LiaPandora Publicado Outubro 28, 2020 Publicado Outubro 28, 2020 (editado) O meu Tetra Viúva Negra começou a desenvolver uma espécie de mancha negra que se tem vindo a propagar e a intensificar por todo o corpo, incluindo num dos olhos, que está inchado e envolvido numa espécie de "fungo?" preto. Os olhos do peixe estão ligeiramente avermelhados, tem uma respiração ofegante, começou hoje a nadar à superfície, apareceu com as barbatanas roídas e não se alimenta desde hoje de manhã. O que poderá ser? Algum parasita, contaminação por amónia ou nitritos? É contagioso ou não? Já fui pesquisar na internet e nenhum diagnóstico bate certo com o que ele tem, pelo menos a meu ver. Gostava de ter mais ou menos uma ideia do que fazer. Se alguém me puder ajudar agradeço imenso! Como ele estava há cerca de 3 semanas atrás: Como está hoje: Atualização: O Tetra Viúva Negra acabou por morrer. Obrigada a todos pela ajuda. Editado Novembro 22, 2020 por LiaPandora
Flaips Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 Em primeiro tenho te a dizer que pode ser por inúmeras razões, entre elas stress e doenças. Para te ajudar preciso que me digas a litragem do aquário, se tem termostato ou não e se fazes testes ao ph, amónia , nitratos e nitritos. Pode ser substrato sujo, insuficiência na filtração do aquário, excesso de comida no fundo do aquário etc. Quantos tetra viúvas tens? O peixe alimenta-se bem? Cumps 1
LiaPandora Publicado: Outubro 28, 2020 Autor Publicado: Outubro 28, 2020 Agora mesmo, Flaips disse: Em primeiro tenho te a dizer que pode ser por inúmeras razões, entre elas stress e doenças. Para te ajudar preciso que me digas a litragem do aquário, se tem termostato ou não e se fazes testes ao ph, amónia , nitratos e nitritos. Pode ser substrato sujo, insuficiência na filtração do aquário, excesso de comida no fundo do aquário etc. Quantos tetra viúvas tens? O peixe alimenta-se bem? Cumps Olá Flaips, O aquário é de 120 litros, tem termostato (26ºC), fiz ainda hoje um teste ao ph (7.1) e não faço testes de amónia, nitratos e nitritos. Tenho 4 tetras viúvas Ele alimentava-se bem até hoje, ainda não o vi comer. Tenho medo que seja alguma doença contagiosa... Mas também tenho medo de o colocar num aquário hospital e que ele acabe por morrer. Não sei mesmo o que fazer. Obrigada
JVHiggs Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 Boa noite Há quanto tempo tem as Viúvas? Pode por acaso saber a idade delas?
LiaPandora Publicado: Outubro 28, 2020 Autor Publicado: Outubro 28, 2020 há 1 minuto, JVHiggs disse: Boa noite Há quanto tempo tem as Viúvas? Pode por acaso saber a idade delas? Boa noite JVHiggs, Duas delas tenho-as há quase 2 anos, e as outras duas (uma delas é esta que está doente) foram-me oferecidas, por isso não sei a idade delas mas sei que devem de ter à volta de 3 anos ou mais. Obrigada
Flaips Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 Já tem uma idadezinha pra tetras Mas eu princípio não será contagioso. Pode ser uma doença interna... 1
Alvaro Silva Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 Boas LiaPandora Quando se tem duvidas do que poça ser,eu faço logo uma TPA,depois vou vendo como as coisas correm. Tenta comprar eSHa 2000 e faz o tratamento como a bula diz,o remédio é este, Saudações 1
Flaips Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 É verdade, não há nada melhor do que esha 2000 kkkkk 1
LiaPandora Publicado: Outubro 28, 2020 Autor Publicado: Outubro 28, 2020 há 38 minutos, Alvaro Silva disse: Boas LiaPandora Quando se tem duvidas do que poça ser,eu faço logo uma TPA,depois vou vendo como as coisas correm. Tenta comprar eSHa 2000 e faz o tratamento como a bula diz,o remédio é este, Saudações Boa noite Álvaro, Já fiz um TPA, ando a fazer com mais regularidade desde que reparei que o tetra não anda bem, mas não tenho notado melhorias. Vou então tentar comprar esse remédio. O que é que acha que possa ser?
LiaPandora Publicado: Outubro 28, 2020 Autor Publicado: Outubro 28, 2020 há 53 minutos, Flaips disse: Mas eu princípio não será contagioso. Pode ser uma doença interna... Sim elas não são propriamente novas mas não sei se este problema tem a ver com a idade. Esperemos que tenha razão e que não seja contagioso...
Flaips Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 Penso que não sendo devido pode ser das duas uma: Ou uma doença que se chama Black spot ou então a velhice do peixe mesmo 1
Alvaro Silva Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 Boas LiaPandora Para te ser sincero eu acho também que tem a haver com a idade,mas qualquer das maneiras podes comprar o remédio e fazeres o tratamento. Não te esqueças que depois do tratamento ou fazes uma TPA bem grande para retirares o remédio,ou colocas carvão activado durante duas semanas no máximo,depois retiras o carvão e vai para o lixo. Saudações 2
Flaips Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 Já ouvi relatos de pessoas que tiveram esse problema, mas com kimguios. Não sei se terá alguma relação ou é a mesma doença... A doença penso que seja a Black spot ou doença das manchas pretas. 1
LiaPandora Publicado: Outubro 28, 2020 Autor Publicado: Outubro 28, 2020 há 17 minutos, Flaips disse: Penso que não sendo devido pode ser das duas uma: Ou uma doença que se chama Black spot ou então a velhice do peixe mesmo O Black Spot supostamente provoca manchas pequenas, não sei se será porque as manchas do meu tetra são bem grandes e alastraram-se... Se fôr da velhice fico mais descansada há 21 minutos, Alvaro Silva disse: Boas LiaPandora Para te ser sincero eu acho também que tem a haver com a idade,mas qualquer das maneiras podes comprar o remédio e fazeres o tratamento. Não te esqueças que depois do tratamento ou fazes uma TPA bem grande para retirares o remédio,ou colocas carvão activado durante duas semanas no máximo,depois retiras o carvão e vai para o lixo. Saudações Muito obrigada pelas dicas, Álvaro. Vou então tentar comprar o remédio e seguir o devido procedimento! Já vou dormir mais descansada ahah!
Flaips Publicado: Outubro 28, 2020 Publicado: Outubro 28, 2020 Então é da velhice de certeza. Há certos animais que sofrem esse tipo de problemas quando envelhecem. Por exemplo as aves perdem muitas penas quando ficam velhas e parecem às vezes depenadas. 1
LiaPandora Publicado: Outubro 28, 2020 Autor Publicado: Outubro 28, 2020 há 31 minutos, Flaips disse: Então é da velhice de certeza. Há certos animais que sofrem esse tipo de problemas quando envelhecem. Por exemplo as aves perdem muitas penas quando ficam velhas e parecem às vezes depenadas. Esperemos que sim, de qualquer das formas vou experimentar o remédio. Muito obrigada pela ajuda Flaips.
Recommended Posts