Recommended Posts

Publicado (editado)

O meu Tetra Viúva Negra começou a desenvolver uma espécie de mancha negra que se tem vindo a propagar e a intensificar por todo o corpo, incluindo num dos olhos, que está inchado e envolvido numa espécie de "fungo?" preto. Os olhos do peixe estão ligeiramente avermelhados, tem uma respiração ofegante, começou hoje a nadar à superfície, apareceu com as barbatanas roídas e não se alimenta desde hoje de manhã. O que poderá ser? Algum parasita, contaminação por amónia ou nitritos? É contagioso ou não? Já fui pesquisar na internet e nenhum diagnóstico bate certo com o que ele tem, pelo menos a meu ver. Gostava de ter mais ou menos uma ideia do que fazer. Se alguém me puder ajudar agradeço imenso!

Como ele estava há cerca de 3 semanas atrás:

2d95e269c8ef4624089ac37b53fad8792557edc9

Como está hoje:

6d4dab457a2381e38c5252973fff5765171b6b6c

59868461de5ba08444a2ee87825bfd5ba29f5b63

f5a5ae6a04db7f931dfe965e0784c987af37267d

Atualização: O Tetra Viúva Negra acabou por morrer. Obrigada a todos pela ajuda. 

Editado por LiaPandora
Publicado:

Em primeiro tenho te a dizer que pode ser por inúmeras razões, entre elas stress e doenças.

Para te ajudar preciso que me digas a litragem do aquário, se tem termostato ou não e se fazes testes ao ph, amónia , nitratos e nitritos.

Pode ser substrato sujo, insuficiência na filtração do aquário, excesso de comida no fundo do aquário etc.

Quantos tetra viúvas tens?

O peixe alimenta-se bem?

Cumps

• Votar + 1
Publicado:
Agora mesmo, Flaips disse:

Em primeiro tenho te a dizer que pode ser por inúmeras razões, entre elas stress e doenças.

Para te ajudar preciso que me digas a litragem do aquário, se tem termostato ou não e se fazes testes ao ph, amónia , nitratos e nitritos.

Pode ser substrato sujo, insuficiência na filtração do aquário, excesso de comida no fundo do aquário etc.

Quantos tetra viúvas tens?

O peixe alimenta-se bem?

Cumps

Olá Flaips,

O aquário é de 120 litros, tem termostato (26ºC), fiz ainda hoje um teste ao ph (7.1) e não faço testes de amónia, nitratos e nitritos.

Tenho 4 tetras viúvas

Ele alimentava-se bem até hoje, ainda não o vi comer.

Tenho medo que seja alguma doença contagiosa... Mas também tenho medo de o colocar num aquário hospital e que ele acabe por morrer. Não sei mesmo o que fazer.

Obrigada 

Publicado:

Boa noite

Há quanto tempo tem as Viúvas? Pode por acaso saber a idade delas?

Publicado:
há 1 minuto, JVHiggs disse:

Boa noite

Há quanto tempo tem as Viúvas? Pode por acaso saber a idade delas?

Boa noite JVHiggs,

Duas delas tenho-as há quase 2 anos, e as outras duas (uma delas é esta que está doente) foram-me oferecidas, por isso não sei a idade delas mas sei que devem de ter à volta de 3 anos ou mais.

Obrigada

Publicado:

Já tem uma idadezinha pra tetras

Mas eu princípio não será contagioso.

Pode ser uma doença interna...

• Votar + 1
Publicado:

Boas LiaPandora

Quando se tem duvidas do que poça ser,eu faço logo uma TPA,depois vou vendo como as coisas correm.

Tenta comprar eSHa 2000 e faz o tratamento como a bula diz,o remédio é este,13842-tratamento-desinfetante-para-peixes-esha-2000.jpg     

Saudações 

• Votar + 1
Publicado:

É verdade, não há nada melhor do que esha 2000 kkkkk

• Votar + 1
Publicado:
há 38 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas LiaPandora

Quando se tem duvidas do que poça ser,eu faço logo uma TPA,depois vou vendo como as coisas correm.

Tenta comprar eSHa 2000 e faz o tratamento como a bula diz,o remédio é este,13842-tratamento-desinfetante-para-peixes-esha-2000.jpg     

Saudações 

Boa noite Álvaro,

Já fiz um TPA, ando a fazer com mais regularidade desde que reparei que o tetra não anda bem, mas não tenho notado melhorias. Vou então tentar comprar esse remédio. O que é que acha que possa ser?

Publicado:
há 53 minutos, Flaips disse:

Mas eu princípio não será contagioso.

Pode ser uma doença interna...

Sim elas não são propriamente novas mas não sei se este problema tem a ver com a idade. 

Esperemos que tenha razão e que não seja contagioso... 

Publicado:

Penso que não sendo devido pode ser das duas uma:

Ou uma doença que se chama Black spot ou então a velhice do peixe mesmo

• Votar + 1
Publicado:

Boas LiaPandora

Para te ser sincero eu acho também que tem a haver com a idade,mas qualquer das maneiras podes comprar o remédio e fazeres o tratamento.

Não te esqueças que depois do tratamento ou fazes uma TPA bem grande para retirares o remédio,ou colocas carvão activado durante duas semanas no máximo,depois retiras o carvão e vai para o lixo.

Saudações  

• Votar + 2
Publicado:

Já ouvi relatos de pessoas que tiveram esse problema, mas com kimguios. Não sei se terá alguma relação ou é a mesma doença... 

A doença penso que seja a Black spot ou doença das manchas pretas. 

• Votar + 1
Publicado:
há 17 minutos, Flaips disse:

Penso que não sendo devido pode ser das duas uma:

Ou uma doença que se chama Black spot ou então a velhice do peixe mesmo

O Black Spot supostamente provoca manchas pequenas, não sei se será porque as manchas do meu tetra são bem grandes e alastraram-se...

Se fôr da velhice fico mais descansada

há 21 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas LiaPandora

Para te ser sincero eu acho também que tem a haver com a idade,mas qualquer das maneiras podes comprar o remédio e fazeres o tratamento.

Não te esqueças que depois do tratamento ou fazes uma TPA bem grande para retirares o remédio,ou colocas carvão activado durante duas semanas no máximo,depois retiras o carvão e vai para o lixo.

Saudações  

Muito obrigada pelas dicas, Álvaro. Vou então tentar comprar o remédio e seguir o devido procedimento! Já vou dormir mais descansada ahah!

Publicado:

Então é da velhice de certeza. 

Há certos animais que sofrem esse tipo de problemas quando envelhecem. Por exemplo as aves perdem muitas penas quando ficam velhas e parecem às vezes depenadas. 

• Votar + 1
Publicado:
há 31 minutos, Flaips disse:

Então é da velhice de certeza. 

Há certos animais que sofrem esse tipo de problemas quando envelhecem. Por exemplo as aves perdem muitas penas quando ficam velhas e parecem às vezes depenadas. 

Esperemos que sim, de qualquer das formas vou experimentar o remédio. Muito obrigada pela ajuda Flaips. 

Publicado:

De nada

Estou aqui para ajudar 🤘