙂

NO entanto, este Neon também tem a barbatana da parte de baixo meio podre (pelo menos, em relação aos outros, quase não tem barbatana)

Hoje já meti a segunda dose do eSha 2000, o Neon ainda parece estar na mesma.

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naoliveira

Pode dar muito trabalho mas eu recomendo a quando se nota algo que não esta bem no aquário,a primeira coisa que eu acho que se deve fazer e uma tpa,isto se já a tiveres feito um dia antes,então veres bem o que poderá estar mal,talvez o filtro estar muito sujo,ou não teres aspirado o substrato,ou muita matéria orgânica em decomposição,depois de teres todas as causas vistas e revistas,partires para a investigação do que poderá ser efectivamente.

Saudações

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@Alvaro SilvaTPA fiz, entre domingo e ontem, 2 de cerca de 40%, devido a umas algas, por aí está tudo ok.

Agora o filtro, sujo não está, porque tenho uma rede no inflow, mas que há uns tempos (1 ou 2 semanas) com a sujidade entupiu e não me apercebi, só quando o caudal do filtro baixou muito é que reparei e limpei, ou seja, o filtro teve uns dias com o caudal muito abaixo do normal. Nessa altura abri-o e não estava muito sujo, ficou tudo na rede, mas pode ter sido o suficiente para desestabilizar o aquário.

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Sim,pode ter sido em parte isso,na questão de TPA,s ate estas a fazer bem,agora só terás que fazer um tratamento,se tiveres em casa usa o eSHa 2000,segue o que a bula diz,e faz o tratamento.

Saudações

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Bem, como no Néon ainda se nota bastante o problema, voltei a dar o medicamenteo, embora na bula dissesse só 3 dias, mas em casos mais graves pode-se continuar a dar a dose do dia 3 (12 gotas).

Vamos ver como se desenvolve o problema.

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Ok!

Ficamos a aguardar notícias de melhorias!!!

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Ora bem, depois de meter mais 12 gotas na segunda, deixei de meter o medicamento, e o peixe continua praticamente igual. É normal demorar a fazer efeito ou será outro problema?

No entanto o peixe continua com um comportamento perfeitamente normal, os outros não apresentam sintomas, ou seja, ainda não foram contagiados, mas gostava de curar este peixe.

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Eu acho que o problema aqui é a própria velhice do peixe...

 

Mas sim, pode demorar algum tempo. Depende de vários fatores:

Estádio da doença ( se já tem essa doença há muito tempo, pode ser difícil eliminá-la)

Idade do peixe

Fatores hereditários

Imunidade

etc

 

Agora é assim, como qualquer doença do origem patogénica, como esta aparenta ser; é provocada por um fungo, protozoário ou bactéria, etc.

Se aumentares a temperatura do aquário, o metabolismo do ser patogénico vai acelerar e o agente causados da doença irá morrer mais depressa.

As bactérias e tal também têm o ser tempo de vida...

 

Lembrei-me agora que o peixe também pode estar cego desse olho.

Pode se ter cegado.

como os cães que são cegos e têm assim um branco á volta do olho

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Flaips,

obrigado pelas explicações, realmente a temperatura já podia ter aumentado, talvez já tivesse o problema resolvido. Vou aumentar agora, aos poucos até aos 28 graus.

Em relação à idade, tenho o peixe à cerca de 1 ano, não me parece muito velho.

O branco não parece de cegueira, porque é à volta do olho e não sobre o olho e parece um género de algodão, e está também na barbatana do lado direito.

Vamos ver o que dá o aumento da temperatura.

Publicado:

Se também tem na barbatana estão é ictio de certeza.

 

O ictio pode estar é muito localizado à volta do olho...

À vezes pode escolher assim uns sítios, não sei