Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia pessoal.

Recentemente montei um aquário de 240l, com:

- 25l de substrato JBL Manado (foi lavado com áqua quente e deixado a decantar em alguidares, de forma que as flutuantes joguei fora e apenas as que ficaram no fundo, coloquei no aquário),

- Pedras própria (não me recordo o nome, comprei numa loja em Coina, lavei e deixei de molho vários dias)

- Plantas de: Rotala Rotundifolia, Wendtii Green, Anubias Nana e alguns Monte Carlo para carpete

Tudo estava a crescer (excepção do monte carlo mas isso é para outro tópico) e a ficar bonitinho, e começei a recolocar os peixes pouco a pouco.

Primeiro pus as corydoras e as Helenas, 48h depois pus os Otocinclus, outras 48h pus os Escalares, e até ai estava tudo bem, após 48h pus o meu Plecostumus (+-30cm) e começou os problemas.

Ele sempre que se mexe revira-me o substrato do aquário, e agora descobriu que se abanar a cauda enquanto faz marcha atrás faz buracos no fundo do aquário, então eu tenho andado 2x por dia a arrumar o fundo do aquário que ele revira completamente.

Antes eu como tinha areâo e pedrinhas de fundo coloridas e plantas de plástico (tudo coisas falsas), ele não remexia em nada do fundo, mas agora que tenho tudo verdadeiro estou com este problema, nas fotos percebem o que me refiro.

Existe alguma coisa que possa fazer para esse substrato não se mexer tanto, de forma que fique com o fundo do aquário escuro e que as corydoras possam andar a cheirar na mesma sem se aleijar ?

Obrigado.

119782457-1697019077112933-4803483105983 119711292-842704476469327-72467917324082 119735206-360850195279897-39705687481139

Editado por johnnyboy75
erros de orotografia
Publicado:

Boas. Tens ai um animal jumbo. Não vaisconseguir manter um relevo no teu substrato sem que ele faça a "decoração" ao gosto dele.

Se queres plantar, eusugiro definires áreas, de preferencia cercadas por tras das pedras para plantar, e usar um areão mais grosso e pesado na frente, na maioria do hardscape para que possa ele nadar e cavar a vontade, vais sempre ter que andar a compor na mesma, mais talvez as plantas safem-se.

Publicado:

Boas johnnyboy

Esse Plecostomus já tem 30cm e vai crescer ainda mais,e não tens forma de ele deixar de fazer isso,ele vai continuar a destruir tudo por onde passa a quando tem aqueles arranques dele,e quanto mais velho pior,o melhor mesmo era ele ter um aquário só para ele.

Estive a ver as tuas fotos e vi que essas pedras que tens são calcarias,que ph é que tu tens?

Saudações 

Publicado: (editado)

Olá, tenho tido PH sempre a volta dos 6,5, como ainda estou a tentar deixar o aquário estável, tenho feito troca parcial de água todas as semanas, colocando o liquido para a água e o fertilizante liquido.

Já cheguei à conclusão que o monte carlo e qualquer outro tipo de carpete, para mim não irá dar no momento (falta de experiência e o Pleco não me ajuda, lol )

Tenho este Pleco à 7 anos, não tenho coragem de ficar sem ele,  tem um grande valor sentimental. (já vi alguns animais domésticos viverem menos tempo que este peixe ...)

Pesquisando no google, encontrei alguêm a queixar-se do mesmo substrato que utilizei (atenção, que gostei muito, sem o Pleco, aquilo era uma maravilha), e alguém lhe disse que mesmo que colocando um substrato mais pesado por cima, ia acontecer era com o tempo o pesado ir ao fundo e este voltar ao de cima, e os problemas continuarem.

Quando passei para plantado não estava à espera disto, ele parece que se quer esconder debaixo da areia, estou a pensar que talvez colocando mais Anubias e Wedtii talvez consiga evitar que esburaque tanto, desde que deixe alguns sítios livres para ele se encostar.

Eu não quero voltar aos plásticos e fundos falsos, dai estou com esperanças que alguém tenha uma sugestão, além da que foi dada para um 2º aquário. não vou descartar a hipótese, irei deixá-la para plano B, pois não estou a ver onde iria colocar um outro aquário.

EDIT:

Hoje acordei com isto:

119862981-333017247904268-20505307789042 119889593-1256740574675260-6349320550237

Será que existe algum substrato parecido com este mas mais pesado?

Editado por johnnyboy75